É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.

Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…

Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Na bíblia, temos um grande colérico, Paulo: A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado.

Profissionalmente: São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.

Dicas para servir a Deus: Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurrecto.

Ouça o podcast: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1941

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova

Confira também: O que é Temperamento e Temperamento Sanguineo, os próximos serão Melancólico e Fleumático.

55 Comentários

  1. Minha esposa é isso mesmo que está descrito nesse texto. Mas infelizmente eu estou desistindo da convivencia com ela, pois estou esvaido de tanta humilhação e desmoralização pública que já recebi nestes quase dez anos.Acho que ser sincero demais com os próprios pensamentos e conclusões é no mínimo falta de principios e de muita educação, ou é maldade mesmo.

  2. Ana Maria Spinardi

    Edson . Levei um susto quando li e me senti uma pessoa colérica .não gostei muito da palavra mas setava me encontrando em cada palavra que ia lendo.Só discodei do vingativa,mas vi que so não o sou porque me vigio muito.Foi muito bom ver e ler isto ;pois tenha a certeza que colocarei em pratica à favor de JESUS, ainda mais se for pra ser imitadora de Paulo de quem sou fã. Valeu beijos e obrigado.

  3. Sou basicamente um colérico, e nas muitas vezes que não querem adotar a minha decisão ou o que penso, fico muito impetuoso, e não quero saber da opinião dos outros, posso controlar minhas emoções tendo que as vezes tenho razão, mas mesmo assim não reconhecem? tenho 21 anos e trabalho em uma multinacional, estamos espostos a muita pressão e decisões, quero aprender e muitas vezes me impossibilitam, posso aprender sem mogoar e ferir a ética?

    Sou coordenador de grupo de jovens, estarei assumindo agora em 1º de maio, as vezes sou muito individualista como já disse, como faço para não passar isso para os jovens que me cercam?

    abraços…Gui

  4. Achei o texto muito interessante, pois acho que sou assim mesmo. Mas uso este temperamento também para falar de Deus, da igreja, das minhas praticas religiosas para com todas as pessoas que convivem comigo. Cobro das pessoas que conheço a falta de religião, por não irem quase nunca na igreja, por estar em falta com Deus.Sou bastante geniosa e muitas vezes até ofendo as pessoas, pois adoro cobrar, questionar. Sou muito otimista, tenho muita coragem, gosto de desenvolver o meu papel com perfeição.

  5. Sonia Maria Sandin França

    Querido irmão, o titulo do seu artigo chamou-me bastante a atenção, fui lendo-o e me situando muito nele, no final a constação “São Paulo”. Ele é meu exemplo de cristão, sou sua “fã” e penso que sua eleição deveu-se exatamente ao seu temperamento, face as dificuldades do trabalho junto aos gentios, só um homem com seu temperamento seria capaz como ele o foi. E deu conta do recado, teve a certeza de ter realizado com afinco a missão que o Senhor o confiou,´pois visualizava sua coroa no céu a espera de sua chegada, e não tinha medo de ir ao encontro dela, por ser como era, assumiu tão profundamente o Cristo e a missão, que ambas se misturaram nele, a ponto de viver o Cristo…assumir sua identidade, viver sua vida, tomou sua cruz e o seguiu de verdade. Quantos cristãos precisavam ficar cegos para enxergar uma nova realidade…sair das trevas e ver a Luz.
    Parabéns, voce foi muito feliz na escrita deste artigo e muito obrigada por me dar a oportunidade de refleti-lo, ruminá-lo.
    Reze por mim, pois estou lutando para ser um pouco desse apostolo fabuloso!!!
    Sonia Maria

  6. Deus criou o mundo porque viu uma forma de materializar o seu amor de forma infinita.O homem foi feito por último devido a ser o explorador da grandeza da criação de Deus,porque tudo foi feito para o homem.Deus viu no homem uma maneira de se multiplicar através da ação de sua criação.Nessa variedade de personalidades do homem Deus espera amorosamente que o homem utilize o que ele é para glorificar a Deus.Todos nós somos chamados a glorificar a Deus com a nossa vida.Precisamos nos desprender do mundo e servir a Deus naquilo que somos.As pessoas vivem infelizes porque querem agradar a si próprias ou aos outros quando se procurassem agradar a Deus encontrariam a si próprias.Os timidos glorifiquem a Deus.Os extrovertidos glorifiquem a Deus,os coléricos glorifiquem a Deus,aos homens simplesmente amem.

  7. Fantástica essas práticas definições sobre o colérico, como colérico nato a impressão de estar ouvindo alguém definir-me em minhas qualidades e defeitos. O melhor em tudo isso é perceber que o Espírito Santo faz novas todas as coisas e como Paulo posso tornar-me um anunciador do amor e da misericórdia do Senhor em nossa vida.

    Sejamos fiéis e dóceis ao Espírito Santo…

    Que o Deus da paz vos santifique inteiramente, e que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Àquele que vos chama é fiel; Ele o realizará. ITes 5,23s

  8. Prezado Edson Oliveira, meditando um pouco este artigo relembrando meus comportamentos percebo várias características deste temperamento em minha vida cotidiana, mas reconheço que preciso falar mais de Cristo.

    Peço que reze pela minha conversão.

  9. Olá! eu li este livro Temperamento Controlado pelo Espírito. É muito interessante pois ele primeiramente mostra o lado positivo de seu temperamento assim vc logo se identifica e descobre onde se encaixa, mas depois que vc já se identificou ele mostra as fraquezas deste temperamento, e aí é que está o legal, pois já identificado vc não tem como escapar da crítica e vc até se choca com as fraquezas apresentadas, é difícil encararmos de frente e sem máscara as nossas fraquezas, aí a gente se equilibra novamente entre positivos e negativos, e a parte importante do livro é a cristificação que vai transformando as fraquezas e canalizando positivamente os sentimentos.´Muito bom!

  10. Me identifiquei de imediato com o texto. Por sinal, estou passando por uam crise muito forte, com o meu filho; exatamente por ele não ter feito o que eu disse.
    Avise-o várias vezes, para não deixar o meu carro dormindo no portão de casa, até mesmo porque temos garagem, ele não me ouviu; conclusão???? Na madrugada de domingo p/segunda (09/04), furtaram- o. O meu filho tem só 34 anos. Adquiri este automóvel por ocasião de minha aposentadoria, estava todo reformado, inclusive com kit gás; é uma PARATI – 90. Agora, pergunto a voces: não tenho razão de estar magoada, aborrecida? Ele não valorizou meu sacrifício!E também não tem a mínima condição de comprar outro e eu muito menos, já que sou aposentada pelo INSS. Talvez, se eu tivesse dado um “ataque colérico”…ponha este carro AGORA na garagem esta fato não teria acontecido.
    Peço que rezem por mim, pois está muito difícil ….

  11. IVAIR ANTONIO

    OLÁ,EU LI ESTE LIVRO E ACHEI MUITO POSITIVO EM TUDO QUE LIA.POIS DEUS FEZ TUDO A SUA MANEIRA PÁRA QUE POSSAMOS NOS DAR DE BEM UMS COM OS OUTROS.JUNTAMENTE COM MINHA ESPOSA,VI QUE TUDO SE ENCAICHA. PARA MIM QUE SOU COLÉRICO E PARA ELA QUE É FLEUMÁTICO. NÃO SEI PORQUE,MAS TEMOS A INFELICIDADE DE NA MAIORIA DAS VEZES DESTACARMOS OS PONTOS NEGATIVOS DO QUE OS POSITIVOS QUE LEMOS.TENHO ME ESFORÇADO PARA MUDAR A MINHA PARTE NEGATIVA,MAS,EM VÃO.POR MAIS QUE TENTO NÃO SER TUDO,OU MELHOR,QUASE TUDO AQUI DESCRITO NO LIVRO ,EU SEMPRE ACABO VOLTANDO AO MESMO ERRO.POIS PENSO QUE COMO EU,MUITAS PESSOAS COLÉRICAS “LEVAM” COM SIGO A VONTADE DE MUDAR SEUS PENSAMENTOS E ATITUDES PRINCIPALMENTE ENTRE OS DE SUAS FAMILIAS.E MAIS DO QUE NUNCA COLOCAR A MESMA RAZÃO EM SEUS CORAÇÕES QUE LEVOU A PAULO A SER O QUE FOI NA NOSSA IGREJA.

  12. Oi Nao vou colocar o meu meu nome, mas eu sofro muito com o meu temperamento, ele é muito forte e as vezes ele que expludir e os que convivem comigo, me ofendem por eu ser colerico, e falam do meu temperemnto, me ofendendo como se fosse algo ruim, e é muito dificil para conviver , pesso ajudar de voces que rezem por mim e que o Espirito Santo continui me controlando colocando a rede ana minha boca e que Ele domine sempre a minha redea.

  13. Luzia Aprecida Bueno

    Ao expor através da CN esse tema sobre temperamentos, percebo que as pesoas aprendem a lidar com isso com maior facilidade e vem que não é algo de outro mundo,que todos nós temos o nosso proprio temperamento, porém, o que faz a direcença é como o direciono. Sei pefeitamente que esse também é o meu temperamneto, mas deixo Deus tomar conta, a cada dia tento deixar-me lapidar pelo amor do Pai.

  14. Sinto-me atraída por um homem de temperamento colérico. Sei que são pessoas extremamente difíceis, mas peço a Deus que dê a graça de encher o coração dele de amor por mim e fazer transbordar-lo de amor por Jesus. Só assim terei coragem de enfrentar uma relação com um colérico. Que a ação do Espírito Santo que ocorreu no apóstolo Paulo aconteça nele também.

  15. Olá Bráulio!!
    Se por acaso vc voltar a esta página… gostaria de te dizer pra tentar mais um pouco, tentar com fé e com muito amor. Posso testemunhar à voce que hj que uma situação foi resolvida em minha familia, com muita persistencia e fé. è como se Deus tivesse dito: “Pronto, agora que vcs pararam de brigar e fizeram silêncio eu resolvo pra vcs.”
    Paz de Jesus, Irmão!

  16. Nossa me identifiquei totalmente…

    A carapuça serviu !

  17. EU PROVAVELMENTE NÃO TERIA MAIS EMPRESTADO O CARRO NA SEGUNDA VEZ QUE ELE DEIXASSE O CARRO FORA DA GARAGEM.. É PRA VC TER UMA IDÉIA DO QUÃO “COLÉRICA” EU SOU KKKKK

  18. Fátima Rosa

    Me identifiquei em muitos pontos, foi bom ler seu texto para aprender a vigiar para não cometer excessos.
    Deus é misericordioso.

    Abraços

  19. Dalvinha França

    Saber um pouco mais de si mesmo nos ajuda certamente a entender o porquê de determinadas atitudes e a não exigir dos demais a mesma compreensão. Só tenho a agradecer o idealizador desse espaço. Fui considerada colérica, pela primeira vez, por um colega de trabalho com quem me relaciono muito bem. O modo dele trazer à tona esse termo me fez encará-lo amigavelmente. Espero que outras pessoas ao se verem aqui, ao invés de se torturarem repetindo o termo….olhem-se com carinho e saibam lidar cada vez mais consigo mesmas. Não estranhem se o mundo lhes parecer melhor consequentemente.
    Fiquem todos na presença de Deus.

  20. Estou me analisando. Verdadeiramente não sei se sou colérica, embora tenha bastantes adjetivos citados comigo. Alguns, infelizmente. Sou muito arrogante, e me acredite, sem querer ser. Quando vejo, fiz uma expressão arrogante, respondí algo em tom arrogante, não cedi. E, no meu castelo interior, me fulmino em vergonha, decepção, desalento. Fico me perguntando “como pude?!”. E eu de fato fiz. Esta é uma batalha que travo comigo: ser mais o que Jesus quer. E acredito que não ando chegando muito perto disso. Mas o que me fortalece é saber que Deus não me deixará nunca, que ele é Pai de Misericórdia. Apesar de ser bastante ruinzinha, peço, tento, insisto, trabalho o “ser melhor” a cada dia. Acredito que deva ser assim que nos aprimoramos, tentando…

  21. Para Bráulio

    Caro irmão!
    Acho que por amor, vale a pena tentar mais. Deus é amor e vê suas intenções. Reze por ela, pela cura das emoções. Insista. Deus não quer separação. Claro que você é que sabe o que está passando, mas hoje ouvi o Padre Roger falar que quem foge da cruz é o diabo, porque é covarde e você é filho de Deus e deve abraçar a sua cruz. Sua atitude vai santificar sua esposa. Deus não desiste de nós.Vou colocá-lo nas minhas orações.
    Deus te abençoe.

  22. Particulamente sou suspeito a ser colérico,porém não são todas as qualidades e defeitos apresentados acima que tenho!!!

  23. Gente esse termo colérico, realmente bateu comigo. Parei de fumar faz 6 meses e é claro não é a primeira vez que tento, mas estou consiguindo pois detesto o cigarro e com a ajuda de Jesus. Pedi muito prá Ele. Sou católica fervorosa. Mas o que quero mesmo é como faço para perdoara as pessoas ingratas e não ser tão dura com aquelas que não querem ir na igreja e nem saber de Jesus. tenho receio de estar forçando muito a barra. Mas tb não me importa muito, pk Jesus disse se tiveres vergonha de mim perante os homens eu tb terei vergonha de vc perante meu Pai ou alguma koisa assim. Me ajudem e rezem por mim, por favor. Obrigada.

  24. judith nunes barros silva

    Fui colérica. Vivo me controlando, ao máximo, graças a ação do Divino Espirito Santo de Deus em minha vida, invocado todas as horas. Tive uma secretária do lar em minha casa que hoje, eu me envergonho das minhas arrogâncias para com ela. Já pedi-lhe perdão e ela voltou grávida de 2 meses, sem que eu a convidasse. Senti muito sua falta mas o orgulho era tão grande que fui incapaz de pedir para ela voltar. O meu Deus a conduziu de volta e eu a aceitei e o bebê nasceu agora no dia 06.04.2007, é uma criança linda, aceita por toda minha família. Nunca mais a reclamei com o modos de antes. Trato-a da melhor forma possível. Hoje graças a ação do Espírito Santo eu a trato como uma filha e a filhinha dela também. Já confessei os meus pecados oriundos desse temperamento. Hoje eu procuro cultivar somente as qualidades.

  25. Vivian Brito

    Conheci sobre temperamentos, há quase quatro anos, em um livro que li, descobri que o meu temperamento é sanguineo. No entanto o do meu esposo Gilberto, é colérico, e quando comecei a ler, logo o identifique neste temperamento, e graças a Deus que nos deu este livro, porque meu esposo ficou impressionado, pois, estavam falando dele, e disse “sou assim, mesmo!”. A partir daquelas leituras, ele mudou muito, porque começou a buscar o temperamento que é controlado pelo Espirito de Deus,e estamos vivendo um novo matrimonio, conscientes das nossas fraquezas e buscando o homem novo em Jesus Cristo.

  26. Ana maria/Juiz de Fora/MG

    SER COLÉRICO ENTÃO É TUDO DE BOM?

  27. Bom,tenho 16 anos,e sou muito muito muito colérica.
    É algo muito difícil,pois as pessoas vivem querendo me acalmar.
    Este texto,parece uma auto-biografia minha.
    Tenho medo de não conseguir,ser uma boa profissional,e até mesmo em minha futura família,como devo fazer para mudar??
    Sei que não deixarei de ser colérica,mas quero ser como Paulo (já convertido).

    SER COLÉRICA,DE FATO É ALGO BOM,POIS SOMOS DETERMINADOS.

  28. RENAT ARAUJO DA CRUZ SILVA

    A PAZ DO SENHOR!ATRAVES DE UMA AMIGA Q TRABALHA COMIGO DESCOBRI + OU- O Q EU ERA,PROCUREI MAIS INFORMAÇÕES E ELA TEM TODA RAZÃO “SOU COLERICA NATA”.SÓ QUEM É PRA SABER COMO É DIFICIL SER TACHADA COMO DIFICIL,E TODOS ADJETIVOS Q NOS DÃO.
    ACHO Q QUANDO O APOSTOLO PAULO ERA CONFRONTADO COM SEU ESPINHO NA CARNE,LOGO PENSO Q ERA O SEU TEMPERAMENTO POIS SÓ DEUS SABE COMO É DIFICIL SER ASSIM…SER CONSIDERADO UM TRATOR,NÃO É FACIL MAS A NOSSA FELICIDADE É SABER Q DEUS NOS AMA MESMO ASSIM.

  29. Somente agora me detive para avaliar porque sempre, analisei de maneira diferenciada a filosofia aplicada por Paulo, principalmente em II CORÍNTIOS, porque de alguma maneira sempre me identifiquei com a força nas palavras dele…hoje estou mais feliz por ter tido a oportunidade de ler teu texto.

    Graça e paz!!!

  30. Peço oração pois com certeza meu temperamento é este , pois peço que rezem por mim e esta situação de colera sempre acontece com quem mais amamos é muito triste , peço oração para um encontro familiar que vai acontecer 10/05 2008 E 11/05 que o espirito santo esteja no comando do meu temperamento e em todos os momentos . jesus te entrego este final de semana , coloco dentro do seu coraçaõ cada pessoa que eu encontrar . jesus eu confio em vós . vinde espirito santo . vinde vinde . amém e amém

  31. olá, queria agradecer pela palavra e dizer que realmente nenhum temperamento é bom sem Jesus, assim como nenhuma pessoa.
    Sou colérica, e tenho usado o lado bom, que é a corajem, a vontade de fazer justiça, de ajudar os outros e o radicalismo muitas vezes, pra servir a Deus. gostaria de saber qual temperamento deve ter o homem com qm devo me casar. tipo, qual daria certo com uma colérica. grata.

  32. Karine Nogueira

    Adorei td a ver comigo, nunca imaginei q um simples teste poderia dizer tanto sobre mim e com tanta exatidão.Isso me ajudará a rever melhor meus conceitos sobre td…

  33. maria de fátima

    SOU COLERICA!!!!!
    NOSSA AS VEZES EU ME SINTO 100% COLERICA
    + SEI Q TODOS TEMOS UM POUCO DE CADA TEMPERAMENTO
    SOU COLERICA COM SANGUINEO
    2 TEMPERAMENTOS FORTES,JA SOFRI MUITO, JA CHOREI
    E PERDI AMIGOS… MAAIS HOJE GRAÇAS A DEUS EU SOU
    UM MULHER CONTROLADA PELO ESPIRITO,O MEU TEMPERAMENTO NÃO E PROBLEMA +,SEI LINDAR COM ELES SEM PROBLEMA
    TEM COISAS Q NÓS NÃO CONSEGUIREMOS MUDAR,E DEVEMOS USAR O TEMPERAMENTO COLERICO PARA FAZER A DIFEREÇA
    SOMOS PESSOAS Q TEMOS OPINOES ( NAÕ SOMOS MARIA VAI COM AS OUTRAS) E OS AMIGOS Q PERDI , ELS NA REALIDADE NUNCA FORAM AMIGOS!!!!

  34. maria de fátima

    SOU COLERICA!!!!!
    MAIS HOJE O MEU TEMPEERAMENTO
    GRAÇAS A DEUS NÃO ME ATRAPALHA
    AO LER O RELATORIO SORRIR A VRER A
    MINHA DESCRIÇAO
    MAIS O SANTO ESPIRITO FAZ A DIFERENÇA

  35. Maximiliano

    olá, eu ia me casar em junho, eu e minha noiva eramos muitos felizes, estava planejando ter filhos este ano,pois ela é muito geniosa queria tudo ao mesmo tempo, pois tenho ciumes dela, e algusn desentedimento do passado, ela achou que não sou homem para ela, e agora ela fala que não gosta de mim, ela não quer dar braço a torcer so ela esta certa, estamos separados a 01 mes, mas quando vou a casa dela me trata bem,me abraça, pego na mão dela, beijo rosto dela, se ela realmente não gostava de mim não ia me deixar nem chegar perto, peço oração a ela pois confio em Deus, que vai abrir o coração dela e a voltarmos a nos amar.

    Obrigado, fazem oração por ela.

  36. Achei muito interessante a reportagem.
    Gostaria de saber um pouco mais, sobre os outros tipos de temperamento.

    Obrigada.

  37. MEU AMADO IRMAO, LI E DEPAREI-ME COM O MEU ESPOSO ESCRITO E ESCARRADO, ELE É SUPER ASSIM E AS VEZES DA VONTADE DE SAIR E DEIXAR ELE SOZINHO, MAS SEI QUE EU PRECISO AJUDA-LO PORQUE ELE É QUEM ME AJUDA PRIMEIRO

  38. Confeço que não gostei nem um pouco o que vi,pois me encaixei perfeitamente nessas descrições e que issto atrapalha muito minha vida prinsipalmente a pessoal,pq todas as pessoas que me relaciono acabam se afastando por não aguentar essa minha personalida.Mas fou fasser de tudo o possivel para me controlar….bjos

  39. Oi, meu temperamento é colérico com certeza! mas eu acho que faltou uma coisinha: As pessoas de temperamento colérico, quando falam algo que ferem alguém, sabem que o estão fazendo e fazem com tal objetivo, normalmente pra mostrarem que fazem falta àquela pessoa. Falo isso não só por mim, mas por todos os coléricos que conheço (eles também se reconhecem), graças a Deus hoje, com 24 anos, consigo controlar melhor isso, pelo menos, quando falo, não é mais com o objetivo de ferir, isso depois de muita oração e pensar melhor como isso acaba magoando as pessoas que eu realmente gosto.
    Isso mostra que se os coléricos quiserem, ao menos esse lado negativo, eles conseguem mudar. Os outros são um pouco mais difíceis, principalmente a arrogancia, já que na maioria das vezes, nós não o pretendemos ser.
    A paz!

  40. outra coisa legal, é que o colérico precisa ouvir o que tem que ser dito, mesmo que não o queira, porque em alguma hora ele parará para refletir se o que está fazendo é certo ou não, mesmo que ele não dê o braço a torcer no momente, intimamente, ele sempre reflete. Por isso também os melhores amigos do colérico, se não, as pessoas que ele mais admira, são aquelas que têm coragem de falar a verdade, mesmo que tenham que enfrentar depois a ira do colérico, pois ele sabe que isso o fará uma pessoa melhor e mais querida, que no fundo é o que o colérico quer, ser notado.

    espero ter ajudado de alguma forma as pessoa que são como eu, coléricas, mas principalmente, àquelas que têm que conviver com uma.

    beios, paz e bençãos!

  41. Eu achei esse tema muito interresante e muito instrutivo e ajundou a minha mãe a fazer um trabalho do seu seminario Obrigado !!!!

  42. Boa tarde!

    Meus amigos, nem tanto ao mar e nem tanto a terra. Penso que os conceitos relacionados aos temperamentos: fleumático, colérico etc. não são eestáticos e portanto não são padrões que norteiam a nossa vida de forma concreta. Penso que cada um de nós é um pouco de cada, eu mesmo, não me considero nenhum nem outro. Nós somos uma mistura de um pouco de cada coisa, e, além do mais tudo na vida é relativo. Existem os momentos em que estamos mais melancólicos, em outros estamos mais coléricos e assim por diante. O que importa e sermos felizes e agir de acordo com o nosso coração!!

    Abraços

  43. Boa tarde!!!

    sou convertida´por Jesus a pouco tempo. e já descobri que sou uma pessoa colérico!
    preciso só aprender a corrigir os defeitos, pois sou uma pessoa dinâmica, prestativa, capaz de liderança. Embora os defeitos as vezes atrapalha, magoando pessoas, por falar alem da conta! Então é isso, com Jesus tudo melhora!

    abralços

  44. KKKKKKKK eu sou exatamente isso , principalmente com as Fraquezas.

  45. meus parabéns…
    estou estudando Visagismo p/ acrescentar a minha profissão de cabeleireiro, mas to entendendo que irei mais além com o conhecimento em prol da palavra de Deus se ele me permitir com a Graça do senhor Jesus quero ser um grande pregador atraves do conhecimento adquirido.
    grande abraço
    josé rosa
    indaiatuba sp

  46. Pingback: Ana Carolina França

  47. Paulo Alves Moreira

    caros irmãos, faz muito tempo que li a respeito de temperamentos, mas sinto que é nossa natureza, e que só podemos vence-la em Cristo, com esse temperamento de liderança, eu em muitas ocasiões me escondi, cheguei até mesmo a trcar de igreja e passar como ignorante, me comportar como novo convertido, vi coisas erradas acontecerem perto de mim e não tomei iniciativa, em muitas ocasiões ficava quetinho, em meu canto, com relaçao a ferir as pessoas, em uma circunstancia, minha esposa estava me agredindo com palavras e eu sentia uma vontade tremenda de feri-la, então tive uma visão vi o inimigo no alto jogando dardos em mim e na minha esposa, ela estava cheia de dardos fincados nela..e em mim os dardos batiam e caiam, eu cheguei a ve-los a bater em meu peito(os dardos) então pedi a ela calmente que parasse de falar, e contei o que estava acontecendo, oramos juntos e o inimigo se foi derrotado. Mas sinto que é uma questão andar em Espirito, por que ainda que tenhamos um nova natureza, se andamos na carne, então estamos sujeito a ela, essa coisa de se justificar, de ter sempre uma resposta, de ser intolerante com as fraquezas dos outros, de amar com intencidade e querer o mesmo. eu me faço pó diante de Deus, mas não quero ser assim com as pessoas…

  48. Paulo Alves Moreira

    Irmãos precisamos ajuntarmos diarimente, e confessamos nossos pecados, quem sabe Deus se apieda de nós e deixamo-nos de ser Saulo pra ser PAULO..

  49. Isso mostra exatamente quem eu sou :o, principalmente na parte de forças e fraquezas

  50. Para Liliane:
    É isso mesmo, concordo plenamente. E vou além: o colérico tanto gosta de pessoas que falam a verdade, como de pessoas que aceitam ouvir a verdade (mesmo que não seja a opinião delas). Também sou colérica e afirmo que de uma maneira geral os coléricos são pessoas sinceras, diretas, que não costumam fingir para agradar os outros, talvez por isso sejam quase sempre alvo de antipatia, já que nem todo mundo gosta de ouvir a verdade. O mundo, às vezes, não aceita muito bem a sinceridade e o colérico não tem muita paciência para rapapés e para ficar fazendo joguinhos para agradar …
    Abraços.

  51. Irmãos, creio que o Senhor Jesus nos criou dessa forma para sermos úteis no Reino dEle. Peçamos ao Pai a sabedoria necessária para direcionarmos toda essa nossa energia, vontade, perseverança, iniciativa, coragem, poder de decisão, etc, etc, para crescer espiritualmente, para melhorar a nossa vida e a vida daqueles que nos cercam, dando testemunho do Reino de Deus através das nossas atitudes a cada dia direcionadas e transformadas pelo poder do Espírito Santo. O que precisamos é buscar na Palavra (Jesus) a sabedoria, a instrução necessária para nos portar como filhos dignos de nosso Pai celeste. Cristão quer dizer parecido com Cristo. Vamos aprender de Jesus que é manso e humilde de coração e assim encontraremos descanso e paz para o nosso coração.
    Fiquem todos na paz do Senhor Jesus e que Deus os abençoe!!!

  52. Pingback: Lorena Costa

  53. Pingback: Carol

  54. Pingback: Leticia Colombo

  55. Pingback: seth

  56. Pingback: Nina Heckler

  57. Me sinto uma colérica em potencial. Não sei o que fazer, me sinto perdida e muito confusa, não consigo ter amigos proximos e me sinto isolada nos meus próprios pensamentos; já tive depressão e tenho constantes recaídas. Alguém me ajude, me mandem conselhos rbarreto20@hotmail.com

  58. Pingback: Felipe Sartori

  59. Pingback: sandro

  60. Pingback: sandro

  61. Pingback: Gabriela

  62. Pingback: Inara Lovera

  63. Gostei. Acho importante frisar que raramente somos 100% de um só temperamento. No meu caso, sou 50% colérico e 50% melancólico (temperamento introvertido e tímido, medroso, cauteloso, perfeccionista).

    Temperamentos não mudam, mas podem sim, ser equilibrados pelo Espírito Santo de Deus.

    Pra quem é de São Paulo e precisa de ajuda para sair de depressão ou outras doenças psicossomáticas, ou simplesmente quer se conhecer melhor e identificar o seu temperamento e o quanto ele é predominante, eu sugiro a comunidade católica Unidos em Cristo.

    Fundada por um casal de psicólogos e com vários psicólogos dispostos a ajudar unindo a fé e a ciência.

  64. ESTER CAOLINA

    ESSE TEMPERAMENTO EO DO MEU NAMORADO, TENHO QUE TER MUITA PACIENCIA COM ELE, JA QUE MEU TEMPERAMENTO É MELANCOLICO.

  65. é assim mesmo .. eu nunca imaginei que fosse colerica ou coisa assim, mas depois de ler essa descriçao, bateu totalmente comigo .. as pessoas reclamam q precisam ser pacientes demais comigo .. tanto porque eu me irrito com qualquer coisa, nao importa com quem seja, eu me irrto muito facil com qualquer um quer for .. preciso tentar dar um jeito nisso .. porque ja levei suspensao na escola varias vezes por discutir demais com professor .. as vezes chego ate a partir pro lado agressivo

  66. Dionisio da cruz

    Para não ser presunçoso realizei um teste de personalidade, deu 31 % colérico, 28 % fleumático e melancólico e 20% sanguino.

    e realmente vi que tenho muito de colerico, e tenho pontos importantes de outras personalidades, temos que ter em mente o seguinte: não e taxativo o que impera são muitos pontos eu por exemplo cativo facilmente as pessoas porem as vezes ” meu sarcasmo” ou outros pontos me afastam assustadoramente das pessoas, sobre essas coisas são os pontos fortes que temos que manter e os fracos que melhorar, ainda sou um bom lider e chefe utilizei muito isso na obra de Deus, temos que pedir a ele que nos ajude a nos moldar e ficar sempre melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>