Dia de São Bento

Conheça a história de São Bento

Imagem: google.com

Hoje comemoramos o dia de um dos santos mais venerados da Igreja católica: São Bento. Ele foi um reformador religioso, fundador da Ordem Beneditina e famoso por seu combate espiritual, foi denominado por São Gregório como “astro luminoso”, representava esperança em um tempo de escuridão devido à perda dos valores Cristãos.

Nascido na cidade de Núrcia, Itália no ano de 480, era filho de nobre e iniciou seus estudos na região onde nasceu, ainda jovem foi enviado para estudar em Roma, mas buscando a santidade do corpo e da alma travou seu primeiro combate espiritual contra sua própria inclinação para o mal, deixando a cidade para viver em uma gruta, onde por três anos, dedicou seu tempo a oração, meditação e prática de exercícios espirituais.

Conta-se que seu refúgio foi descoberto e sua fama de santidade se espalhou na região passando a ser visitado por muitas pessoas em busca de conselhos e direção espiritual. Ele foi convidado a ser superior do convento de Vicovaro, mas não se conformou com a forma de vida incoerente dos monges, tendo estes por inveja buscado envenená-lo, mas após São Bento abençoar o vinho que ofereceram a ele, a taça se quebrou.

Os 73 capítulos do livro “A Regra de São Bento” escrito pelo santo, contém um manual para vida monástica que prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência, sendo utilizado por muitos mosteiros até os dias de hoje.

Em um tempo que também nossa sociedade vive um declínio moral e espiritual, e nos sentimos muitas vezes na escuridão e com medo, peçamos a intercessão de São Bento, para que nos ajude a priorizar em nossa vida sua regra, que nos dá esperança e nos ajuda a viver na luz de Cristo.

Oração da Medalha de São Bento

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”

Rogai por nós Bem-Aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Fontes: https://gaudiumpress.org/content/96537-sao-bento-definido-por-sao-gregorio-como-ldquo-um-astro-luminoso-rdquo/

https://abadiadaressurreicao.org/sintese-historica-da-regra-de-sao-bento.html

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-07/sao-bento-renascimento-europa-festividade.html

Telma Daniel

Missionária Comunidade Canção Nova