Canção Nova reza o Terço com as famílias de Pinda

HOJE FAZ 11 ANOS DO TERÇO EM FAMÍLIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE. PEÇO QUE A VIRGEM DE GUADALUPE ABENÇOE, PROTEJA, DERRAME TODAS GRAÇAS DO CÉU SOBRE CADA FAMÍLIA. DEUS ABENÇOE CADA UM EM ESPECIAL. ‘FELIZ ANIVERSÁRIO’”
(Grupo De Amigos Canção Nova Pindamonhangaba/SP )

terçopindaCN

Vendo isto, senti-me na obrigação de contar esta estória, pondo em prática a inspiração que tive quando participei do Terço na casa do casal Vicente e Sueli. Como era maio, resolvi pedir à Silvia e ao Manoel que relembrassem como tudo começou. Assim poderíamos fazer memória das graças que Nossa Senhora tem derramado sobre as famílias do Terço em Família em Pindamonhangaba e sobre a Missão Canção Nova em São José dos Campos.

Como já são 11 anos, pode parecer que tudo começou em 2004, certo? Não, tudo começou mesmo em 2003, e partiu da Missão Canção Nova de São José dos Campos. Como a comunidade passava por algumas necessidades, foi solicitado à Silva e ao Manoel (casal responsável pelo Terço em Família) que convidasse pessoas que doassem alimentos para ajudar a manter a comunidade. As primeiras famílias que responderam somavam 6. Durante um ano elas doaram mês a mês um quilo de alimentos para a Silvia e ela os repassava para a comunidade.

guadalupe

Como surgiu o Terço em Família? A Silva e o Manoel tinham em casa uma estampa de Nossa Senhora de Guadalupe que fora trazida do México pelo Pe. Alexandre Paccioli. Essas estampas trazidas por ele foram doadas a membros da Canção Nova de Cachoeira Paulista. A Silvia ganhou a sua estampa da irmã, Marina. O casal até tinha pensado em montar um grupo de terço, mas o projeto acabou fracassando por várias razões.

Assim, quando já fazia um ano que aquelas famílias doavam alimentos para a comunidade de São José dos Campos, a Sílvia teve a inspiração de, como ela mesma diz, compensar aquelas pessoas pela generosidade, com um Terço com a estampa de Nossa Senhora de Guadalupe. Então, tudo começou bem pequenininho, as famílias convidavam vizinhos, que também queriam o terço em suas casas, e passavam a também fazer a doação de alimentos. Hoje são cerca de 40 famílias que recebem a visita da estampa de Nossa Senhora, que o Manoel caprichosamente montou em uma capelinha. A cada segunda-feira Nossa Senhora deixa uma casa e é entronizada em outra, com a oração do terço e a partilha da Palavra de Deus. A Missão Canção Nova de São José dos Campos participa mensalmente enviando dois missionários para rezarem na casa que recebe Nossa Senhora.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Claro que algumas famílias tiveram seus momentos de dor, de tristeza, passaram por doenças, por mortes. Mas todos são unânimes em ressaltar as graças que através de Nossa Senhora de Guadalupe foram derramadas: conversões, curas, reconciliação e paz nas famílias, amizade, fraternidade…

Para finalizar esta estória linda, é o Manoel quem afirma que, hoje, é Nossa Senhora quem dá as diretrizes sobre quem precisa mais dela. Famílias com membros enfermos ou que enfrentam dificuldades recebem a visita da Mãe não apenas por uma semana, mas pelo tempo necessário, dependendo do caso. E Ela vai realizando as maravilhas que nós, família Canção Nova, não cansamos de proclamar: “Na Canção Nova, é Ela quem tudo faz!”

O casal que nos recebeu em sua casa no mês de maio, Vicente e Sueli, e o casal responsável pelo Terço, Manoel e Silvia.

terçopindaCN2

Se você é de Pindamonhangaba e quer que a Canção Nova reze em sua casa este terço, entre em contato conosco (12) 3923-7000.

 

Maria Helena
Comunidade Canção Nova SJC – Segundo Elo