Novena de Pentecostes: 7º Dia

Espírito do amor, dai-vos a mim para que eu viva sempre em vós e vós em mim.

Maria_Pentecostes

A Festa de Pentecostes se aproxima cada dia mais… vamos ver o que o Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre esta data tão importante para a Igreja:

“No dia de Pentecostes (no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: da sua plenitude, o Cristo, Senhor, derrama em profusão o Espírito. 
Neste dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. A partir deste dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que crêem nele; na humildade da carne e na fé, eles participam já da Comunhão da Santíssima Trindade. Pela sua vinda – e ela não cessa – o Espírito Santo faz o mundo entrar nos ‘últimos tempos’, o tempo da Igreja, o Reino já recebido em herança, mas ainda não consumado: vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé; adoramos a Trindade indivisível, pois foi ela quem nos salvou.” (CIC § 731s)

Rezemos juntos o sétimo dia da nossa Novena de Pentecostes:

******* 7º Dia ********
Espírito de Adoração dos filhos de Deus

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

VENI CREATOR

Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai.

E enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o intercessor, do Deus excelso o Dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons e sois poder nas mãos do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor.
Nossa fraqueza encorajai ,qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz;
Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém.

INVOCAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me:
Uma inteligência que te conheça;
Uma angústia que te procure;
Uma sabedoria que te encontre;
Uma vida que te agrade;
Uma perseverança que, enfim, te possua.
Amém.   (Santo Tomás de Aquino)

 

MEDITAÇÃO
São Paulo expressou muito bem a ação do Espírito Santo nas almas com estas palavras: “Todos os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14). E com elas o Apóstolo assinala um nexo misterioso entre a moção do Espírito Santo e a divina adoção. Pelo Espírito Santo tornamo-nos filhos de Deus e, como filhos, somos movidos pelo Espírito de Deus.
     O Espírito Santo, com efeito, é chamado na Escritura “Espírito de adoção dos filhos, no qual clamamos Abba, Pai. Porque o mesmo Espírito dá testemunho a nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Rm 8,15). Sem dúvida que somos filhos pela graça e que este dom precioso, verdadeira participação da natureza divina, põe-nos em íntimas e especiais relações com as pessoas divinas; faz-nos filhos do Pai, incorpora-nos a Jesus e de certa forma o Espírito de Deus se faz nosso espírito. Estas relações são simultâneas, mas, na ordem da apropriação, a missão do Espírito Santo é a primeira em nossas almas ,porque o primeiro dom,
intimamente ligado à graça ,é a caridade. O Espírito Santo traz a alma a fecundidade do Pai e nos enlaça amorosamente com o Filho. Somos filhos de adoção, porquanto recebemos o Espírito Santo.
     E porque somos filhos do Pai e estamos incorporados a Jesus, o Espírito do Pai e do Filho faz-se nosso de maneira inefável. Assim como nosso espírito natural
é que dirige e move nossa vida do tempo, assim este Espírito de Deus, feito nosso pelo mistério de nossa adoção, move e dirige nossa vida da eternidade.
     Porque somos filhos, somos herdeiros e “ninguém pode chegar à herança daquela terra dos bem-aventurados, se não movido e guiado pelo Espírito Santo”. É ensinamento de Santo Tomás de Aquino que interpreta neste sentido as palavras do salmista: “Teu Espírito bom me conduzirá à terra certa” (14,120).
(D. Luís M. Martinez)

 

ORAÇÃO
Espírito Santo, vem iluminar-me o espírito e enchê-lo de tua luz. Faze-me conhecer e compreender todas as coisas como Deus as conhece e compreende. Faze-me adotar o ponto de vista da sabedoria divina nas apreciações sobre o mundo e minha vida.
Comunica-me a medida infinita da tua visão sobre meu destino e faz passar por minha inteligência tão acanhada toda a grandeza ilimitada da inteligência de Deus.
Faze-me julgar a maneira divina com aquele julgamento penetrante que discerne a verdade e a adota em toda a sua profundidade. Pela forca de tua luz afasta de mim as sombras da mentira e guarda-me numa retidão absoluta de pensamento. Não me deixes perder-me jamais pelas ilusões que me satisfazem o amor-próprio; possibilita-me, antes, um desapego que me faça amar a clareza.
Desprende-me de qualquer paixão obscurecedora, de toda tendência que queira camuflar o real e engaja-me numa adesão total àquele que é a luz. Torna-me, de todo em todo, transparente a esta luz, acolhedor de tudo quanto me ensinam da parte de Cristo. Amém.
(Pe. J. Galot, S.J.)

 

Jaculatória do dia:
Espírito do amor, dai-vos a mim para que eu viva sempre em vós e vós em mim.