O acolhimento de Jesus nos cura

Jesus e cruzEvangelho: Mc 1, 29-45

“Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André.  A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer , depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa.  Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muito demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era.
De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: ‘Todos te procuram’.  Jesus respondeu: ‘Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova.  Pois foi para isso que eu saí’. E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.
Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: ‘Se queres, tens o poder de purificar-me!’. Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: ‘Eu quero, fica purificado’. Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: ‘Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhe servirá de testemunho’. Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava de fora, em lugares desertos, mas de toda a parte vinham a ele.”

Esta palavra me fala da delicadeza de Jesus.

Jesus que se compadece da sogra de Pedro.  Desta delicadeza que o faz se aproximar dela, a tomar pela mão e depois curá-la. Após este gesto de acolhimento da parte do Senhor, ela se põe a servir. Só faz às vezes de Jesus no serviço quem primeiro é acolhido por ele.  Não adianta servir, por servir, por achar que isto é o mais certo a fazer. O verdadeiro serviço nasce deste contato de amor. Deste acolhimento, desta sensibilidade do Senhor. Assim, quem é amado pelo AMOR é capaz de amar.

Uma mulher e uma mulher doente.  Jesus se aproximou e tomou pela mão uma mulher e a curou. Nas sociedades antigas, geralmente as mulheres não eram muito levadas em consideração.  Um homem que não fosse o marido se aproximar de uma mulher era um escândalo. Além disso, ela estava doente.  Também havia a mentalidade antiga de que a doença era  sinal de culpas, de pecados cometidos, por isso, doentes deveriam ficar longe dos sadios.

Mas, Jesus se aproximou delicadamente dela.  Olhou para seu ser feminino com respeito e atenção, olhou para sua fragilidade daquele momento, a tratou de uma maneira bem específica, e a curou.  A sogra de Pedro, depois de curada, passou a servir.

O leproso se aproximou de Jesus.  Era homem e reconheceu sua necessidade diante de Jesus. Teve a coragem de ultrapassar os preconceitos sobre si mesmo, de sua auto-imagem tão desfigurada pela opinião da maioria, tão desfigurada em seu próprio interior, e se aproximou de Jesus. Este se compadeceu e o curou.

A vida é assim, hora o Senhor vem ao nosso encontro, ora temos que ir até ele. Ora esperando, ora tomando a iniciativa. O importante é que o Senhor está sempre de braços abertos para nos acolher.  Ele sabe como lidar com o ser humano, sabe lidar com homens e mulheres,  nas suas características e necessidades específicas. Somos filhos de Deus por causa dele.

Mas, para tudo isso o Senhor se pôs a orar.  Teve seus momentos de silêncio. Teve seus momentos a sós com o Pai. Ele também pediu uma postura de silêncio ao leproso.  As graças mais profundas têm hora para  ser testemunhadas e têm as pessoas certas.  Assim a missão vai se tornando mais eficaz.

Se o leprozo não tivesse saído e proclamado ao meio mundo a sua cura, talvez o Senhor tivesse realizado mais curas naquela cidade.  Ele já não podia entrar publicamente na cidade. Mas, não importa, até nisso podemos tirar uma lição.  É sempre uma luta discernir o que fazer quando somos visitados por Deus.  É sempre importante escutar o Senhor para tomar as decisões certas, sem precipitações.

Aqui vejo a importância da vida de oração e do silêncio. Como Jesus, somos chamados a ter uma vida orante, a ter momentos de oração, a sós com o Senhor. Ele falará ao nosso coração. E no momento certo, só no momento certo, poderemos testemunhar as transformações que ele realizar no nosso interior.

E é por isso que eu rezo:
Ajuda-me, Senhor, pela tua palavra proclamada, esta palavra que não volta ao céu sem que o seu efeito se faça, ajuda-me  a seguir em frente.  Que eu seja curada, purificada e saiba servir.  Dá-me a sabedoria de silenciar, de calar, de esperar, de não ser tão ansiosa. Que eu saiba aguardar a tua visita, quando devo esperar e que eu saiba correr atrás de ti, quando o Senhor estiver à minha frente.

Obrigada por tudo. Obrigada por teu amor.

Tarciana Matos Barreto
Comunidade Canção Nova