Trate criança como criança
Dias atrás, perto de mim estava uma mãe falando brava com sua filha, porque a pequena não estava sentando direito, já que estava com uma mini saia.
Fiquei imaginando o que se passava na cabeça daquela criança, que aparentava uns cinco ou seis anos. Será que ela compreendia a chamada de atenção que estava levando de sua mãe?
Na concepção da criança não existe malícia. Então tanto faz a forma de sentar.
A responsável por ela, é que não devia vestir a menina com aquela roupa e exigir um comportamento de moça feita.
Muitas vezes, nós adultos agimos assim. Queremos que as crianças pensem e façam conforme nosso mundo, nosso entendimento.
É comum testemunharmos pais que ficam deslumbrados com a precocidade de seus filhos, desconfiam e comunicam para todo o mundo, que prevêem que seus pequenos sejam superdotados.
Acabam por exigir demais dos filhos.
Com as opções e facilidades de hoje, é normal que as crianças tenham uma destreza com os meios, mas isso não quer dizer que são gênios.
Criança é curiosa por natureza e quer aprender, mas é preciso ter em mente que eles aprendem melhor quando nós entramos no mundo deles, e não eles no mundo adulto. De tanto eles serem tratados como adultos, até parecem precoces, nas palavras, nas habilidades, no raciocínio, mas não passam de crianças, que não estão recebendo os ensinamentos de vida de forma correta. Porque pedimos que eles se portem como é exigido aos maiores.
Por exemplo, como exigir do filho de três ou quatro anos que fique calado e imóvel num ambiente que pede silêncio (missa, recepção de consultório)? Essa concepção ainda não cabe na cabecinha dele. Talvez os pais tenham que se revezar num compromisso desse tipo, até quando a criança tiver uns aninhos a mais e conseguir compreender melhor o que lhe estamos dizendo.
Crianças são como folhas em branco, eles aceitam e lidam muito bem com correção, disciplina e os costumes de seus pais, basta que tudo lhes seja ministrado com amor e carinho.
Brincar com eles e nisso inserir um ensinamento é uma ótima forma de fazer com que se interessem e levem uma regra para toda a vida.
Outra disposição que eles trazem naturalmente é a de sempre acatar e respeitar o que fala um adulto.
Basta que entremos no mundo deles.
Deus abençoe!
2 Comentários
Other Links to this Post
Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI
By Fabiana, 17 17UTC março 17UTC 2011 @ 7:39
Olá Sandro…
que artigo lindo…
com suas palavras vemos claramente os ensinamentos de Deus…
posso postar no facebook, e no twitter?
muitas mães precisam desta ajuda.
By Gorete, 17 17UTC março 17UTC 2011 @ 12:39
Infelizmente Sandro essa é uma realidade que vemos em nossas paróquias. Sou catequista e vejo isso de “famílias cristãs”, pais q cobram q seus filhos sejam adultos até msm na fé, sendo que eles não buscam o msm. Gosto muito dos seus artigos e sempre envio para meus contatos, inclusive nosso catequista publica no site de nossa paróquia, vc até fez um comentário. Que Deus te abençoe, que vc continue assim crescendo em graça e sabedoria. bjs…ah sou a Gorete que visitei vcs em dezembro que vim de Brasília e não de fusca…kkk….