Cafarnaum - Terra Santa

 Cafarnaum – Terra Santa

cafarnaum

Na Galileia visitamos o Primado de Pedro, fazemos um passeio no mar da Galileia, Basílica da Anunciação, Igreja de São José e etc.

Hoje falaremos de Cafarnaum, uma pequena cidade onde Pedro morava.

Ao entrar em seus portões nos deparamos com a estátua de São Pedro, com os peixes em seus pés, as chaves e o cajado em suas mãos. Pedro nos recepciona, aquele que era pescador de homens se tornaria o primeiro Papa.

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mt 16,19

cafarnaum4

Com o cajado nas mãos Pedro se torna o pastor.

“Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.”

Em hebraico, Kephar Nachûm que quer dizer Aldeia de Naum este é o nome de uma cidade muito pequena que diante de estudos afirmam que teriam cerca de 1500 habitantes.

Por isso era considerada uma aldeia. Em Cafarnaum existe uma sinagoga, que foi construída no século IV, mas as suas bases são do século I da época de Jesus, 2 mil anos.

Há uma diferença, pois a construção das bases (séc I) são feitas com pedras escuras, e em cima com pedras claras. Toda a cidade foi destruída, conforme a citação bíblica. E em todo território da cidade de Cafarnaum vemos a base com pedras escuras.

Sinagoga é o local de culto da religião judaica, o seu nome é de origem grega e significa assembleia. Em hebraico, Sinagoga recebe o nome de Beit Knesst que quer dizer casa da assembleia.

cafarnaum3

Era nesta cidade que as pessoas viviam e onde Jesus realizava muitos milagres. Uma cidade muito estratégica de toda região, pois os mercadores eram obrigados a passar por ali. 

Muitos vinham de Genesaré, Corazim, Betsaida, Líbano, Síria, seja da região ou de outros países, as mercadorias passavam por ali, uma verdadeira alfandega.

Uma pessoa odiada, eram os fiscais corruptos que ficavam recolhendo os impostos. Nisso aparece a figura de Mateus.

Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. Mt 9,9

 

 

Confira nossa agenda e peregrine pela Terra Santa com a Obra de Maria!

Contatos:

☎ (12) 3186-2055
✉ peregrinacoes@cancaonova.com
📱 Whatsapp – Atendimento Expresso das 09 as 16:00 hrs 

Mais que viagens… encontros com Deus!