Dom Henrique visita a Casa de Maria

Todos nós possuímos bens e riquezas, sejam elas materiais ou não. A questão é: estou disposto a deixá-las para seguir Jesus? Essa foi a mensagem que Dom Henrique Soares da Costa , bispo da diocese de Palmares-PE deixou aos discípulos e juniores da Comunidade Canção Nova, em visita à Casa de Queluz na noite desta sexta feira, 17 de Abril de 2015.

O capítulo 10 do Evangelho de São Marcos foi a passagem usada para a meditação: o rico que desistiu de seguir Jesus por conta dos seus bens. Na Lectio, Dom Henrique nos motivou a compreender que a angústia daquele homem é também nossa. “O que eu devo fazer para ter a vida eterna?” Ou seja, o que nós precisamos fazer para que as nossas vidas “tenham sabor de eternidade; não sejam apenas um rosário de dia sem sentido, que muitas vezes nos angustia, nos deprime”, comentou Dom Henrique.

A resposta de Jesus é simples e ao mesmo tempo dura. A citação dos mandamentos da 2ª tábua da Lei, referentes ao próximo revela que a verdade do nosso relacionamento com Deus só pode ser comprovada se vivermos o amor ao próximo. “Não há como amar a Deus, sem honrar à sua imagem (…) A tua relação com o próximo vai dizer da verdade da busca com Deus. Uma procura de Deus que não passe pelos outros, que despreze os outros é mentira”.

Para Dom Henrique, Jesus ainda vai além. Ele sai da lógica do fazer, já que o homem já seguia os mandamentos desde a juventude, para a lógica do ser. O caminho é semelhante para nós: abandonar tudo e, em seguida, seguir Jesus. “Não é largar tudo e partir, seguindo a si mesmo. É preciso seguir Jesus”. É questão de deixar-se a si mesmo, os próprios bens, as seguranças e os próprios dons que nos “garantam” a salvação e os méritos de Deus. Perderemos os prestígios, os amigos, as seguranças. Ele (Jesus) desmancha os castelos de areia que construímos. Só assim se pode olhar o céu novamente porque se está livre”.

O grande segredo, segundo o bispo, é fazer de Jesus o centro de nossas vidas. Dando tudo, se perde tudo, mas se ganha o Tudo. Citando o frei Inácio Larrañaga: “quem assume o seguimento de Jesus adquire três grandes privilégios: a onipotência sem poder, a embriaguez sem vinho e a vida sem fim”.

A colocação de Dom Henrique foi uma graça de Deus a nós; providencial. As palavras trazidas pela Lectio Divina de Marcos 10 nos faz refletir: Quais os projetos de riqueza que possuo? Quais são os bens que podem me afastar de Deus e tirar Jesus do centro do meu coração? E você? Quais são as suas riquezas?

O segredo é Deixar e somente em Deus serei livre para Amar!

Dom Henrique Visita Casa de Maria Dom Henrique Visita Casa de Maria