O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.

E é claro que traz suas forças e fraquezas:

Forças: É calmo, tranqüilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.

Fraquezas:  É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa.  Esse tipo de pessoa é muito castigada pelo seu egoísmo.

Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Na Bíblia temos Abraão como fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os  defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11 :17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.

Profissionalmente: Podem ser  bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Dicas para servir a Deus: Se você é fleumático, use seu amor, sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Ouça o podcast: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1941

Edson Oliveira
Comunidade Canção Nova

Confira também: O que é Temperamento - Sanguineo - Colérico, o próximo será sobre o Melancólico.

33 Comentários

  1. MARIA LUCIA

    Já faz muitos anos eu estudo sobre os temperamentos. É interessante quando nos classificamos num deles, passamos a prestar mais atenção em nossos atos e agir mais de acordo com o nosso tipo, procurando corrigir as fraquezas e estimular as qualidades.
    Hoje, eu me considero fleumática, depois de ter caminhado na fé e ter procurado imitar Maria em muitas atitudes, acho que me aprimorei. Será que Maria era fleumâtica? Ela esperava a hora certa de agir, muitas vezes se calava.
    Gostei muito da apresentação de alguns personagens bíblicos com seus tipos de temperamentos, ainda mais quando Abrão, nosso grande patriarca, foi classificado como fleumático. Sua fé era inabalável.

  2. Cristiâney

    O que seria do mundo sem os fleumáticos? Têm coisas que só nós suportamos!

  3. José Roberto

    É muito importante as pessoas conhecerem seus temperamentos, sabendo que diante de qual seja eles, cada um tem uma importância como indivíduo para somarmos força capaz de transformar o mundo com respeito e amor ao proxímo, este é um dos desejos do coração de Deus.( Deus conta com você e comigo).

  4. Interessante como a pscologia analisa as pessoas. Me enquadro perfeitamente como fleumático e fiquei feliz em me parecer com Abraão e como disse como disse a Maria Lúcia (comentário acima), penso que a Virgem Maria era fleumática. Que bom, ser assim. Como diz aquela música, “Deus precisa de nós, muito mais que possas imaginar”. Abraço a todos.

  5. LUIS ANGELO

    AINDA BEM QUE SOU “FLEUMÁTICO”,GOSTEI DE SABER O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA,POIS ESTAVA QUERENDO UMA CONOTAÇÃO PRO MEU COMPORTAMENTO.
    GRANDE ABRAÇO A TODOS…..

  6. anny ketuly

    gostei muito de saber o que significado dessa palavra, fleumático me endentifiquei muito nela bom queria saber por o canceriano é tão sencivel

  7. Nossa! Como eu sou fleumático!
    Ainda bem bem que vi um exemplo digno, como o Abraão.
    Nós fleumáticos somos tão passivos e calmos…

  8. paulyna ronayra

    bem aventurados os fleumaticos

  9. FABIOLA LIMA

    muito legal quando vemos que existem pessoas parecidas conosco, mesmo tendo tantos irmãos q personalidade é diferente. De certa forma tenho alegria em ser fleumática, pois nossos defeitos fazem mal a nós mesmos e não aos outros.

  10. Josete Barros

    não sei bem se meu temperamento é o fleumático ou o sanguíneo. Talvez por essa dúvida eu já me enquadre no temp. fleum.

  11. Josete Barros

    Gostei do termo “trabalha sob pressão” . Tudo que faço é motivado por terceiros. Sei que sou capaz nas minhas tarefas mas se houver incentivo dou conta do recado, tipo ficar nos bastidores, no anonimato, mas gostar que reconheçam meu trabalho. É isso. Sou fleumática.rsrsrsrs

  12. eu sou exatamente como esta descrito , eu gostaria de saber da onde surgiu estes termos e como eles foram classificados e se tem algo haver com os signos da astrologia , porque sou do signo de peixes e la eles ja me disseram que eu sou fleumatica ,desculpe-me eu sou catolica , mas tem coisas que as vezes se funde umas nas outras e funde a minha cabeça rsrsrsrsbeijos EU AMO A CANÇÃO NOVA QUE ME APRESENTOU JESUS CRISTO E A MÃE MARIA SANTISSIMA .

  13. Bruna Totti

    Como muitos, ameeeei descobrir que eu sou fleumática! Comecei a valorizar mais as minhas qualidades e prestar mais atenção aos defeitos!

    Fleumáticos! =)

    Melhor temparamento…

  14. Luana Santana

    Gostei muitissimo de saber que sou fleumática.
    Amei a idéia. E o mais interessante é saber que um grande homem do Senhor era fleumático. Que benção para todos nós fleumáticos.

    Sou flumática….. que legal…. rsrsrsrs

  15. Sempre tive admiração pela determinação e o idealismo de ABRAÃO, e hoje descobri que temos algo em comum… me fez sentir uma pessoa especial.Por incrível que pareça, hoje estava meio que introspectiva… acho que triste talvez, e ao saber dessa particularidade me senti muito feliz.
    Adorei! Com certeza serei menos rigorosa em relação a minha auto-crítica.

  16. Maria Gladis

    Estou num momento de conhecer minha alma profundamente, e lendo o significado de fleumático me identifiquei e muito. Gosto muito de ouvir os outros, me importar com eles. Com isso identifiquei também porque das minhas dificuldades de tomar decisões rápidas, sei que quando as tomo são definitivas. Estou feliz descobri ter o temperamento de Abrãoo e nossa Virgem Maria. Agro sei o porque preciso aprofundar minha vida espiritual.

    Sucesso a todos nós fleumáticos.

  17. Pingback: debiasi

  18. Nossa infeliz aquele que é o tal de fleumático!Nunca quero te esse trosso!!!!!!!!!!!!!!

  19. ezequiel dias

    AI PESSOAL, GOSTEI MUITO DE SABER O SIGNIFICADO
    DESSA PALAVRA ELA É COMPLETAMENTE MINHA PESSOA.
    TODO FLEUMÁTICO DEVERIA SE CHAMAR EZEQUIEL.

  20. Pingback: Beatriz Couto

  21. Pingback: HudsonPassos

  22. Pingback: Roberto Moura

  23. Pingback: Sergio Yamaguti

  24. Pingback: Beatriz

  25. Espero q exista uma forma de existir como fleumático que exclua algumas dessas não virtudes. Sou fleumática, mas o tempo me fez encarar os desafios, os medos e males.

  26. Pingback: Rarumi Goto (:

  27. Pingback: Saymon Sanches

  28. Que bom, eu agora já sei qual é o meu temperamento. Agora posso me compreender melhor.

  29. Pingback: StphanieA!

  30. Como as coisas acontecem, hoje fui chamada pelo meu Diretor de fria e calculista, então resolvi aprofundar no significado das palavras, busquei no google e me apareceu “Temperamento Fleumático” achei muito interessante e tem tudo a ver comigo. Boa noite e fiquem com Deus.

  31. eu sou do signo de virgem e hj descobri que meu temperamento é fleumático, adorei saber… realmente em muitas coisas sou exatamente assim. eu desejo que todos os fleumáticos se aceitem com seus defeitos e qualidades.

  32. Combina muito comigo , pois eu sou fleumática.

  33. Jaqueline

    Lindo ! sou igualzissima, pois eu também sou fleumática

  34. rhaiara nascimento

    GOSTEI DE SABER Q EU SOU FLEUMATICO NÃO SABIA Q FLEUMATICO SIGNIFICAVA ISSO

    MUITO BOM MESMO VOU ESTUDAR BASTANTE ISSO BEIJOS PARA TODOS…….

  35. Pingback: Rodolfo Leite

  36. Pingback: seth

  37. maikon vinicius silveira galera

    Estou muito feliz esse fim de semana eu descobri que sou fleumatico graças a Deus pq sou feliz e levo alegria aos meus irmãos parroquianos
    muito obrigado senho porque isso é um dom que me concedeste!!!!

  38. Pingback: deko;

  39. Pingback: Phamella Godoy

  40. Pingback: Lucas G. M. Galante

  41. Pingback: ana

  42. Pingback: joao vitor martins

  43. Pingback: ' Luana Rodrigues.

  44. esse é meu temperamento
    q massaaaaa:)

  45. Pingback: campelomaih

  46. sinceramente tenho orgulho de ter este temperamento, ser freumático pra mim é ser diciplinado e tolerante as diversidades pois assim conseguimos seguir a vida feliz e incontente com o destino não escrito.eu acredito em atitude mas não tenho

  47. Pingback: Vinicius Fernandes

  48. Pingback: Pamela Tocaccelli P

  49. Pingback: geo

  50. Eu sou me vejo como fleumática e nos testes psicológicos que fiz, também deu fleumática. O curioso é que, como segundo temperamento tenho sanguíneo, terceiro colérico e quarto melancólico. Quando sonho com coisas relacionadas ao céu, ou seja, que o Senhor quer dizer algo em relação a mim, sempre me unje com água, algum Salmo bíblico, o recente foi o Salmo 37 e hinos. Nesta semana foram cantados dois, não sei quantos conhecem, O melhor lugar do mundo e Deus cuidará de ti.

    Eu tenho esta mesma relação que Abraão teve, o Senhor precisa se manifestar para eu crer e eu dependo desta comunicação, se não for assim não consigo crer.

  51. Julyana Soares

    Naum sabia que eu era fleumatica

  52. Julyana Soares

    Mais as vezes o fleumatico tem seu ponto ruim e bom mais sou feliz por ter essa personalidade!!!

  53. …O termo é bem estranho. Dou graças a Deus por ser sincera!!!…Não sou nem um pouco “fleumática”…tudo no tempo do Senhor DEUS, e da maneira que ELE quiser!!!Amém!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>