o que é CASTIDADE?

coracaoalto.jpg

Por: Diana García e Rosario Alfaro Martínez

Talvez algumas das perguntas mais frequentes entre os jovens sejam: Por que temos de esperar? O que é a castidade? Atualmente, poderíamos pensar que ninguém mais a vive e muito menos a promove.

A CASTIDADE consiste no domínio de si, na capacidade de orientar o instinto sexual ao serviço do amor e de integrá-lo ao desenvolvimento da pessoa.

A Igreja nos diz em “Orientações educativas sobre o amor humano”:

“A castidade é exatamente essa virtude do controle, governo, domínio, essa ginástica do coração que mantém em forma a dimensão sexual da pessoa e sua possibilidade de um amor maior”.

É a melhor forma de compreender e, sobretudo, de valorizar o amor. Não é uma negação da sexualidade, mas a melhor das preparações para a vida conjugal.

A Castidade é a virtude que nos ajuda a nos conhecer, a poder amar de verdade aos demais e nos sentir amados por eles. Viver a castidade não significa:

• Não sentir atração pelo sexo oposto

• Não ter sentimentos de atração por seu namorado ou por sua namorada

• Não ter maus pensamentos, mas freá-los no momento em que nos conscientizamos deles.

• Não ter impulsos sexuais

Tudo isto pode existir em nós, mas o importante é que aprendamos a nos controlar e tomemos as rédeas de nosso próprio corpo. Temos de dizer, no entanto, que não é a virtude mais importante da vida cristã, a virtude mais importante é o AMOR ou a CARIDADE, mas a castidade é, por assim dizer, filha desta virtude, está subordinada a ela, não se trata de agüentar-se e, sim, de se reservar para se entregar, nisso consiste a castidade.

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

19 Responses to “o que é CASTIDADE?”

  1. odete disse:

    Está é a área da minha vida que jesus precisa revolucionar.
    Viver a castisdade está sendo para mim um grande desafio. Não é fácil, estou tentando e já cai nela muitas vezes e creio que é necessário levantar e continuar lutando um dia irmão vou poder dizer que consegui com a ajuda Dele é claro, pois, sozinha sei que sou fraca e com jesus sou capaz de vencer a mim mesma. a minha própria vontade.
    Assim tá rolando comigo!
    A paz de cristo e oamor de maria para todos.

  2. Marina disse:

    É isso ae! castidade é mto mais do que NÃO FAZER SEXO! Mas sim controlar seu corpo! Afinal nós controlamos nossos desejos ou nossos desejos nos controlam….

    Peço que rezem por mim, pela minha sexualidade e pela minha saúde que anda muito debilitada nesses ultimos dias!

    Obrigada!

    Sem mais
    Marina

  3. Paloma Guimarães disse:

    Mudei minha forma de pensar a respeito da Castidade. Na verdade o mundo nos mostra o contrário “pra que esperar?”, quando na verdade Deus nos diz que há um tempo para tudo.
    A espera e o controle não querem dizer que vamos para de sentir, mais sim controlar esse sentir pelo outro.
    Que Jesus Revolução, revolucione essa área da nossa vida!
    Beijos, muito boa a matéria.

  4. regina disse:

    e muito dificil pra mim e pro meu namorado mais em jesus tudo e possivel!! e lutar a cada dia!e decisao!!!!!!!!!!!

  5. Davisson disse:

    Pra mim a castidade, é uma das maiores virtudes do Cristão, todos os Cristãos devem viver a castidade, pois ela dá muitos frutos espírituais, uma pessoa que não quer saber da castidade está entregue-se totalmente a uma vida carnal, e nós já sabemos onde a vida carnal nos leva, ao fundo do poço! ! Sendo uma sexualidade sem-limite, ou sendo uma gula sem limites também.
    Tudo que é carnal em nós, devemos sempre tomarmos muitos cuidados com isso, a castidade é a melhor forma de se viver o Cristianismo! ! Claro Deus nos fez carne também, e nos fez sermos atraídos o homem a mulher.
    E a mulher ao homem, para nós bem usarmos isso! ! e hoje em dia está bem claro, que as pessoas não vivem mais a castidade como antigamente, e o resultado é isto, filhos e filhas, sem pais, ou sem-mães, ou sem os dois, é o resultado da falta da castidade, pra mim o Cristão que não vive a castidade não é Cristão, ou vive o Cristianismo dele pela metade! !

  6. gabriela santiago disse:

    viver a castidade é um virtudes para mim, pois Deus mim da a graças de vive a cada dia.

  7. Silvia Osório disse:

    Eu mudei o meu jeito de pensar, pois acho que a castidade significa amar DEUS sobre todas as coisas, pois quem tem fé e confia NELE, sabe os seus limites e assim ama a si, respeitando seu corpo e espirito.
    Um casal que vive a castidade respeita um ao outro e vive o verdadeiro cristianismo. Quem ama respeita!
    PARABÉNS PELO TEMA ESCOLHIDO! É BOM D+ ASSISTIR A CANÇÃO NOVA

  8. Caroline disse:

    A castidade eh muito mais do que não fazer sexo,isso não significa nada,a castidade significa PUREZA de coração,e pureza de corpo,não eh apenas se privar de algo ,mas sim ser puro,e principalmente ser puro por amor ao Senhor,por amar Jesus,por ter fé em Deus, a castidade não eh apenas um mandamento,e sim uma prova de amor,a Deus e tbm ao seu cônjuge,quem ama de verdade espera no Senhor!!

  9. Jaérica disse:

    Super interessante, e muito importante para os jovens!!!!

    Continuem assim!!!
    Abraços a todos…

  10. jefferson disse:

    A castidade é uma coisa q o Senhor tem q mudar e mt em minha vida, esta sendo mt dificil principalmente para o garoto viver essa virtude. O garoto que não concorda em ter relações sexuais com a garota sempre vai ser descriminado, zuado. Peço muita força a Deus para resistir, pois só o Senhor vai poder mudar essa minha história.

    Confio Nele e sei q Ele vai me ajudar….

  11. Newton Hermógenes disse:

    Caros irmãos,

    A Igreja precisa muito de líderes capazes de orientar nossos adolescentes ou jovens a respeito da castidade. Também os pais precisam ser capacitados para tratar do assunto com os seus filhos, muitos pais têm medo de tratar do assunto por não conhecer bem a doutrina da Igreja e os ensinamentos contidos na Bíblia. Precisamos acordar para esta realidade, nos prepararmos e fortalecer a Igreja, e o caminho é da capacitação através do evangelho, precisamos ser corajosos para enfrentar a mídia atual que tem levado muitos jovens a se perderem no pecado contra a castidade e o resultado tem sido arrasador.

    Ainda há tempo, se este assunto for abordado com mais clareza dentro da igreja, na catequese, nos grupos de adolescentes e jovens, nas pastorais familiares, nos principais meios de comunicação católicos. Tá ai gente, ferramentas é que não nos faltam.

    Um abraço a todos! Fiquem na Paz!

    Newton

  12. Aliny disse:

    Por ter sido criada e ainda sou, em uma familia muito catolica, meus pais sempre me ensinaram a respeitar meu corpo a ama-lo !pois no corpo é o templo do espirito santo”
    por isso sempre tive em mente a castidade, fui muito tentada quando estava namorando mais DEUS é maior que tudo na minha vida e me deu forças para vencer mais essa, tanto que meu namoro só não deu certo porque o rapaz vivia uma vida com a sexualidade desordenada, e eu não aceitei ter esse tipo de relação com ele, graças a DEUS! UFA!
    o SEXO foi criado por DEUS para DUAS PESSOAS QUE SE AMAM VERDADEIRAMENTE, o que não acontecesse hoje em dia, quando eu “AMAR” DE VERDADE vou sentir que esse é o homem mandado por DEUS para mim, porque o senhor esta me preparando um homem dele, para permanecer junto a mim por toda a vida até lá a CASTIDADE vai permanecer em minha vida!
    HÁ TODOS NÓS JOVENS:
    FORÇA! DEUS É MAIOR QUE TUDO, DO QUE TODAS AS TENTAÇOES CARNAIS, NÓS IREMOS VENCER MAIS ESSA EM CRISTO JESUS!
    E MESMO QUE VOCÊ CAIA NESSA… DEUS TE AMA TE QUALQUER JEITO!

    VIVA REVOLUÇÃO JESUS…!!!!

  13. Andréia de Assis Lima disse:

    MEU NOME É ANDRÉIA, TENHO 22 ANOS.

    ESPERA NO SENHOR!

    DEUS NÃO DEMORA, DEUS CAPRICHA!

    Eu tenho vivido a castidade e peço muito a Deus forças para continuar vivendo.
    O testemunho da Eliane Ribeiro e sua musica “Espera no Senhor” Tem me alimentado e sustentado muito. foi aparti do seu testemunho que eu decidi radicalmente a esperar em Deus e ter um namoro cristão.
    Tenho lido muito sobre namoro, ficar, sexo, castidade e muito outros assuntos.
    Pois vejo que é o que mais faz perder o jovem.
    Hoje estou noiva, e com essa pessoa estou 1 ano e 7 meses, nunca tivemos relações sexuais, por mais que eu não seja virgem, sinto a dificuldade de viver a castidade.
    Renunciamos muitas coisas, principalmente o sexo, é claro, e o beijo de língua e de selinho, pois vemos que com esses dois tipos de beijos nos ascendia muito, então optamos por ficar sem beijos por temos indeterminado se possível até o casamento.
    Estamos namorando como nos tempos de antigamente, de mãos dadas, abraço não apertados e beijo no rosto.
    Saimos com os amigos, mas tbm temos nosso momento particulares de conversa as sós, sem beijos.
    Está sendo uma experiência maravilhosa, da qual, depois de entrar para Deus, eu sempre sonhei para mim e creio que Deus tbm sonhou…
    Agradeço a Deus pela pessoa maravilhosa que colocou na minha vida, pois se eu tivesse sozinha não conseguiria viver a castidade, ele me ajuda bastante e Deus está nos abençoando por essa atitude.
    Para viver a castidade, 1ª é preciso querer, 2ª pedir a Deus uma pessoa que te ajude a vive-la, 3ª não ter medo de terminar o namoro se por acaso ele não queira viver A CASTIDADE, 4ª se encontrou renuncie a si mesmo para fazer de seu namoro um testemunho para outros jovens, 5ª procurar se preencher de Deus para ele quebrar todas as barreiras e limitações que existe no sua coração, de consequencias e sequelas de namoros infrutuosos do passado ou até de relações familiares que tbm atrapalham bastante um namoro sadio, e 6ª seja feliz, seja de Deus, seja diferente, seja BEM DE HORA, o mundo precisa de jovens corajosos que diga PHN.
    BEIJOS.

  14. Luciane disse:

    Nossa…Andréia, muito linda sua história!!!!

    Isto serve de exemplo para todos nós jovens….que Deus abençoe vcs.
    E eu peço a Deus todos os dias, para que Ele me dê um namorado de Deus, que me faça muito feliz e tbm que me ajude a viver a castidade.

    fique com Deus.

    Bjussss

  15. Conseguir viver a castidade primeiro pela graça de Deus e segundo por nossa força de vontade, tenhu esperado em Deus alguém que me possa me ajudar nessa caminhada, tenhu 19 anos nunca tive um relacionamento(namoro), desde muito nova venhu pedindo a cada dia uma pessoa q o Senhor mesmo escolheu pra mim…vcs ajudam muito com os testemunhos e esses textos maravilhosos…conto com as orações de todos!
    Estamos juntos!!!!!! bjussssssss

  16. Ronald Luis disse:

    Não é facil viver castidade mais to ai para lutar o quanto for preciso pois Deus é maior na minha vida e na sua.

    Galera vamos juntos confiar e acreditar que tudo podemos naquele que nos fortalece que seremos sim capazes de viver castidade.

    Nós somos a raça eleita do Senhor

    Tamu junto

  17. Lia Soares disse:

    Domínio de si, capacidade de orientar o instinto sexual ao serviço do amor e de integrá-lo ao desenvolvimento da pessoa http://bit.ly/e2kaZb

  18. É isso aí! “Tomar as rédeas de nosso corpo”
    Pra mim não foi fácil dar o passo inicial para viver a castidade, pois vim de uma sexualidade mal vivida. Mas quando nos pomos em oração, nos pomos aos pés do Senhor, Ele irá nos ajudar!!!!!

Leave a Reply

Powered by WordPress | Designed by: WordPress Themes | Thanks to best wordpress themes, Find WordPress Themes and Themes Directory