deus ouve

Peça ao Senhor a sabedoria para poder enfrentar os problemas com a clareza necessária. O encardido é especialista em usar as nossas fraquezas para nos confundir e nos afastar de Deus.

Se acreditamos que temos um Deus protetor, um verdadeiro Pai e que Ele sempre está olhando por nós, não devo temer as dificuldades, por mais complicadas que sejam, pois sempre o Senhor estará conosco, como Ele diz nas Escrituras Sagradas:

“Não vos inquieteis, entregai ao Senhor as vossas preocupações” (Filipenses 4,6)

*Trecho do Livro: Depressão, um sinal de esperança”

Para adquirir o seu clique aqui: 

Adquirindo esse livro, você ajuda a Canção Nova a evangelizar!!!

Um abraço!

Dr. Roque Savioli

A depressão pode ter origem na nossa dimensão espiritual, ou seja, causada por uma doença do espírito.

Nos meus livros Milagres que a Medicina não contou (Editora Global – 2004) e Depressão onde está Deus? (Editora Gaia 2004) descrevi o Triangulo para a Cura da Depressão, fiz uma correlação entre os sintomas da depressão e algumas passagens bíblicas que achei interessantes e com propriedades curativas para essa doença.depressao

Nas faces desse triangulo coloquei:

Ansiedade – com o seu antídoto em Filipenses 4,6.

Melancolia – com seu remédio em Fl 4,4

Culpa – tratada com Fl 3,13

A enormidade de graças que as pessoas vêm recebendo por conta das orações decorrentes desse triangulo através da Novena para a Cura da Depressão é impressionante e mostra o quão o perdão é importante na cura dessa moléstia.

Muitas pessoas sentem-se deprimidas por conta dos seus pecados, sendo a culpa e a consequente falta de perdão a si mesmo, a principal causa da depressão. Sempre repito que o meu grande amigo Padre Leo dizia nas suas homilias: o Encardido usa nossas fraquezas, nossas feridas, fazendo-nos ressentir situações ocorridas há muitos anos, não nos deixando aceitar o perdão de Deus para nossos pecados. A depressão é exatamente uma maneira do nosso psiquismo cobrar um pecado cometido.

Importante sempre lembrar que: as doenças não são mandadas por Deus, que nos fez sadios e livres para viver no Jardim do Éden. A doença e a morte vieram por conta da transgressão dos nossos primeiros pais(Gn3,17) e estão diretamente relacionadas aos nossos atos.

OBS: Esse é um dos trecho do meu livro Depressão, um sinal de esperança.

Para adquirir o seu, clique aqui

azul

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.

Todo homem com mais de 40 anos deve fazer visitas de rotina ao urologista.
Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo.

EXAME DE SANGUE (PSA) E TOQUE RETAL.

O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos, ou conforme orientação médica, lembrando que poderá ser realizado até mesmo antes dos 45 anos, a depender do histórico familiar da doença.

Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.

CÂNCER DE PRÓSTATA
É PRECISO TOCAR NESSE ASSUNTO!

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

hoje

O que é?
O Diabetes é a produção deficiente de insulina.

Causas
Muitas pessoas têm o hábito de comer por comer e não por que têm fome. Algumas pessoas, por exemplo, criaram o hábito de comer em frente à televisão ou quando chegam em casa do trabalho. Prestar atenção quando, onde e quanto comem, pois o excesso de açúcar no sangue causa acúmulo de gorduras depositando-se nas artérias provocando o diabetes.

Descrição
O diabetes caracteriza-se pela produção deficiente de insulina. A insulina é a substância responsável pela conversão do açúcar em energia no nosso organismo.

O excesso de açúcar no sangue favorece o acúmulo de gorduras contidas na alimentação. Essas gorduras podem ser depositadas com maior facilidade na parede arterial.

O risco de diabetes é ainda maior quando associado a outros fatores como obesidade, pressão alta ou taxa de colesterol elevada.

Tratamento 
O controle de diabetes diminui o risco de entupimentos dos vasos e de infarto. Mesmo em estágios primários, deve ter acompanhamento médico, para reduzir as complicações da doença.

O corte do açúcar na alimentação é fundamental para os diabéticos.
Os carboidratos e bebidas alcoólicas também produzem açúcar e devem ser evitados.

Recomendações para uma dieta pobre em lipídios (gorduras)

RECOMENDÁVEL
COM MODERAÇÃO
NÃO RECOMENDÁVEL
Gorduras
Todas as gorduras devem ser limitadas
Óleos e margarinas ricas em polinsaturados.

Óleos de girassol, canola, milho, soja, açafrão, oliva e algodão.

Manteiga, banha, toucinho, sebo, óleo de palmeira, óleo de coco, gorduras hidrogenadas.
Carnes
Galinha ( sem pele), peru, vitela, coelho, carne de caça.
Carne vermelha “magra”, porco e cordeiro.
Gordura visível na carne, parte inferior do porco, embutidos ( salame, salsichas, bacon, presunto lingüiças, etc.), pele de aves. Vísceras ( fígado, rim, coração).
Ovos e laticínios
Leite magro 1%, queijos pobres em gordura – cotage, queijos com leite desnatado. Clara de ovo, iogurte desnatado.
Leite semidesnatado 2%.

Queijos com 20 a 40% de gordura.

2 ovos por semana.

Creme de leite, leite condensado, nata, queijos com gordura integral, queijos cremosos, iogurtes com leite integral.
Peixes e crustáceos
Todo peixe branco.

De preferência grelhados.

Peixe frito em óleo adequado.

Marisco, mexilhões e camarão.

Ova de peixe.
Frutas , verduras e legumes
Frutas: maça, laranja, bergamota, abacaxi, pera, melancia, melão, mamão, kiwi, morango, entre outras.

Verduras: todas são recomendáveis do ponto de vista de gorduras.

Abacate, frutas em calda, frutas cristalizadas.
Batatas fritas e/ou assadas em gorduras sólidas, frutas secas, tipo castanhas, nozes, amendoim, amêndoas, etc.
Cereais / Pães
Farinhas integrais em geral e cereais de grão integral.
Farinha branca, cereais açucarados, pão branco, massas e arroz branco.
Pães especiais como croissants, brioches, etc.
Sobremesas
Pobres em gorduras, como gelatina, sorvetes de frutas, pudim com leite desnatado, iogurte desnatado.
Bolos, massas, pudins, biscoitos e molhos feitos com óleos adequados.

Sorvete pobre em gordura.

Bolos , massas, pudins, e biscoitos feitos com gordura saturada, molhos com creme de leite ou manteiga.
Bebidas
Chá, café preto, café com leite desnatado, água mineral, sucos de frutas não adoçados.
Refrigerantes, bebidas maltadas pobres em gorduras.
Bebidas com chocolate,

sopas cremosas, cremes para café.

Post_dia_12_Dr_Roque

Fora do ritmo

As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Ele pode acelerar (taquicardia) ou bater mais devagar que o normal (bradicardia). Ou, ainda, apresentar ambas as irregularidades. “Algumas arritmias são congênitas, outras ligadas ao uso de medicamentos ou cafeína em excesso”, comenta o médico. A pessoa pode sentir palpitações, cansaço excessivo ao fazer esforço e, eventualmente, sofrer desmaios. Mas também há casos em que não há sintoma algum – a morte súbita é a primeira manifestação.

Fenelon alerta para a importância dos check-ups regulares, principalmente entre os indivíduos que já apresentam algum problema cardíaco. Ir ao médico antes de iniciar qualquer programa de atividade física é outra forma de evitar problemas, já que não é incomum presenciar casos de morte súbita durante a prática de esportes.

Dia de prevenção

Neste dia 12 de novembro, Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, a Sobrac promove a campanha “Coração na Batida Certa”, com atividades educativas em diversos Estados para alertar sobre a prevenção e também para a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento que deve estar presente em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers e estádios de futebol.

Embora o uso do desfibrilador seja simples (o equipamento é autoexplicativo), ele só é recomendado para pessoas treinadas. Um leigo que presencie um desmaio deve, antes de mais nada, ligar para 192 (Samu), ou pedir que alguém telefone. Caso perceba que a vítima está sem pulso ou não respira, deve executar a massagem cardíaca: contrações rápidas (100 por minuto) e intensas (veja vídeo com orientações para leigos e para profissionais).

Primeiros socorros

Infelizmente, nem todo mundo está preparado para fazer as manobras de ressuscitação em uma situação como essa. “Em muitas partes dos EUA, isso é ensinado na escola”, observa o cardiologista. Já no Brasil, o conhecimento é limitado a quem faz curso de primeiros socorros por iniciativa própria ou por exigência do trabalho.

O treinamento para atuar em casos de paradas cardiorrespiratórias no serviço permitiu o supervisor de segurança Andelso Resende salvasse a vida da mulher no ano passado. “Vi que ela tinha apagado na cama e verifiquei que não estava respirando”, lembra. Imediatamente, ele executou as manobras e, assim que ela recobrou a consciência, Resende levou a companheira para o hospital mais próximo. “É importante que as pessoas saibam o básico”, acredita ele, uma testemunha de que conhecimento e a iniciativa podem salvar vidas.

Saiba mais sobre as arritmias cardíacas

- As arritmias cardíacas, associadas à frequência cardíaca elevada, podem resultar em infarto, principalmente se o indivíduo tiver predisposição, caso de hipertensos, fumantes, diabéticos e pessoas com antecedentes familiares;

- As arritmias cardíacas podem acometer do feto ao idoso. Daí a importância do diagnóstico precoce;

- Muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas e, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos;

- As arritmias podem provocar morte súbita, um evento inesperado, de evolução rápida, com parada cardiorrespiratória e morte, instantaneamente ou até 1 hora após o início dos sintomas;

- A taxa de sucesso da recuperação reduz em 10% a cada minuto após o início da parada cardíaca. É necessário todo o esforço para um atendimento imediato e eficaz;

– Em ambiente extra-hospitalar, como via pública, aeroporto, shopping center ou estádio de esportes, o cidadão que apresenta parada cardíaca e morte súbita somente terá chance de sobreviver se tiver acesso a um serviço de urgência equipado com desfibrilador, ou a um desfibrilador portátil (DEA);

Fonte: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)

Adquira o meu livro “Um coração saudável” e tenha mais conhecimento sobre esse assunto tão importante.

produto4_1

Clique aqui