diabetes

 

 

 

 

 

 

Diabetes melito  é uma síndrome decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina para exercer adequadamente suas ações. Caracteriza-se por excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia crônica), com alterações no metabolismo de açucares (carboidratos), gorduras (lipídeos) e proteínas. Representa um grupo de distúrbios metabólicos nos quais existe uma menor utilização de glicose, induzindo a hiperglicemia. A insulina é a principal responsável pelo aproveitamento e metabolização da glicose pelas células do nosso organismo, com finalidade de gerar energia. É produzida pelo pâncreas e sua falta ou ação deficiente acarreta modificações importantes no metabolismo das proteínas, das gorduras, dos sais minerais, da água corporal e principalmente da glicose.

O diabetes melito é um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo, principalmente em países em desenvolvimento. No Brasil, calcula-se que existam 5 milhões de diabéticos, dos quais a metade não sabe que tem a doença. De acordo com dados governamentais, 7,6% da população brasileira, com idades entre 30 e 69 anos é portadora de diabetes tipo 2. O aumento de casos de diabetes no Brasil deve-se a fatores como a urbanização e a industrialização, o aumento do sedentarismo, o aumento do número de obesos e da expectativa de vida da população em geral, além da maior sobrevida dos pacientes diabéticos.

O risco de mortalidade por doença aterosclerótica nos portadores de diabetes chega a ser 2,5 maior em homens e quatro vezes maior em mulheres, quando comparados com não diabéticos. O processo aterosclerótico manifesta-se de forma mais agressiva nos diabéticos, de modo que o grau de comprometimento das artérias é  muito maior do que para os não diabéticos. O diabético com infarto do miocárdio tem maior chance de morrer durante a sua internação do que o não diabético. Os portadores da síndrome têm maior chance de ter o infarto silencioso, isto é, infarto sem sentir dor, situação que é muito perigosa pois retarda o tratamento do problema e ocasiona piora do prognóstico do paciente.

Em um estudo realizado na população  de São Paulo, em 2005, demonstrou-se que os diabéticos do sexo masculino têm 2 vezes mais chance de desenvolver infarto do miocárdio do que os não diabéticos. Já para as mulheres diabéticas o risco é  mais elevado: três vezes mais chance de ter infarto do miocárdio do que as não diabéticas.

coração saudável

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre esse assunto através do meu livro “Um coração saudável”
Para adquirir o seu clique aqui: 

azm

 

 

 

 

 

 

 

Os sete mandamentos para  prevenir a Doença de  Alzheimer:

1-Consuma pouca gordura saturada e trans

2- Legumes, vegetais( feijão, lentilha, ervilhas), frutas e grãos integrais devem ser os principais integrantes da dieta diária

3-Um pequeno punhado de nozes ou sementes deve ser ingerido diariamente para aporte de vitamina E

4- Ingestão diária de alimentos ricos em  vitamina B12 ( carnes, ovos, peixes) ou uso diário de suplementos vitamínicos

5- Se necessário o uso de vitaminas , estas devem  ser preferencialmente sem ferro e cobre.

6- Evitar uso de panelas revestidas, antiácidos, fermento em pó e outros produtos que contribuam para o consumo de alumínio

7- Exercícios aeróbios por 40 minutos 3 x por semana devem ser realizados.

Uma das situações mais freqüentes na nossa sociedade atual é a ansiedade. Quase todos nós já  passamos  por esses momentos varias vezes na vida, ao entrar em uma prova , ao enfrentar uma situação nova , ao estar sujeito às violências de uma cidade grande e etc..????????????????????????

O medo é uma reação normal do organismo, chegando a ser um mecanismo de autopreservação, pois é pelo medo de um acidente é que não ultrapassamos a velocidade permitida nas estradas, que não nos arriscamos em subir alturas etc.

É UM SISTEMA DE ALARME QUE NOS ADVERTE DE AMEAÇAS.

 

Um dos objetivos do livro que publiquei “Não Entre em Pânico” não foi  mostrar como poderemos vencer o medo, mas sim como conviver com ele e não deixar que ele nos domine, pois o medo faz parte do psiquismo do homem, pois faz-nos lembrar de nossos limites e principalmente da nossa  condição humana. O medo é um mecanismo do nosso inconsciente que destrói as nossas fachadas e mascaras, tornando-nos mais humanos e também capazes de evoluirmos.

Para adquirir o seu, clique aqui: 

 

08. junho 2015 · Write a comment · Categories: Luto · Tags: , ,

É muito comum a pessoa sonhar com  o ente morto, tanto em sonhos comuns como em pesadelos. Esses sonhos devem ser interpretados como a manifestação do nosso inconsciente a respeito da perda e reflete também o estado psíquicperdas-repentinaso do enlutado.

O inconsciente pode formatar sonhos onde o morto revela ao enlutado  sua morada, seu estado de espirito, deixando-o  mais tranquilo e menos ansioso com relação ao paradeiro do falecido.

Não descarto, no entanto, que em algumas situações, Deus possa permitir que o morto se manifeste espontaneamente em sonhos para aliviar o ente querido sobrevivente.

(Trecho do Livro “Uma dor sem nome – Editora Canção Nova)

Para adquirir o seu clique aqui

A depressão pode ter origem na nossa dimensão espiritual, ou seja, causada por uma doença do espírito.

depressao

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos meus livros Milagres que a Medicina não contou (Editora Global – 2004) e Depressão onde está Deus? (Editora Gaia 2004) descrevi o Triangulo para a Cura da Depressão, fiz uma correlação entre os sintomas da depressão e algumas passagens bíblicas que achei interessantes e com propriedades curativas para essa doença.

Nas faces desse triangulo coloquei:

Ansiedade – com o seu antídoto em Filipenses 4,6.

Melancolia – com seu remédio em Fl 4,4

Culpa – tratada com Fl 3,13

A enormidade de graças que as pessoas vêm recebendo por conta das orações decorrentes desse triangulo através da Novena para a Cura da Depressão é impressionante e mostra o quão o perdão é importante na cura dessa moléstia.

Muitas pessoas sentem-se deprimidas por conta dos seus pecados, sendo a culpa e a consequente falta de perdão a si mesmo, a principal causa da depressão. Sempre repito que o meu grande amigo Padre Leo dizia nas suas homilias: o Encardido usa nossas fraquezas, nossas feridas, fazendo-nos ressentir situações ocorridas há muitos anos, não nos deixando aceitar o perdão de Deus para nossos pecados. A depressão é exatamente uma maneira do nosso psiquismo cobrar um pecado cometido.

Importante sempre lembrar que: as doenças não são mandadas por Deus, que nos fez sadios e livres para viver no Jardim do Éden. A doença e a morte vieram por conta da transgressão dos nossos primeiros pais(Gn3,17) e estão diretamente relacionadas aos nossos atos.

OBS: Esse é um dos trecho do meu livro Depressão, um sinal de esperança.

Para adquirir o seu, clique aqui