Um jogo não se joga sozinho

JMJEm junho de 2014, Bandeiras estão espalhadas para todo o lado do Brasil, estádios lotados, a população do mundo inteiro vibra com mais uma Copa . O que será que motiva esses torcedores? O que faz  um time entrar em campo e vencer uma partida ? Recentemente, o  Papa Francisco declarou a importância do mundial para união e  entre os povos .
Os craques vestem a camisa do time entram em campo com um único  objetivo, ganhar o campeonato, como nesta  Copa do Mundo 2014. Existem duas coisas que fazem um bom jogador: a motivação e a parceria formada com os outros jogadores.
Em 11 de junho, o  Santo Padre chamou a atenção para que os cristãos não esqueçam que na hora de torcer  que o  mundial  é uma grande oportunidade para incentivar a união e a paz entre as nações.
“A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco.
Quanto as seleções o jogador Cristiano Ronaldo, em uma coletiva o atacante da seleção portuguesa, falou da importância da unidade em campo para conquistar a sonhada taça e também parafraseou  o pontífice “ninguém vence sozinho, nem no campo nem na vida”.
O Pontífice também dá alguns  conselhos, não só para  as seleções para disputarem uma boa partida e correr atrás da vitória no mundial , mas também, a  todos nós irmãos para ultrapassarmos alguns obstáculos que afundam muitas relações.
“Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada”. – afirma Papa Francisco