Tempo quaresmal: a disciplina gera santos

A disciplina gera santos, porém, sem disciplina não há santidade. (Dom Gambino)

A Canção Nova no seu caminho de formação permanente segue este tema: “A disciplina gera santos, porém, sem disciplina não há santidade” (Dom Gambino). Celebrar esta graça é celebrar a vida, tornar cada hora significativa, preencher os meses e os minutos com sentidos que ultrapassam a rotina e a mesmice. Queremos fazer um caminho de volta às nossas origens. Retomar o ardor, reavivar o encontro com Jesus, Senhor da nossa história. Retomar a vida com Deus, princípio de toda a nossa vida. Retomar a vida comunitária. Voltar às origens pelo caminho da disciplina. 

Para que a disciplina aconteça é necessário que haja organização. Começamos definindo o que vem a ser Disciplina: “Regime de ordem imposta ou mesmo consentida. Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização. Relações de subordinação do aluno ao mestre. Submissão a um regulamento” (Dicionário Aurélio). É preciso organizar a nossa vida. Precisamos fazer uma revisão de vida. Precisamos organizar a nossa vida em todos os sentidos: organizar nossa vida com Deus, nossa vida de trabalho, nosso interior, nossa casa. Enfim, se faz necessário começar por esta retomada pela organização, das mínimas às grandes coisas que envolvem a nossa vida.

Por que fazer uma Revisão de Vida?

Padre Jonas nos ensina que na nossa vida nada deve ficar entulhado, que não podemos terminar o nosso dia sem estarmos reconciliados com Deus, conosco mesmo e com nossos irmãos. Ele nos diz que a semana tem um dia que nos ajuda a nos revermos, o Dia do Senhor, o Domingo. Não podemos carregar entulho de uma semana para outra. Deus nos dá a graça de rever nossa vida, rever aquilo que em nossa caminhada não foi bom durante a semana, rever nossas dificuldades, rever nosso crescimento, rever nosso relacionamento com Deus, com os outros, rever em que ponto estamos da nossa vida espiritual.

A revisão de vida nos leva a uma maior intimidade com o Senhor, acalma nosso interior agitado, nos faz perceber a ação da providência Divina em nossas vidas, constitui orientação para o nosso apostolado. O Concílio Vaticano II nos aponta que a Igreja está no mundo e não fora do mundo nem separada dele, exorta os cristãos a não se retirarem da luta do dia a dia, mas a discernirem os sinais dos tempos, a colaborarem com todos na construção de um mundo mais humano e a olharem o mundo com os olhos de Deus. Enfim a revisão de vida é a reflexão cristã realizada com o fim de adquirir a visão cotidiana em sintonia com o olhar com que o Pai contempla o mundo, tendo em vista a realização de seu projeto de salvação. É um olhar de fé viva que reafirma o valor de nossa vida aos olhos de Deus e que revela o chamado divino dentro dos acontecimentos cotidianos, Deus está em tudo e tem o controle de todas as coisas em suas mãos. Você não quer fazer a sua revisão de vida?

Deus abençoe você.

Vera Lúcia Reis

Responsável de Missão