10 dicas para uma paternidade mais saudável

Por Daniel Machado

É verdade que ninguém nasce sabendo ser pai. Não existe um pacote pronto, como num supermercado, onde podemos encontrar o modelo do pai pronto e perfeito. Ser pai é um processo que terá muitas intervenientes ao longo do caminho. O problema é que os homens chamados modernos não estão lutando para garantir ao seu “filhote” a parcela que lhe compete enquanto pai. O resultado disso são filhos cada vez mais entregues à responsabilidade da mãe (que acaba fazendo os dois papéis) ou profundamente abandonados – estando o pai presente ou não em casa.

 

Abaixo, listamos 10 dicas que podem ajudar os homens a serem mais próximos de suas famílias e dar qualidade ao seu ‘ser pai’. O texto é retirado do site americano ‘The National Fatherhood Initiative’ com adaptações minhas.

1) Respeite a mãe de seus filhos

Uma das melhores coisas que você, como um pai, pode fazer por seus filhos é respeitar a mãe deles. Se você é casado, isso também vai contribuir para manter o seu relacionamento forte e saudável. Tire um tempo – pelo menos semanalmente – para investir nesse relacionamento e mantê-lo forte diante das crianças. Se você não é casado, mesmo assim é importante respeitar e apoiar a mãe de seus filhos. Um pai e uma mãe que respeitam um ao outro e deixa transparecer isso para as crianças, fornece um ambiente seguro para elas. Quando veem o respeito entre os pais, os filhos são mais propensos a sentir que também são aceitos e respeitados.

2) Passe tempo com seus filhos

Isso é mais complicado do que parece, eu sei. Mas quando um pai passa tempo com os filhos, está demonstrando para eles o que realmente é importante. Se você aparece sempre muito ocupado, seus filhos vão se sentir negligenciados, não importa o que você disser. Frases como: “O papai está trabalhando para lhe dar o melhor” não adiantam, pois a criança absorve o que o pai diz com atos e não com palavras. Valorizar o tempo com eles significa sacrificar o tempo com outras coisas. Os filhos crescem tão rapidamente, não é mesmo? E experiências perdidas são perdidas para sempre.

3) Ouça primeiro, fale depois

Com muita frequência, a única vez que muitos pais procuram seus filhos para uma conversa é, geralmente, quando eles estão se metendo em confusão. É por isso que muitas crianças se encolhem quando a mãe diz: “Seu pai quer falar com você”.  Tire um tempo para ouvir as ideias e os problemas de seus filhos. Serem ouvidos ajuda-os a se sentirem respeitados e compreendidos. Comece a ouvir e a falar com seus filhos enquanto eles são jovens, para que os assuntos e as decisões mais difíceis do futuro não sejam assim tão complexos. Quando um pai para e ouve o seu filho, está lhe transmitindo segurança e uma maravilhosa mensagem: “Você é importante para mim”.

4) Disciplina com amor

Todas as crianças precisam de orientação e disciplina não como punição, mas para estabelecer limites razoáveis. Lembre seus filhos das consequências de suas ações e ofereça recompensas significativas para o comportamento desejável. Filhos que crescem sem o contorno do pai acreditam que o mundo não tem limites. Você já viu como um desenho sem contorno fica sem graça? Portanto, mostre disciplina a seu filho de uma forma calma e com amor, e assim você lhe oferecerá um mundo mais justo.

5) Seja um modelo

Os pais são modelos para os filhos, quer se apercebam disso ou não. Uma garota que passa o tempo com um pai amoroso cresce sabendo que ela merece ser tratada com respeito pelos meninos, e é isso que ela vai querer encontrar futuramente em um marido. Pais podem falar aos filhos o que é importante na vida, mas somente um modelo pode os ensinar. Honestidade, humildade e responsabilidade não são transmitidos por palavras, mas sim por atos. Seja, principalmente, um modelo de fé. Os valores religiosos que você quer para os filhos não serão transmitidos na catequese, mas na sua atitude perante Deus. Muitos jovens rejeitam a religião, porque cresceram vendo uma dicotomia entre a fé professada e a fé vivida dos pais.

A crise da masculinidade

6) Seja um professor

Muitas vezes, pensamos que ensino é algo que os outros fazem lá no prédio escolar. Mas um pai que ensina seus filhos sobre o certo e o errado e os incentiva a fazer o seu melhor, vai presenciar as boas escolhas deles no futuro. Um pai deve usar exemplos do cotidiano para ajudar seus filhos a aprender as lições básicas da vida. Considere o conhecimento que você adquiriu sobre a vida, os bons valores que seus pais transmitiram a você. Ofereça cultura, arte, conhecimento e sabedoria a seu filho, porque um professor pode ensinar tudo isso, mas somente um pai pode imprimir uma marca para o resto da vida.

7) Comer e rezar juntos com a família

Refeição é algo que as culturas primitivas consideravam como algo sagrado. Ok, eu sei que não é assim na modernidade. Mas pense como compartilhar uma refeição juntos (café da manhã, almoço ou jantar) pode ser uma parte importante e saudável da vida familiar. Além de ‘quebrar’ a estrutura de um dia de ocupação (que você já teve ou vai ter), você dá às crianças a oportunidade de falar sobre o que eles estão fazendo ou querem fazer. Também é um bom momento para os pais ouvirem seus filhos. A oração em família é importante para uni-los em torno da fé. Diz o ditado que “família que reza unida permanece unida”. Mas o mais importante é que, priorizando uma refeição e uma oração juntos, você promoverá um tempo para unir sua família. Se não conseguir fazer isso durante a semana, não arrume desculpas para não o fazer pelo menos aos domingos.

8) Ler para seus filhos

Em um mundo onde televisão e tecnologia dominam a vida das crianças, é importante que os pais façam o esforço de ler para seus filhos, pois participam de um mundo saudável de fantasia e criatividade próprios desse tempo. A leitura não é algo mecânico, mas afetivo. Ao estar em contato físico com o filho enquanto lê, o pai confere vida ao mundo imaginativo dele. Leia para seus filhos enquanto ainda são pequenos; e ao crescerem um pouco, incentive-os a ler por conta própria. Incutir nos seus filhos um amor pela leitura é uma das melhores maneiras de garantir que terão uma vida de crescimento.

9) Demonstrar afeto

As crianças precisam se sentir seguras em saber que são queridas, aceitas e amadas por sua família. Vamos ser sinceros, homens, muitos de nós não enxergamos isso em nossos pais, não é mesmo? Não recebemos carinho, afeto, um beijo ou sequer um abraço; por isso, para muitos de nós, é difícil reproduzir esse gesto. Mas vamos fazer um esforço! Você, pai, se sentirá confortável abraçando seus filhos. Demonstração de afeto todos os dias é a melhor maneira de deixar que seus filhos saibam que você os ama.

10) Ser um pai para sempre

Certa vez, ouvi um escritor dizer que todo pai leva para o túmulo uma dúvida: se foi ou não um bom pai. Você terá essa certeza à medida que vir os filhos saindo de casa e, mesmo depois de crescidos, vê-los olhando e voltando para consultar a sabedoria e os conselhos de seu pai. Quer se trate de escolaridade, um novo emprego ou um casamento, os pais continuam a desempenhar um papel essencial nas escolhas e na vida de seus filhos à medida que crescem e, talvez, mesmo depois de casarem e construírem suas próprias famílias.

– See more at: http://destrave.cancaonova.com/10-dicas-para-uma-paternidade-mais-saudavel/#sthash.axijuYTR.dpuf