Como lidar com as angústias?

É estado de graça poder se deparar com as próprias angustias. A gente encontra graça quando fica angustiado, tenso ou triste porque existe uma graça própria para este momento, mas também o contrário, existe uma desgraça que nós podemos viver se tentarmos fugir das nossas questões.

O Senhor, Ele traz (permite) a nossa vida algumas angustias, algumas tristezas para nós nos depararmos com as nossas limitações e com isso dependermos mais d’Ele. Mas podemos cultivar e construir dentro de nós um certo sofrimento, certas tristezas, angustias,  certos movimentos de intolerância a nós mesmos, exatamente para cultivar em nós um gosto de estar mau, não porque é legal mas pelo o efeito que o mal pode trazer, porque até as coisas más tem algum beneficio.

Hoje a gente consegue identificar que tem gente que gosta de ficar depressivo, porque os outros vão lhe olhar, vão lhe tratar melhor, vão cuidar de você, vão dar o carinho que você não teve. Outros vão gostar de ficar doente porque vão receber uma atenção maior e melhor. É o cumulo do absurdo, mas existe, pois tem gente que cria doença para ser olhado, amado, para ter um tratamento diferenciado.

Nós temos esta estranha mania de criar coisas ou de ignorar aquilo que Deus dá. Porque tudo o que passa pelo coração e que vem de Deus traz bom fruto, tudo, tristeza, angustia, agitações traz bom fruto, só que fruto não é da noite para o dia, nem é no mesmo dia. Você vai guardar essa angústia, porque você precisa centrar as coisas. As nossas fugas é da angustia, a gente quer correr de ter que pensar a vida, de ter que amadurecer as coisas, de ter que organizar o nosso interior.

A graça está em você deixar gerar dentro de você o barulho, para deixar colher de Deus o fruto. Colher respostas fáceis não amadurece a sua fé. Resposta fácil não amadurece o coração, alivia a cabeça mas não amadurece coração. O que amadurece o seu coração é o caminho que você constrói  com a sua angústia para descobrir lá dentro o que Deus quer responder. O interessante que a resposta de Deus é silenciosa! Quando a gente descobre no silencio esta resposta de Deus o coração se enche de alegria, não é a cabeça. Quando a gente busca resposta em pessoas a cabeça alivia, mas não tira a angustia do coração, a gente só acumula  e guarda para a próxima crise que virá.

Padre Aluísio

Comunidade Canção Nova