Papa Francisco permite sacerdotes absolverem pecado do aborto

Francisco pede aos fiéis que rezem, pois, no Ano da Misericórdia será possível obter indulgências

Por Tiba Camargos

A grande repercussão da carta do Papa Francisco divulgada ontem, 1º de setembro, por ocasião do ano da misericórdia, demonstrou mais uma vez, que o Papa tem levada à sério a garantia de Cristo: “Tudo o que ligares na terra será ligado no céu” Mt 18, 18ª.

Com um gesto típico da ousadia de quem conhece o que se passa no coração do Pai, o Papa, por ocasião do ano jubilar, concedeu a todos os sacerdotes do mundo a permissão de, no ano da misericórdia, absolver também os pecados de aborto, que segundo o direito canônico, só pode ser concedida por um bispo ou sacerdotes facultados por ele.

.: Íntegra: carta do Papa Francisco sobre o Jubileu da Misericórdia
.: Saiba quais indulgências serão concedidas no Ano da Misericórdia
.: Todas as notícias sobre o Jubilo da Misericórdia

papa_francisco_concede_absolvicao_do_pecado_do_aborto

Devemos valorizar a vida! Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O que disse Papa Francisco:

O Papa não ameniza a gravidade do aborto e diz na carta que “o drama do aborto é vivido por alguns com uma consciência superficial, quase sem se dar conta do gravíssimo mal que um gesto semelhante comporta. E acrescenta que “o perdão de Deus não pode ser negado a quem quer que esteja arrependido, sobretudo, quando com coração sincero se aproxima do Sacramento da Confissão para obter a reconciliação com o Pai.”

Na carta, o Papa é claro e vai direto ao ponto: “decidi conceder a todos os sacerdotes para o Ano Jubilar a faculdade de absolver do pecado de aborto quantos o cometeram e, arrependidos de coração, pedirem que lhes seja perdoado. Os sacerdotes se preparem para esta grande tarefa sabendo conjugar palavras de acolhimento genuíno com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido, e indicar um percurso de conversão autêntica para conseguir entender o verdadeiro e generoso perdão do Pai, que tudo renova com a sua presença.”

.: Fiz um aborto, e agora?
.: Testemunho: jovem violentada decide pela vida
.: As consequências do aborto
.: Assista: o testemunho da cantora Elba Ramalho sobre o aborto

O Pontífice demonstra perceber, claramente, que o aborto é uma violência, não só contra a criança no ventre, que é morta de forma cruel, mas também uma violência contra a própria mãe que sofre, pelo resto de sua vida, as terríveis consequências físicas, emocionais e espirituais de um aborto cometido.

O Papa alarga assim a visão de muitos quanto à infinita misericórdia de Deus por nós, ao mesmo tempo em que usa, com ousada filiação, a condição de legítimo representante de Cristo sobre a Terra!

Quando começa o “Ano da Misericórdia”?

O ano da misericórdia, começará no dia 08 de Dezembro de 2015, com a solenidade da Imaculada Conceição e terminará no dia 09 de Novembro de 2016, com a solenidade de Cristo Rei.

Prepare-se para se lançar nos braços do Pai.

Comments

comments