Por Sérgio Fernandes (www.sergiofernandes.com.br)
O que você faria por um amigo? Este é o grande questionamento que permeia a bela história do filme “O caçador de pipas”.
Um garoto rico chamado Amir e o filho do empregado de seu pai, Hassan, são grandes amigos em um distrito de Cabul. Sua principal diversão é soltar pipas e Hassan tem um talento especial em encontrar as que eram arrebentadas em competições com linhas de cerol, daí a origem do nome da obra. Além desta brincadeira, Amir gostava de escrever histórias e seu amigo de escutá-las.
Os primeiros minutos do filme são essenciais para a compreensão do valor da amizade figurada na mente de Hassan. Ele é o garoto pobre e ignorante, amigo do filho do patrão, mas está de tal forma comprometido com sua amizade que chega a dizer que comeria terra se lhe fosse pedido pelo amigo.
Destaca-se também no filme o papel do pai de Amir, protagonizado com louvor pelo ator iraniano Homayoun Ershadi. Baba, como é chamado, tem uma relação formal demais com o filho, sendo exigente. Em compensação, Hassan é tratado com certo carinho, o que gera ciúmes em Amir.
Durante o campeonato anual de pipas, Amir conquista a admiração do pai ao bater seu recorde de pipas derrubadas. E, quando Hassan vai feliz com a vitória buscar para o amigo a última pipa, o garoto é violentado sexualmente por um rapaz, que antes já tinha certa rixa com eles. Pela demora, Amir vai procurá-lo e testemunha a cena sem tomar alguma atitude.
O sentimento de culpa por não ter defendido o amigo somado aos ciúmes do carinho de seu pai por Hassan, cegam Amir. A partir daí, tenta uma forma de expulsá-lo de sua casa até conseguir.
A história dá passos largos com a separação dos amigos. O Afeganistão é invadido pela União Soviética e Amir foge com seu pai para os Estados Unidos. Lá cresce como imigrante e só depois de adulto, já casado, publica seu primeiro livro.
O jovem Amir, protagonista de “O Caçador de Pipas”, é uma figura frágil e insegura, muitas vezes confundido como o grande vilão do drama. Mas ocorre a chance de redenção de sua história. E você só descobrirá assistindo ao filme. Rs!
O filme é para gente grande, pois a cena e a conotação de violência sexual infantil, mesmo que feito de modo sério, não agradaria estômagos puritanos. A cena não é explícita, mas se entende claramente o que acontece, além disso, o decorrer da história mostra que, com o domínio talebão, crianças continuam sendo violentas a custo de comida.
O “Caçador de Pipas” torna-se ainda mais especial por retratar detalhes da cultura islâmica, especialmente suas tradições e tabus. Percorre-se a história de dominação do Afeganistão e expõe a situação dos imigrantes deste país nos Estados Unidos.
Valores como amizade e perdão são os grandes destaques. Hassan é o amigo fiel, de coração aberto, disposto a amar até o fim. Amir é frágil, mas tem a chance de mostrar a força que existe dentro dele – que é gerada pelo perdão dado a si mesmo. Seu pai Baba é a figura que contesta a tradição, mas não se desliga dela – por ser sua única força de vida (a sua fé).
Aproveitando este tempo de reflexão sobre a Redenção de Cristo na Cruz, vamos também nos ater à grande e fiel amizade de Cristo por nós. Ele é capaz de qualquer coisa (desde de que seja realmente o melhor para nós), é fiel e cumpre com seu compromisso.
Minha sugestão é que, além do filme, conheça em profundidade o drama pelo livro “O Caçador de Pipas”, que já vendeu mais de oito milhões de cópias no mundo, sendo mais de um milhão só no Brasil.
Para saber mais:
Na Wikipédia
Site Oficial do Filme
No IMDb



POR Wagner Moura em fevereiro 16th, 2008 às 23:35
Oi, Sérgio! Quero ver o filme. Agora quero!
Você já assistiu “Juno”? Conta a história de uma adolescente que engravida e apesar das tentações não comete o aborto. Juno é o nome dela. Um dia uma amiga pró-vida lhe disse que os fetos têm unhas e Juno desistiu de abortar…
Ter unhas = ser humano.
Bom… A Veja fez uma crÃtica favorável ao filme, mas não comentou nada sobre a questão aborto:
http://veja.abril.com.br/060208/p_096.shtml
Boa semana.
POR ALINE SP em fevereiro 18th, 2008 às 10:07
Eu também com certeza quero assistir….
O livro é muito bom, mas acho que o filma, vai ser melhor!!!
Seus posts são muito bons!!!
Deus o abençõe sempre!!!
POR ALINE SP em fevereiro 18th, 2008 às 10:11
Eu também com certeza quero assistir….
O livro é muito bom, mas acho que o filme, vai ser melhor!!!
Seus posts são muito bons!!!
Deus o abençõe sempre!!!
POR celia em fevereiro 22nd, 2008 às 00:25
ESTE LIVRO àCOMO SE FOSSEMOS NÃÂS QUE NÃÂO ENXERGAMOS O QUE DEUS FAZ POR NOS, DEUS CAÃÂA-NOS COMO PIPAS PERDIDAS NO AR . O MENINO HASSAN àCOMO JESUS QUE AMA SEM IMPOR CONDIÃÂÃÂES, AMA PORQUE AMAR àO MELHOR QUE SE PODE FAZER.INFELIZMENTE O OUTRO GAROTO SO PERCEBE QUE PRECISA SE REDIMIR QUANDO JàERA TARDE DEMAIS, OXALAôNÃÂO ACONTEÃÂA ISTO CONOSCO, VAMOS LOGO MINHA GENTE EM BUSCA DA NOSSA REDENÇÃO EM JESUS CRISTO.
POR Raiane em fevereiro 23rd, 2008 às 20:54
Eita!!aqui em casa tem este livro mas ainda não tive tempo de ler. Minha irmã já leu e gostou muito.Espero ver o filme e com certeza vou ler o livro tb.
Abraços
Shalom!
POR Vera em fevereiro 27th, 2008 às 12:40
O PADRE DA NOSSA PAROQUIA RECOMENDOU ESTE LIVRO OU O FILME A DUAS SEMANAS ATRAS FIQUEI MUITO CURIOSA, VOU ASSISTIR COM CERTEZA.
POR hggyflçlç em agosto 2nd, 2010 às 15:08
demais da conta….huashuas
Deixe seu comentario