Quarta-feira de Cinzas

cinzas.jpg

A quarta-feira de cinzas na Igreja é um momento especial porque ela nos introduz precisamente no mistério quaresmal.

Uma das frases na imposição das cinzas serve de lembrete para nós: ‘Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.’ A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

A quarta-feira de cinzas leva-nos a visualizar a quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia da quarta-feira de cinzas mostra-nos a esmola, a oração e o jejum, dando-nos o princípio da quaresma, jejum, oração e esmola.

A própria quarta-feira de cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).

A quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? – mesma pergunta de Francisco diante do crucifixo – mas geralmente, a minha penitência é algo que eu gosto muito, oferto aquilo que eu gosto para Deus, neste tempo quaresmal.

Você que fuma, por exemplo, deixe de fumar na quaresma, e tenho certeza que após a quaresma Deus o libertará do vício do cigarro. Você que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus te leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo tão abstrato que não vai levar a nada. Faça penitência de novela, você que assiste. Tem que ser algo que leve a conversão.

O Espírito Santo te levará a penitência que você precisa fazer nesta quaresma.

Padre Roger Luis
Comunidade Canção Nova

Somos da Comunidade Canção Nova, uma comunidade de amor e adoração, nossa missão é evangelizar pelos meios de comunicação social. A partir de uma Revolução de Jesus na nossa vida, queremos levar esta revolução a todos os jovens.Somos consagrados a Deus para evangelizar, Formar Homens novos para um mundo novo. Somos Revolução Jesus.

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

4 Responses to “Quarta-feira de Cinzas”

  1. Marina disse:

    É isso ae! Tempo de recomeçar… quarta feira de cinzas ou quaresma… um novo tempo se inicia… um tempo onde provamos a nós mesmo que somos capazes de deixar nosso vícios de lado por um Deus que faz o impossivel para nós…

    Amo vocês!!!

    Beijks
    Mari

  2. RITA DE CASSIA DE LIMA RENJIFFO disse:

    Tambem vejo na quata-feira de cinzas a reflexao de onde viemos do pó e a ele voltaremos. Estou certa em pensar assim, Pe. Roger?

    Aproveitando, por favor, nas missas de quarta-feira, que estamos em campanha por 7 semanas, coloque nas orações as crianças com PARALISIA CEREBRAL, em especial meu filho MATHEUS DE LIMA RENJIFFO, de 2 anos.
    Deus o abençoe.
    Rita Renjiffo

  3. NESTE TEMPO DA QUARESMA TENHO UMA NOVA VISÃO SOBRE TUDO APRENDI A ENFRENTAR OS PROBLEMAS E VENCER AS TENTAÇÕES. E COLOCAR NOS OLHOS DO CORAÇAO OS OCULOS DA FÉ.

    A CONVERSÃO É TAREFA DE CADA DIA O SOL RECOMEÇA TODOS OS DIAS SUA CAMINHADA NÓS TAMBÉM.

    PAZ EM SEUS CORAÇÕES.

  4. André Souza disse:

    Tempo propicio a uma virada radical, a quarta feira de cinzas nos faz entender o que somos diante da grandeza de nosso Deus, somos pó… Porém pedimos que Jesus sopre sobre nós um vento impetuoso e nos leve ao céu… Pois quando entendemos que somos como as cinzas, sobre o vento forte do Espírito subimos ao encontro de nosso Deus livre de todo pecado.

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory