Novena de Pentecostes: 8º Dia

Espírito Santo, manifestai-me a vossa personalidade, a vossa presença e o vosso poder!

Quantas a quantas vezes não sabemos o que fazer, e muito menos sabemos ‘o que’ e ‘como’ pedir a Deus, diante das nossas fraquezas. Neste oitavo dia da Novena em Preparação para o Pentecostes, pediremos ao Espírito Santo para que seja o nosso auxílio em todas as nossa dificuldades.

Rezemos: 

******* 8º Dia ********
Espírito que vem em auxílio de nossas fraquezas

espirito_santo_2

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

VENI CREATOR

Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai.
E enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o intercessor, do Deus excelso o Dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons e sois poder nas mãos do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor.
Nossa fraqueza encorajai ,qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz;
Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer.


Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém.

INVOCAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me:
Uma inteligência que te conheça;
Uma angústia que te procure;
Uma sabedoria que te encontre;
Uma vida que te agrade;
Uma perseverança que, enfim, te possua.
Amém.   (Santo Tomás de Aquino)


MEDITAÇÃO

 O Espírito Santo que “penetra as profundezas de Deus” ( I Cor 2 ,10) e por isso conhece perfeitamente a natureza e os mistérios divinos; que penetra todas as coisas e por isso conhece de igual modo as finezas e os segredos da virtude elevada, como também conhece a necessidade e as deficiências das nossas almas, vem tomar-nos pela mão para guiar-nos à santidade. Enquanto procedermos por nossa iniciativa, a nossa orientação para Deus é sempre imperfeita, incompleta, porque agimos de modo humano. Quando, porém, intervém o Espírito Santo, ele opera como Deus, de modo divino, orienta-nos e atrai-nos completamente para ele.
     Quando somos nós a agir ,devemos começar sempre com o trabalho do pensamento e só depois passamos à determinação da vontade. Mas porque o nosso
pensamento é tão limitado, eis que na prática ficamos sempre imensamente abaixo daquilo que deveríamos fazer por Deus. Quando, pelo contrário, intervém o Espírito Santo, ele age diretamente sobre a vontade atraindo-a a si, inflama-nos o coração e consequentemente nos ilumina a mente. Assim nasce em nós aquele
sentido de Deus que não sabemos exprimir, mas que nos faz conhecer e amar a Deus e nos orienta para ele mais que qualquer raciocínio ou expediente nosso. Então sentimos que Deus é “único”, que todas as coisas estão infinitamente distantes dele; sentimos que ele merece todo o nosso amor e que este não vale
nada em comparação com a infinita amabilidade divina; sentimos que qualquer sacrifício é sempre insignificante para um Deus tão grande. Mesmo assim, o Espírito Santo coloca-nos no caminho da santidade. E fá-lo ajudando-nos a superar as dificuldades práticas. Muitas vezes, por exemplo, encontramo-nos em luta com um defeito que não conseguimos vencer, com uma virtude que não acabamos por adquirir, com uma perplexidade que não logramos resolver, mas, a certa altura, sem sabermos como, as coisas mudam. Vemos, então, com clareza aquilo que antes nos deixava duvidosos e conseguimos fazer com facilidade aquilo que antes parecia impossível. Também isto é fruto da ação do Espírito Santo na nossa alma. Eis por que as suas iniciativas são tão preciosas para nós e devemos desejá-las e invocá-las com tanta confiança.
(Pe. Gabriel de Sta. M. Madalena, OCD)

ORAÇÃO
Espírito Santo, faze-me ver tudo o que desejas que eu veja, para que partilhes comigo toda a luz que habita em ti. Faze-me ver o que não posso ver, as realidades invisíveis, mais importantes que tudo quanto cai sob os meus sentidos.
Faze-me ver o que receio ver, por medo das exigências da luz, por fuga aos esforços e à renúncia. Faze-me ver o que eu gostaria de ver: o caminho a seguir e as decisões difíceis de tomar.
Faze-me ver o que eu julgo saber e não sei, sobretudo toda a verdade de Deus e de Cristo. Faze-me ver o que eu deveria ver e que os meus preconceitos impedem de descobrir, a verdade das minhas fraquezas e de minhas faltas.
Faze-me ver o que eu poderia ver e não percebi até agora, as evidências gritantes pelas quais passo como cego. Faze-me ver o que comecei a ver, sobretudo esta bondade divina jamais conseguirei perceber em toda a sua dimensão. Faze-me ver o que tu és, a beleza do meu destino, a grandeza do universo e a imensidão de Deus.
(Pe. J. Galot, S.J.)

Jaculatória do dia:
Espírito Santo, manifestai-me a vossa personalidade, a vossa presença e o vosso poder!