CELAM 2007 marca os 20 anos da Canção Nova na internet

Bento XVI

Bento XVI – Foto: Arquivo CN

Confira como foi a cobertura do CELAM 2007 e descubra por que o evento marcou os 20 anos da Canção Nova na internet

Letícia Barbosa
Da redação

Com uma equipe de seis produtores de conteúdo e dois fotógrafos, o Portal Canção Nova marcou presença na cobertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que ocorreu na cidade de Aparecida (SP) no ano de 2007.

O encontro tinha como objetivo auxiliar os fiéis cristãos a viverem a fé com alegria e coerência, sendo conscientes de que são discípulos e missionários de Cristo, enviados por Ele para anunciar ao mundo e dar testemunho do amor.

A conferência foi importante não só para a Igreja, pois dele resultou o Documento de Aparecida, mas também para o Portal Canção Nova, marcando a história das coberturas realizadas pelo website. Willieny Casagrande, uma das produtoras de conteúdo na época, explica os motivos que tornaram esse encontro importante.

“Primeiro, por ser um evento que contou com a participação de um Papa, na época, Bento XVI, o qual abriu a reunião. Segundo, porque, pela primeira vez, cobríamos um  evento desse porte. Trabalhamos muito, pois foi uma sequência de cobertura: CNBB, visita do Papa a São Paulo e 15 dias do CELAM em Aparecida (SP). Mas valeu a pena pela experiência e o crescimento tanto do Portal como dos produtores”, disse a missionária.

Reveja as coberturas
.:CNBB saúda nova Presidência do CELAM
.:Documento de Aparecida é um sopro novo para a Igreja
.:Presidência do Celam estreita relações com a Santa Sé

Para produzir as matérias, os produtores de conteúdo coletavam informações nas coletivas de imprensa e por meio de entrevistas individuais com os participantes. Para que o conteúdo fosse propagado pela rede mundial de computadores, algumas dificuldades tiveram que ser superadas, como o domínio da língua espanhola, já que nem todos os produtores falavam esse idioma. O pequeno número da equipe e a grande demanda de assuntos também foi um fator enfrentado pelos repórteres.

Desse encontro resultou-se o documento de Aparecida, utilizado no decorrer do Pontificado de Bento XVI e também citado em muitos discursos de Papa Francisco.

“O documento agrega aspectos positivos para a Igreja, é algo vivo que ainda está em desenvolvimento, pois ele estimula a conversão pastoral, a renovação das comunidades eclesiais para reanimar os batizados a seguirem a Cristo, fazer dos fiéis discípulos missionários”, finalizou Willieny .

A cobertura do CELAM foi uma das muitas que marcaram os 20 anos de presença da Canção Nova na Internet.

Comments

comments