Após a morte, Jesus ressuscita no seu coração

O Tríduo Pascal teve início ontem, dia 5, com a celebração da Quinta-feira Santa, momento em que os fiéis recordaram a instituição da Eucaristia. As pessoas que acompanharam a Missa de Lava-pés puderam perceber que a celebração é encerrada sem a bênção final, os cânticos ou qualquer demonstração de alegria; como um sinal de luto, o altar é desnudo.

Segundo o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Sóstenes Vieira, o Tríduo Pascal é uma grande celebração que têm início na quinta-feira e se estende até o Sábado Santo. Por isso, a celebração de ontem terminou com aquele silêncio, sentimento de vazio que nos leva a experimentar o sofrimento pelo qual Jesus passou na cruz.

“A Sexta-feira Santa é uma celebração de muita dor, porque nos foi tirado o Cristo. É um dia para que nós cristãos pensemos como é difícil a vida sem Jesus. Um momento de pararmos e pensarmos, pois foi por nós que o Senhor sentiu essa dor”, explicou o sacerdote.

Durante toda a Sexta-feira Santa, os fiéis recordam a Paixão e Morte de Jesus Cristo na cruz, portanto, hoje, é proibido celebrar a Eucaristia, apenas as orações que fazem parte da liturgia das horas. Neste dia, também não é permitido celebrar qualquer outro sacramento, exceto a confissão e o ritual de exéquias, mas sem a Missa de corpo presente.

A liturgia normal é retomada no Sábado Santo, também conhecido por Sábado de Aleluia, é quando os católicos celebram a Vigília Pascal.

“A Vigília Pascal é a grande celebração. Neste dia, celebramos a história da nossa salvação, o plano divino de Deus em relação a cada um de nós”, destacou padre Sóstenes.

Essa bonita celebração do Sábado da Aleluia é dividida em quatro momentos significativos: a bênção do fogo novo, a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística. Para o sacerdote, o momento mais esperado da Vigília Pascal acontece após a última leitura do Antigo Testamento, quando o canto do glória é aclamado simbolizando a Ressurreição do Senhor.

“Vamos cantar o glória e recolocar a toalha dizendo “o Senhor voltou, Ele ressuscitou!”, disse padre Sóstenes.

No Domingo da Ressurreição, que Jesus Cristo possa ressuscitar no seu coração dia após dia.

Ouça, na íntegra, o Podcast da Redação, desta semana, com padre Sóstenes Vieira.

Comments

comments