depressao x pensamento positivo - marcos angelo - incentivador motivacional. 

 

 

 

 

 

 

A depressão clinica ou maior é diagnosticada com a ocorrência de pelo menos 5 dos 9 sintomas seguintes , presentes por 2 semanas ou mais e responsáveis por interferência significativa no ambiente social ( familiar e trabalho).

-        mau humor constante, tristeza ou irritabilidade

-        letargia ou fadiga

-        perda do interesse de atividades que eram prazerosas

-        mudança súbita de apetite( pra mais ou menos)

-        sentimento de culpa, de não ter valor algum

-        lentidão, impaciência, ficar borocoxô

-        dificuldade de pensar e de se concentrar

-        pensamentos suicidas e de morte

(Trecho do livro “Depressão um sinal de esperança”)

depressao2

 

 

 

 

 

Para adquirir o seu clique aqui

 

 

infarto

 

 

 

 

 

 

 

Na ultima semana tivemos a tristeza de saber da morte de um dos ícones do teatro brasileiro, José Wilker, que foi acometido de infarto do miocárdio fulminante. Segundo familiares e amigos era uma pessoa saudável. Sabemos que a metade das pessoas que tem infarto do miocárdio podem morrer antes de serem atendidas por um serviço de emergência , isso deve ter acontecido com o ator, pois morreu enquanto dormia na casa da namorada.

O infarto do miocárdio pode ser evitado e é importante que saibamos quais são os fatores de risco dessa doença, ou seja, o que devemos fazer para evita-la. O grande responsável pelo infarto é o aumento do colesterol no sangue. Uma pessoa com colesterol elevado tem 3 a 4 x mais chance de infartar do que os que tem colesterol normal. Em segundo lugar vem o tabagismo, ou seja o habito de fumar, depois a hipertensão arterial , o diabetes, a depressão, o sedentarismo, obesidade. Esses fatores são cabíveis de serem mudados, isto é, podemos modifica-los através de mudança nos nossos hábitos de vida, por outro lado, existem fatores imutáveis como genética familiar, idade e sexo.

Sugiro que você, aumente seus conhecimentos sobre essa doença, lendo meu livro “Um Coração Saudável”da Editora Cancão Nova, para que possa evitar a doença cardiovascular, responsável pela mortalidade de um terço da população mundial.

corsaudavel

 

 

 

 

 

Para adquirir, clique aqui

 

embalagens-plasticas

 

 

 

 

 

 

 

Bisfenol é uma toxina ambiental largamente utilizada na produção de plásticos e a exposição humana a esta substância química pode ser um risco para a população.

Estudos animais tem demonstrado que este composto pode causar uma série de efeitos adversos como retardo do desenvolvimento cerebral,alterações na diferenciação celular, no comportamento e na função imune.

Os efeitos do Bisfenol-A sobre o sistema endócrino já estão totalmente esclarecidos, agindo essa substância como diruptores endócrinos, ou seja, ativando os receptores de estrógenos de todo o organismo. Além disso, muitos estudos tem demonstrado que o Bisfenol-A pode alterar a expressão de alguns gens e a metilação do DNA,modificando , assim, o padrão genético do organismo. Exposições pré-natais ao Bisfenol-A são extremamente danosas aos fetos.

O Brasil baniu o uso de bisfenol nos produtos infantis como nos Estados Unidos e na Europa, mas o lobby das industrias de plástico é muito forte e tenta demonstrar que o BPA em pequenas doses pode ser seguro, mas a França vai proibir todos os plásticos com BPA a partir de 2015.

Como escreve Lucia Guimarães na sua coluna do Estado de São Paulo , de 17/3/2014 : ” Cada vez que sou obrigada a comprar uma garrafa de água mineral na rua , penso no tempo em que ela passou no sol ou num deposito em alta temperatura, condições ideais para aumentar a liberação de estrogênio, que vai no futuro adoecer meus netos . E penso como era lindo o filtro de cerâmica”

Estou triste ou deprimida?

depressao2A tristeza é um sentimento que faz parte do nosso psiquismo . Sentir-se triste após um acontecimento indesejado, ou após uma contrariedade é absolutamente  normal.

Anormal é essa tristeza permanecer por muito tempo e junto com alguns sintomas que caracterizam a depressão.

A depressão clínica ou maior é diagnosticada com a ocorrência de pelo menos cinco dos nove sintomas seguintes, presentes por duas semanas ou mais e responsáveis       por  interferência significativa no ambiente social (familiar e de trabalho).

— mau humor constante, tristeza ou irritabilidade

— letargia ou fadiga

— perda do interesse em atividades que eram  prazerosas

— mudança súbita de apetite (para mais ou para

menos)

— sentimento de culpa, de não ter valor algum

— lentidão, impaciência, ficar borocoxô

— dificuldade de pensar e de se concentrar

— pensamentos suicidas e de morte

Não existem exames rotineiros para o diagnostico da depressão. Este é feito pelos sintomas dos pacientes e avaliado através de conjunto de perguntas que fazemos durante a consulta médica, as escalas de depressão.

Voces poderão encontrar detalhes sôbre como reconhecer a depressão , nos meus livros : Depressão – onde está Deus e Depressão – um sinal de esperança e Depressão- onde está Deus?

 

DEPRESSÃOGeralmente a depressão vem como consequência de uma perda, que pode ser material, emocional ou mesmo espiritual.

Cansamos de saber de pessoas que após grandes prejuízos financeiros entram em crises depressivas importantes, que às vezes as levam a morte, por doenças  somáticas graves como infartos, AVC ou câncer, ou mesmo pelo suicídio, situação comum em deprimidos.

Não raro ouvimos dizer de quadros depressivos graves após perdas amorosas, rompimentos de relações, falecimento de parentes, onde a perda afetiva exerce papel preponderante para a ocorrência da síndrome depressiva. São depressões que ocorrem como resposta a estímulos, circunstâncias, pontuais.

A depressão pode também ocorrer como resposta a traumas emocionais ou mesmo a “feridas” no nosso inconsciente ocorridas durante varias etapas da formação da nossa personalidade, desde a vida intrauterina até a adolescência, caracterizando a depressão comportamental.

Além disso,  as síndromes depressivas podem ter suas raízes na dimensão espiritual do ser humano ou ainda estarem relacionadas a processos biológicos.

A seguir vamos discutir individualmente cada um desses tipos de depressão:

A continuação desse tema você confere no livro “Depressão, um sinal de esperança”.

Adquira já o seu! É simples, clique na imagem:

depressao2