mar
02

O Senhor nos guia por caminhos seguros!

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, desta segunda-feira, dia 02 de março de 2015.

A Palavra meditada hoje está em Sabedoria 14,3-4:
“Mas é a tua Providência, ó Pai, que segura o leme, porque até no mar abriste caminho e uma rota seguríssima entre as ondas. Assim mostras que és poderoso para salvar de tudo, mesmo se alguém se meta no mar sem perícia”

02032015

A Providência Divina segura o leme da nossa vida, é o Senhor quem cuida de nós e nos mantém no rumo certo. Há momentos em que tudo parece perdido, mas tenhamos a certeza de que Deus está no comando.

Estar em pé em meio às dificuldades é graça de Deus. Se Ele não nos sustentasse, como estaria nossa vida? O Senhor é poderoso para nos salvar de todas as situações pelas quais passamos.

A tentação pode ser mais forte do que nós, porém Deus é maior do que ela. Se recorrermos ao Senhor, Ele lutará por nós. Mesmo que não tenhamos experiência nas situações pelas passamos, deixemos Deus nos guiar, porque Ele saberá qual caminho devemos percorrer. O Senhor nos abre o caminho, e mesmo em meio às ondas, Ele nos abre uma rota segura.

O Senhor nos livra de todos os perigos. Com Ele nunca estamos perdidos. Que essa certeza seja uma alegria para o nosso coração. A alegria é o primeiro sintoma para um coração forte e cheio de saúde.

Tenhamos fé na Divina Providência para sermos felizes, pois a felicidade está em Deus. Por mais entristecido que esteja nosso coração, acreditemos que com o Senhor e por meio d’Ele seremos felizes. Se a queda for grande, maior será a força do Espírito Santo para nos colocar em pé novamente.

Nada estraga tanto um coração do que querermos viver a nossa vida sem a presença do Criador para nos conduzir. Não temos o direito de ser infelizes, pois temos um Deus que é bondoso e sempre cuida de nós.

Confiemos em Sua bondade, confiemos em Sua divina providência. O Senhor está no leme do barco de nossa vida, conduzindo-nos por caminhos seguros. Ao colocarmos em Deus nossa confiança, Ele abre os nossos caminhos.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Ajude com que a evangelização chegue a muitos corações. Chegamos em março e contamos com sua fidelidade para que juntos celebremos os 100% pela evangelização.

contribuicaocn1

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/03/02/o-senhor-nos-guia-por-caminhos-seguros/

fev
28

"Hora da Família" e "Hora da Vida" estarão disponíveis em março

O material é para a Semana Nacional da Família – de 9 a 15 de agosto – e a Semana Nacional da Vida – de 1º a 7 de outubro, ambas neste ano

Da redação do CN Notícias, com CNBB

 

hora_da_familia_vidaOs subsídios “Hora da Família” e “Hora da Vida”, produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), estarão disponíveis para venda a partir da primeira quinzena de março.

O material tem a proposta de animar as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexão sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família. A vendas acontecerão pelo site da Pastoral Familiar: www.lojacnpf.org.br.

O “Hora da Família” e “Hora da Vida” estarão disponíveis simultaneamente. O objetivo é motivar as comunidades para celebrar intensamente, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, de 9 a 15 de agosto, e a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, que culminará com o Dia do Nascituro, dia 8.

Temáticas

A edição 2015 do “Hora da Família” está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá no mês de setembro, na Filadélfia. Propõe para reflexão “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva” e traz na capa do subsídio uma imagem do Papa Francisco rodeado de crianças alegres com balões, celebrando a família.

O “Hora da Vida” traz como tema de reflexão “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”, propondo sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II.

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/28/hora-da-familia-e-hora-da-vida-estarao-disponiveis-em-marco/

fev
27

Papa reza por cristãos perseguidos na Síria, Iraque e no mundo

Em Missa celebrada em Ariccia, no fim do retiro quaresmal, Francisco colocou como intenção os cristãos perseguidos em todo o mundo

Da Redação, com informações da Rádio Vaticano

Uma oração pelos cristãos perseguidos na Síria, no Iraque e no mundo. Com esta intenção, o Papa Francisco celebrou a Missa em Ariccia, cidade italiana, na conclusão do retiro quaresmal, nesta sexta-feira, 27.

O drama dos cristãos brutalizados e mortos, sobretudo na faixa sírio-iraquiana, é um peso no coração de Francisco, que quis recordar todos eles na celebração desta manhã. Por diversas vezes em seu pontificado, Francisco lançou apelos de paz para a região.

Os conflitos no Oriente Médio, em especial os que ocorrem recentemente na Síria e no Iraque, são acompanhados constantemente pelo Santo Padre. Nessa semana de retiro, mesmo estando fora do Vaticano, o Santo Padre acompanhou com preocupação a situação na Síria, agravada a cada dia com o avanço de jihadistas do Estado Islâmico. Além disso, o povo sofre ainda com conflitos civis.

Saiba mais
.: Cristãos no Oriente Médio estão em alerta contra o EI
.: Estado Islâmico sequestra 90 cristãos na Síria

Segundo o núncio apostólico na Síria, Dom Mario Zenari, o Papa está atento ao sofrimento desse povo. “Ele é continuamente informado e a sua oração está sempre em sintonia com o sofrimento deste povo e dos cristãos, em particular”, afirmou Dom Zenari.

Leia também
.: Núncio na Síria comenta situação no país; Papa reza pelo povo

A Missa de hoje concluiu os exercícios espirituais que começaram no domingo, 22, para o Papa e a Cúria Romana. As meditações desse ano colocaram em evidência o profeta Elias. O pregador do retiro, padre carmelita Bruno Secondin, explicou o porquê da escolha:

“Elias é um profeta que caminha, que vive a sua missão nas fronteiras. Move-se para o Sinai, depois vai ao Líbano. Então, é um profeta em caminho. Parecia-me muito adequado justamente para este momento e este pontificado: a figura de um profeta – que depois é o grande entre os profetas – que, porém, vive a sua missão enfrentando aqui e ali, de improviso, uma experiência de Deus, de chamado à aliança, à fidelidade. Então me pareceu uma figura muito interessante”.

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/27/papa-reza-por-cristaos-perseguidos-na-siria-iraque-e-no-mundo/

fev
26

Entrevista com Silvonei José sobre o Grupo extremista Estado Islâmico

No programa Tarde Especial (18.02.15) Ronaldo da Silva conversou com Silvonei José, repórter da Rádio Vaticano, sobre o Grupo extremista Estado Islâmico.  Acompanhe a entrevista na íntegra e entenda como age e quais os perigos de suas ações nos tempos de hoje.

PGM - Tarde Especial (18.02.15) Entrevista com Silvonei José sobre Estado Islâmico by Radiocndf on Mixcloud

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/26/entrevista-com-silvonei-jose-sobre-o-grupo-extremista-estado-islamico/

fev
25

Você sabe rezar?!

Você sai de uma oração do mesmo jeito como entrou? Pronuncia algumas palavras decoradas, mas nem sabe direito o que está dizendo? Acredita que uma oração eficaz precisa de “arrepios”? Neste vídeo, Padre Paulo Ricardo ensina, a partir do ensinamento dos santos, o que é a oração, e explica, passo a passo, o caminho que conduz ao encontro com Deus. Descubra como rezar para valer e comece uma vida de verdadeira intimidade com o Senhor.

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/25/voce-sabe-rezar/

fev
24

15 conselhos do Papa Francisco para esta Quaresma!

São 15 conselhos muito simples e concretos que Francisco oferece para esta Quaresma e que ajudarão você a vivê-la melhor:

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????1. Sorrir. Um cristão é sempre alegre;
2. Agradecer (mesmo se não “precisar” fazê-lo);
3. Lembrar aos outros que você os ama;
4. Cumprimentar com alegria essas pessoas que você vê todos os dias;
5. Ouvir a história do outro sem preconceito, com amor;
6. Parar e ajudar quando alguém precisar;
7. Incentivar quem está desanimado;
8. Alegrar-se pelas qualidades ou realizações dos outros;
9. Juntar as coisas que você não vai mais usar e dar a quem precisa;
10. Ajudar quando necessário para que o outro descanse;
11. Corrigir com amor e não calar por medo;
12. Cuidar com carinho especial dos que estão perto de você;
13. Limpar o que usa em casa;
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos;
15. Ligar para os pais, falar mais com eles.

Com orações,
Ricardo Sá

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/24/15-conselhos-do-papa-francisco-para-esta-quaresma/

fev
19

Agenda de Eventos da Canção Nova em Brasília

Você de Brasília e região estão convidados a participar conosco dos nossos eventos deste ano! Anote aí as atividades do primeiro semestre!

agenda2015ok

Esperamos por você!

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/19/agenda-de-eventos-da-cancao-nova-em-brasilia/

fev
19

No ciclo de catequeses sobre família, Papa fala dos irmãos

Francisco se concentrou hoje na relação entre irmãos, uma experiência insubstituível e que, em Jesus, superou toda diferença

Jéssica Marçal, da Redação do CN Notícias

irmaos1A relação entre irmãos na família foi o tema da catequese do Papa Francisco desta quarta-feira, 18, na Praça São Pedro. O Pontífice qualificou essa relação como uma experiência forte e insubstituível, algo que deve ser cultivado e colocado no centro da sociedade.

Entre irmãos se aprende a convivência humana; é a família que introduz a fraternidade no mundo, disse o Papa. E isso resplandece de modo especial quando se nota a paciência e o afeto que circunda o irmão ou a irmã mais frágil.

Acesse
.: Íntegra da catequese do Papa

Francisco destacou ainda que a relação entre irmãos é uma experiência forte e insubstituível e assim também é a fraternidade cristã, que prevê esse cuidado para com o irmão.

“Irmão” e “irmã” são palavras muito amados no cristianismo, considerou o Santo Padre, destacando que a ligação fraterna tem lugar especial na história do povo de Deus. Ele recordou que Jesus levou à plenitude essa experiência humana de ser irmão, indo além de relações de parentesco e superando toda diferença.

“Quando a ligação fraterna se desfaz abre caminho a experiências dolorosas, de conflito, de ódio”, disse Francisco citando como exemplo a passagem bíblica que fala de Caim e Abel. Ainda hoje, segundo o Papa, há famílias cujos irmãos brigam por coisas pequenas, por herança e isso é ruim.

“A fraternidade é uma coisa grande, pensem que todos os irmãos moraram no ventre da mesma mãe durante 9 meses, vêm da carne da mãe e não se pode romper a fraternidade”.

O Santo Padre rezou por todas as famílias que sofrem com brigas entre irmãos, pedindo a ajuda de Deus para que possam reconstituir a relação entre eles, pois a fraternidade não deve ser rompida.

Antes de concluir a catequese, o Papa pediu um minuto de silêncio para que cada um pensasse em seu irmão e rezasse por ele. Com esta oração, segundo Francisco, eles puderam receber a bençao.

Mais catequeses sobre família
.: Filhos são alegria da família e da sociedade, diz Papa 
.: Papa explica a importância do pai na família 
.: Papa alerta sobre a realidade da ausência paterna 
.: Na catequese, Papa destaca o papel das mães na família
.: Acolher Jesus na família, pede Papa na catequese
.: Papa inicia ciclo de catequeses sobre família falando do Sínodo

 

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/19/no-ciclo-de-catequeses-sobre-familia-papa-fala-dos-irmaos/

fev
18

Um convite na Quarta-feira de Cinzas

Entramos no tempo da Quaresma, período que antecede a Semana Santa

cinzasOcasião de nos preparemos para a maior de todas as celebrações da Igreja: a Ressurreição de Cristo, nossa Páscoa. E este tempo de preparação se inicia hoje, na Quarta-feira de Cinzas. Na celebração deste dia, cinzas são colocadas na nossa cabeça ou na testa para que nos lembremos de onde viemos e para onde vamos: “Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó” (Sl 102,14).

Este é um tempo favorável a nós. Mas para que possamos ressuscitar com Cristo, talvez seja necessário mudarmos a direção da nossa vida. Por isso, no momento em que recebemos as cinzas, ouvimos o seguinte versículo bíblico: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Mc 1,15). Mas vamos antes entender onde está situado este importante alerta de conversão.

No Evangelho de São Marcos, esse trecho está no capítulo 1 (um). O livro tem uma abertura, na qual apresenta o objetivo principal do Evangelho: a afirmação de que Jesus é o Filho de Deus (1,1). Segue com a apresentação de João Batista (1,2-8). No versículo 9, Cristo aparece pela primeira vez no Evangelho para ser batizado por João (1,9-11). Por fim, Ele passa 40 dias no deserto onde é tentando pelo demônio (1,12-13).

No Evangelho de São Marcos, todas estas passagens são apresentadas sem que se ouça a voz de Jesus. Todos os diálogos d’Ele, nestas cenas que conhecemos de outros Evangelhos, São Marcos suprime. A primeira fala de Jesus colocada por esse evangelista é a primeira pregação feita pelo Mestre, e é sobre conversão: Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

Essa primeira fala de Jesus, no Evangelho de São Marcos, pode ser divida em três partes:

1) Cumpriu-se o tempo – a espera das promessas do Antigo Testamento relacionadas à vinda do salvador acabou, pois Ele está no meio de nós.

2) O Reino de Deus está próximo – Este reino é o próprio Jesus. Ele que vem ao encontro de cada um de nós.

3) Convertei-vos e crede no Evangelho – mas para que nós experimentemos essa presença real de Jesus, para que vivamos o seu reino é preciso conversão.

E converter significa mudar de caminho. É necessário assumir o caminho proposto no Evangelho, que é o próprio Cristo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Cf. Jo,14,6).

Assim começamos a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas, ouvindo, segundo o Evangelho de Marcos, a primeira pregação de Jesus, um convite à conversão. Um convite para que, nestes quarenta dias, possamos refletir por quais caminhos temos andado. Um convite para conhecermos e seguirmos pelo caminho que é o próprio Cristo. Um convite para, no caminho que é Cristo, encontrarmos uma vida nova, a ressurreição.

Denis Duarte

Denis Duarte é especialista em Bíblia e Cientista da Religião. Professor da Faculdade Canção Nova e do Instituto de Teologia Bento XVI. www.denisduarte.com Twitter: @denisduartecom Autor do livro Entenda os textos da Bíblia

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/18/um-convite-na-quarta-feira-de-cinzas/

fev
12

Tarde Especial: entrevista com Padre Paulo Ricardo

No programa Tarde Especial de segunda-feira (09/02), Ronaldo da Silva entrevistou Padre Paulo Ricardo para comentar sobre o livro “50 tons de cinza” e as consequências desta literatura na sociedade de hoje, acompanhe novamente a entrevista na íntegra.

09.02.15 - ENTREVISTA DE RONALDO COM PE PAULO RICARDO NO TARDE ESPECIAL '50 TONS DE CINZA' by Radiocndf on Mixcloud

Link permanente para este artigo: http://blog.cancaonova.com/radiodf/2015/02/12/tarde-especial-entrevista-com-padre-paulo-ricardo/

Posts mais antigos «