O vento, as folhas e o tempo

Abrindo FOLHAS (1)meu e-mail, esta manhã, li uma frase que me fez refletir bastante.

“Deixe que o vento sopre e não pense que o som das folhas é um barulho de armas.”

Esta frase é de São Padre Pio de Pietrelcina e foi providencial para mim. Fiquei a pensar no quanto o barulho das folhas pode ter diversos significados diante do tempo que vivemos.

Para um bom vovô, que já viveu muitos anos de sua vida acompanhado da graça de uma bela família, as folhas podem ter barulho de calmaria, sinal que o outono chegou. Para um jovem, ao qual a vida traz muitos desafios e algumas decepções, o som das folhas pode parecer estranho e até causar preocupações por conta da força do vento. Para um adulto cansado do trabalho, da correria, o mesmo barulho pode trazer paz.

Pensar sobre o tempo que estamos vivendo nos ajuda a compreender também nossas próprias reações. Pensar no tempo que estamos passando nos traz clareza sobre os sentimentos e emoções que experimentamos. O mesmo acontecimento pode ser interpretado e sentido de inúmeras maneiras por pessoas diferentes. E é o estado interior de cada um que vai fazer esta diferença. Então vale a pena repensar e analisar como está seu interior diante dos “barulhos” que você tem escutado. Você tem se deixado assustar ou abater pelos ruídos externos? Ou o seu coração já aprendeu a confiar neste Deus que rege todas as coisas e pode transformar um barulho estranho em uma suave brisa? A decisão é sua. Se agitar ou se acalmar só depende de você.


Ano novo é um bom tempo para revermos nosso interior. É tempo de fazer memória dos acontecimentos e traçar novas metas. É tempo de olhar para mais uma oportunidade que Deus nos dá de acertarmos. É tempo de mexer no que está velho, guardado. É tempo de tirar de dentro de nós o que não cabe mais. Ano novo é tempo de aprender com Deus que as folhas podem voar, o vento pode soprar, mas o que tiver que ficar vai permanecer e o que tiver que ir, passará. Não tenha medo de deixar passar o que precisa passar. Não tenha medo de perder. Não temas porque o que for para permanecer, vento nenhum levará. Deus sabe o que está fazendo. Ele é quem rege a ventania

 

Milene Guimarães

Missionária da Comunidade Canção Nova