Vamos arrumar a casa?

pia suja

Aproveitando a semana da Família, vamos falar de arrumar a casa. Como você tem cuidado da sua?

O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos uma uns aos outros, com terra afeição (…). (Rm 12, 9-10.)

O fato é que apareceu um vazamento atrás da pia, na parte onde guardamos os potes e as vasilhas de plásticos. A água vinha sabe-se lá de onde e já havia apodrecido a madeira, deixando cheiro de bolor; e o risco de o vazamento ser dentro da parede era enorme.

Além disso, o armário de cima cedia ao peso dos pratos e era preciso aproveitar a oportunidade para resolver tudo de uma vez! Confesso que isso parecia impossível!

Era preciso esvaziar o armário, chamar o carpinteiro para retirar a madeira e trazer o encanador na mesma hora para diagnosticar e solucionar o problema. E lá fomos nós… Entre vasilhas plásticas, pratos, xícaras e afins espalhados pela cozinha, o carpinteiro e o encanador trabalhavam, até se descobrir que o problema estava num vazamento no granito, na parte “molhada” da pia. E tudo isso acontecia enquanto Eliana preparava o almoço, que devia ser realizado por ela e pelo Eduardo, pois tinham hora marcada em seus trabalhos.

Fique em casa, acompanhei o serviço e vi-me então com uma possibilidade enorme de amar meus amores arrumando a imensa bagunça que estava a nossa casa. Pratos sujos, mesa ainda posta, louças para guardar, armário para limpar, louças na área de serviço – onde seriam lavadas até fim do problema -, mesa a ser limpa, lixo a ser posto para fora… E lá fui eu!

Fiz de cada momento um ato de amor! O que eu queria mesmo era impressionar e ver o rosto de minha mulher feliz ao encontrar a casa inesperadamente arrumada e limpa.

Dizer ela não disse, mas sei que pensou: “este homem me ama!”

 

(Trecho do livro “Quando a família reza…” – Ricardo Sá, Eliana e Dú)