Novena de Pentecostes: 9º Dia

O pecado é incompatível com a presença do Espirito Santo.

Na sequência de Pentecostes dizemos: “doce hóspede da alma, o amorável hóspede de nossa alma.”  O Espirito Santo é nosso hóspede. Com a sua presença enche de honras e riquezas. Por isso, queremos neste último dia da nossa Novena de Pentecostes rezar, pedindo para que ele venha nos encher e fazer o nosso coração digno de sua Majestade.

pentecostes

******* 9º Dia ********
Espírito Santo, Mestre interior

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

VENI CREATOR

Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai.
E enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o intercessor, do Deus excelso o Dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons e sois poder nas mãos do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor.


Nossa fraqueza encorajai ,qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz;
Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém.

INVOCAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me:
Uma inteligência que te conheça;
Uma angústia que te procure;
Uma sabedoria que te encontre;
Uma vida que te agrade;
Uma perseverança que, enfim, te possua.
Amém.   (Santo Tomás de Aquino)

 

MEDITAÇÃO

      A presença do Espirito Santo é em nós a origem da alegria mais suave. Para possuir a Deus pessoalmente, não temos que esperar que surja a aurora da bemaventurada eternidade: nós já o possuímos pelo Espirito Santo, que é a garantia da posse perfeita em melhor vida. Desde este mundo, temos um antegosto do céu, não somente porque Deus se ama a si mesmo em nós, mas porque também nós amamos a Deus, como ele se ama a si mesmo, isto é, por Deus, pelo Espirito Santo que nos foi dado.
     São Bernardo, pois, tem razão para exclamar: “O doce ósculo em que a alma, não contente em reconhecer a Deus por Pai, ama-o também como Pai que não se conhece bem senão quando se ama perfeitamente!” Prossegue o Santo: “A alma que ouve o Espirito do Filho a orar nela deve ser persuadida de que o Pai a ama como ama o Filho, pois que sente em si o Espirito do Filho… No Espirito do Filho, pode considerar-se filha do Pai, esposa ou irmã do Filho. Como irmã, porque tem o mesmo Pai. Como esposa, porque está no mesmo Espirito. Se o matrimônio faz dos dois esposos uma só carne, com quanto maior razão esta união no Espirito produz a unidade!”. A antiga arte cristã exprimia de maneira bem tocante esta íntima união do Espirito Santo e da alma santificada. Representava a alma sob a imagem da pomba. Dizia que vinha do Espirito Santo, que nascia dele. Mais simplesmente, nomeava-a “spirita sancta”.
     E, pois, o Espirito Santo o nosso consolador, o nosso Paráclito no sentido mais elevado da palavra. Nada se pode equiparar a consolação que nos espera no céu. Lá não haverá pecado, nem sofrimentos, nem lágrimas. Deus enxugará o nosso pranto (Ap 21,4), a aspiração ao Sumo Bem, a saudade da pátria hão de achar plena satisfação na posse feliz de Deus. Tal é a consolação do céu. Tal é também quase a consolação que nos traz o Espirito Santo com sua presença em nossa alma.
     Enquanto habita em nós, o pecado não é possível. O pecado é incompatível com a presença do Espirito Santo, cuja providência nos preserva do mal. As provações e os sofrimentos perdem a amargura, quando o Espirito Santo comunica ao nosso coração as suas agradáveis inspirações. Ele mesmo se torna o penhor da felicidade que na pátria desfrutaremos. Assim, já desde este mundo, vivemos vida toda celeste e nos regozijamos na esperança da glória dos filhos de Deus (Rm 5,2). Na verdade, nada mais do que isto teremos no céu. A posse será mais perfeita, bemaventurada. Eis tudo. Eis por que a magnifica sequência Pentecostes chama o Espirito Santo: doce hóspede da alma, o amorável hóspede de nossa alma. Sim, na verdade, hóspede cheio doçura! O Espirito Santo é nosso hóspede. Com a sua presença enche de honras e riquezas. E manancial de júbilo. Jamais o esqueçamos! Honremos este doce hóspede de nossa alma. Amemo-lo! Esforcemo-nos para que a sua permanência em nosso coração se tome agradável. Consideremos a possibilidade de ele nos deixar como a maior calamidade que nos possa acontecer. Deixar-nos! Pode fazê-lo, pois que ainda é hóspede nosso e de nós depende o conservá-lo para a eternidade.
(Pe. MaurIcio Meschler, S.J.)

ORAÇÃO
Espirito Santo, enche-me de tua presença como gostas de fazê-lo que se abrem à tua vinda, a fim de que tudo se transforme em mim e me tome homem novo. Enche-me de ti, dom de Deus, plenitude suprema. Enche-me de tua presença, para que ela faça de todo o meu ser santuário. Enche-me de tua luz, para que faça surgir em mim pensamentos novos, mais elevados. Enche-me de tua vida, de sorte que possa viver em minha existência humana a vida superior de Deus. Enche-me de teu amor, a fim de que toda minha conduta consista em amar a maneira extrema do amor divino. Enche-me ao máximo, conforme a minha capacidade de te receber. Enche-me sem cessar, aumentando o teu domínio sobre mim e fazendo crescer em mim a tua santidade. Enche-me de tua alegria, de teu amor, de teu inebriamento e cumula toda a Igreja de tua unidade.
(Pe. J. Galot, S.J.)

Jaculatória do dia:
Deus de bondade, fazei de meu coração um digno da vossa majestade