27 de novembro - Dia de Nossa Senhora das Graças

27 de novembro – Dia de Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças apareceu em 1830, na França, a S. Catarina Labouré, em Paris, na casa geral da Congregação das Filhas da Caridade, de São Vicente de Paulo.

Na visão de S. Catarina, Nossa Senhora aparece resplandecente, tendo sob os pés uma serpente, que representa o demônio, e um globo terrestre, que representa a mundanidade, vencida por Sua pureza sem igual. Das mãos de Nossa Senhora saem ainda raios luminosos, que representam as inúmeras graças que Ela deseja derramar sobre os seus filhos.

Nossa Senhora veio alertar na Rue du Bac, em 1830, que as ideias deixadas pela Revolução Francesa ocorrida naquele tempo e seus frutos eram uma realidade satânica, que precisava ser esmagada por Ela, a Imaculada Conceição e por seus filhos.

Nessa aparição, a Virgem Santíssima pediu que fosse feita uma Medalha, mais tarde chamada de Medalha Milagrosa, e que se divulgasse essa devoção. Também prometeu que todos que a utilizassem alcançariam muitas graças e milagres de Deus, por meio de sua intercessão.

Nessa Medalha consta, de um lado, a imagem de Nossa Senhora das Graças pisando sobre a cabeça da serpente, e, de outro, o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, junto a outros símbolos. Na medalha está a imagem do Sagrado Coração de Jesus, pois em 1673, iniciaram-se as revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, nas quais Nosso Senhor mostra seu coração sofrendo com os pecados dos seus consagrados (padres, bispos, religiosos e religiosas) e pede que a França seja consagrada ao seu Sagrado Coração. Seu pedido não foi atendido e em 1789, inicia-se a Revolução Francesa.

Mas Deus, em sua infinita generosidade, não se deixa vencer e envia Nossa Senhora das Graças como uma resposta do Céu para vencer tudo aquilo que a Revolução Francesa havia implantado na França e expandiu-se para o mundo.

Nesta Sua aparição, Ela ensina que seus filhos deveriam invocá-la através da jaculatória “Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, clamando, seus auxílio, cuidado, proteção e intercessão.

Maria se apresenta com anéis em suas mãos, de alguns deles saem luzes e de outros não; esses últimos, segundo ela, são as graças que as pessoas deveriam ter pedido, mas não o fizeram.

Nossa Senhora, por sua intercessão, quer derramar muitas graças sobre os seus filhos. Na vida de cada um de nós, como Ela fez nas Bodas de Canaã, quando percebeu as necessidades dos noivos, Ela, muitas vezes, se adianta às nossas necessidades e alcança de Cristo as graças que precisamos. Mas é desejo do coração de Deus que nós peçamos a Ele o que precisamos e que façamos isso, por intermédio de Maria, que peçamos os auxílios que nos são necessários. Nem sempre sabemos o que realmente nos é necessário, mas precisamos ter a confiança de que Maria sabe se o que pedimos é necessário ou não e está sempre pronta a pedir o que realmente nos é necessário ao seu Filho. Supliquemos a intercessão de Maria, medianeira de todas as graças, pois, Ela quer conceder-nos muitas graças, principalmente as que precisamos para a nossa salvação e santificação, pois Ela foi constituída por Deus como a Mediadora de todas as graças, refúgio sempre seguro em todas as nossas necessidades.

Pedido e promessa de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré:

Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança.”

Testemunho do uso da Medalha Milagrosa:

“Em 1832, uma violenta epidemia de cólera assolou a cidade de Paris. Foram, então, cunhados os primeiros exemplares da medalha, logo distribuídos aos doentes. À vista das graças extraordinárias e numerosas obtidas por meio dessa medalha, o povo passou a chamá-la de Medalha Milagrosa. Em pouco tempo, essa devoção difundiu-se pelo mundo inteiro, e foi enriquecida com a composição de uma Novena.”

Testemunho de Mons Jonas Abib – Fundador da Comunidade Canção Nova com a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa

Nos inícios da Comunidade, Padre Jonas tinha o desejo de adquirir o terreno onde hoje é a sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), algo impossível na época.

Então, ele foi até o terreno e jogou a Medalha de Nossa Senhora das Graças, confiando nos desígnios de Deus. Algum tempo depois, o proprietário do terreno ofertou-o a Canção Nova, parcelando o pagamento, porque sentiu que devia vendê-lo para a Comunidade e a mais ninguém.

Mesmo sem ter total condição, Mons. Jonas deu o passo na fé e adquiriu o lote. E o dinheiro chegava conforme os pagamentos venciam.”

Significado dos Símbolos da Medalha Milagrosa

“Na frente da Medalha Milagrosa, aparece a Virgem Maria esmagando a cabeça da serpente que está sobre o mundo: Ela, a Imaculada, tem todo poder em virtude de sua graça para triunfar sobre Satanás.

As doze estrelas da cabeça de Maria e a cor de seu manto mostram a mulher vestida de sol, do Livro do Apocalipse.

Suas mãos estendidas, transmitindo raios de graça são sinal de sua missão de Mãe e Medianeira das graças que derrama sobre o mundo e a quem lhes peça.

A famosa inscrição ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!’, afirma a Imaculada Conceição da Virgem, manifestada a Santa Catarina nesta aparição em 27 de novembro de 1830, muito antes do dogma ser proclamado em 08 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX; e quatro anos após Nossa Senhora aparece em Lourdes e diz a Santa Bernadete: ‘Eu Sou a Imaculada Conceição’. Enfim, a inscrição, do mesmo modo, indica também a missão de intercessão da Mãe de Deus, a quem podemos procurar com confiança.

O globo, que representa a terra, está sob os pés da Virgem Maria, porque Ela é a rainha do céu e da Terra, indicando a Sua realeza.

Na parte de trás da Medalha está a letra ‘M’, símbolo de Maria e da sua maternidade espiritual. A cruz é o mistério da redenção e sustenta a letra “Yota” do alfabeto grego ou a ‘I’, que é um monograma do nome ‘Jesus’. Tudo isso simboliza a Mãe de Cristo crucificado.

As doze estrelas são um símbolo da Igreja que Cristo fundou nos Apóstolos. Enquanto os Sagrados Corações de Jesus e Maria se referem à devoção que os cristãos devem ter a ambos os corações.”

Oração

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades. Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém”.

Rezar três Ave-Marias e, no final, a seguinte jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

Fontes:

  • Professor Felipe Aquino – Cléofas

  • Canção Nova

  • Padre Paulo Ricardo

  • ACI Digital