Essa pergunta é rotineira em clínica, visto que  existem muitos tabus sobre o uso das estatinas, principalmente  quando se acreditam em informações , nem sempre corretas, obtidas pelo Dr. Google, muitas vezes carentes de evidências científicas, sendo apenas opiniões individuais , sem algum caráter científico.

u-remedios-colesterol-660x330

Você tem que tomar as estatinas para prevenir a doença cardiovascular, que é a maior responsável pelas mortes no mundo todo. Indivíduos com colesterol elevado tem maior chance de ter um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral, do que indivíduos normais, conforme estudos vastamente conhecidos pela classe médica bem informada.

Existem regras a serem observadas no momento de se prescrever uma estatina para um paciente, visto que tal medicação causa uma série de efeitos indesejáveis, como dores musculares, sintomas gástricos,  que podem ser administrados ou minimizados com táticas terapêuticas corretas.

Dessa forma,segundo novas orientacoes do American Heart Assotiation devemos prescrever as estatinas para:

 

  • pacientes com doenca cardiovascular clinica ( ja tiveram infarto, angina, AVC, ou com sinais de aterosclerose nos exames)
  • indivíduos com LDL-C maior do que  190 mg/dl
  •  pacientes de 45 a 75 anos com diabetes e LDL colesterol  entre 70 a  189 mg/dl ,  sem doenca cardiovascular clinica;
  • pacientes de 45 a  75 anos com LDL de 70 a 189 mg/dl com risco cardiovascular estimado igual ou maior do que  7,5%

 

FONTE- STONE, HJ- 2013 – ACC/AHA- Blood Cholesterol Guideline

Obtenha também mais informações sobre dicas para uma vida saudável, através do meu livro UM CORAÇÃO SAUDÁVEL.

Clique aqui e adquira já o seu.

 

 

 

A ingestão de  grãos integrais foi associada a menor risco de morte, principalmente de doença cardiovascular, revela estudo realizado em mais de 100 mil americanos.

Grãos

O consumo de poção diária de grãos integrais foi associada a redução de 5% do risco da mortalidade total  e de 9% da mortalidade cardiovascular, durante os 26 anos de duração do estudo, diz o Dr. Hongyu Wu, da Harvard School of Public Health, de Boston, MA, USA, em trabalho  publicado em 5 de janeiro de 2015, no JAMA Internal Medicine.

Não houve associação entre o consumo de grãos integrais e modificação da mortalidade causada por câncer.

Os pesquisadores estimam que ao se substituir uma refeição diária de grãos refinados por grãos integrais já se consegue reduzir de 4 e 8% a mortalidade total e cardiovascular , respectivamente. A substituição de refeição com carne vermelha por grãos integrais , por sua vez, segundo os autores, estaria  associada a uma redução de 10% da mortalidade total e de  20% da cardiovascular.

 

FONTE: JAMA Internal Medicine, Jan, 5, 2015

Você sabe todos os riscos que corre ao não cuidar e controlar a sua pressão arterial|?

Este dia quer nos alertar sobre os cuidados que precisamos ter para não sermos vítimas desta que, também pode ser chamada de assassina silenciosa.

panfleto_hipertensao_11

 

deus ouve

Peça ao Senhor a sabedoria para poder enfrentar os problemas com a clareza necessária. O encardido é especialista em usar as nossas fraquezas para nos confundir e nos afastar de Deus.

Se acreditamos que temos um Deus protetor, um verdadeiro Pai e que Ele sempre está olhando por nós, não devo temer as dificuldades, por mais complicadas que sejam, pois sempre o Senhor estará conosco, como Ele diz nas Escrituras Sagradas:

“Não vos inquieteis, entregai ao Senhor as vossas preocupações” (Filipenses 4,6)

*Trecho do Livro: Depressão, um sinal de esperança”

Para adquirir o seu clique aqui: 

Adquirindo esse livro, você ajuda a Canção Nova a evangelizar!!!

Um abraço!

Dr. Roque Savioli

check 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O check-up consiste numa avaliação global da saúde, visando a detecção de patologias que são silenciosas ou que ainda não causaram sintomas. Evidentemente que a descoberta dessas doenças, num estágio precoce, propiciará melhores condições de controle ou mesmo cura das moléstias.

Aí vem um questionamento frequente que ouço no consultório:

– Doutor, não quero fazer exames pois quem procura, acha, e eu não quero achar nada em mim!!!

Esse argumento é errado e absolutamente sem proposito pois podemos ao detectar situações iniciais, evitar enormes complicações futuras.  Por várias vezes, vi resultados de   colonoscopia (exame dos intestinos) com pólipos intestinais cancerosos que foram retirados durante o exame. Se eventualmente eles tivessem permanecido no intestino, certamente estariam bem maiores, havendo necessidade de procedimentos mais extensos para retirá-los. Isso se já não houvesse metástases!!

O mesmo ocorre frequentemente nos exames cardiológicos: cansei de ver pacientes assintomáticos ficarem livres de infartos ou ate de morrerem, quando após um teste de esforço positivo indiquei uma angioplastia coronária. O mesmo ocorre com as doenças ginecológicas, quando a mamografia é algo extremamente importante nas mulheres após os 40 anos, assim como o exame da próstata em homens após os 40 anos de idade.

O checkup no entanto não é algo padronizado, mas sim deve ser personalizado e orientado pelo médico. Após uma consulta clinica inicial, vem os pedidos de exames de acordo com a idade, os antecedentes familiares, os antecedentes pessoais e hábitos de vida. Cada paciente deve ser analisado individualmente!!

Dr. Roque Savioli

www.clinicasavioli.com.br