utero.jpg
Alguns anos tenho presenciado e com muito pesar, inúmeros procedimentos médicos através de intervenções cirúrgicas como a histerectomia parcial ou total como uma rápida solução em função da presença de mioma ; de sintomas de Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou de sintomas acentuados do climatério.
Deus me deu a graça, nestes vinte e três anos de atividades na área da saúde e em especial no atendimento à saúde da mulher, de fazer parceria com profissionais médicos especializados em ginecologia que demonstraram sempre condutas preventivas e um compromisso com a promoção à saúde da paciente na qual estava sob a sua responsabilidade.
Lembro-me com saudades de um médico que sempre me dizia: ” o útero da mulher é um dos maiores patrimônios da vida que Deus gratuitamente ofereceu à vida humana e nós profissionais de saúde, precisamos fazer o que for possível para cuidá-lo e mante-lo na mulher como uma maneira de garantir uma vivência saudável e com qualidade”.
Como profissional de saúde, sabemos muito bem que dependendo da localização do mioma, do tamanho de seu diâmetro e associado aos sintomas clínicos , a mulher poderá conviver com ele muito bem até a chegada da menopausa e com acompanhamento médico periódico.
Sabemos também que hoje temos orientações de condutas nutricionais ; utilização (de forma adequada) de Terapia Hormonal (TH) e associado a novas mudanças de estilo de vida que interverem nos sintomas acentuados da TPM e do climatério.
Saber escolher o profissional de saúde nesta hora é fundamental para a mulher, porque infelizmente alguns deles acreditam que retirando o útero “todos” os problemas terminarão e não é bem isso que acontece.
No programa “Qualidade de Vida” que atendo no Instituto Pensamento, tenho recebido mulheres pós histerectomia e sei muito bem as alterações orgânicas e psíquicas que as mesmas sofrem, principalmente porque muitos se submetem a cirurgia, sem nenhum acompanhamento de orientação preventiva pós cirúrgico em função da “Menopausa Precoce” que as mesmas acabam vivenciando.
Estou acompanhando uma paciente de 32 anos com histerectomia total. Pode? E o caso dela não era de risco de vida. É porque o seu médico acredita que mulher que menstrua é “burra” e não precisa disto, então para contribuir com o futuro dela ele já aproveitou , retirou o pequeno mioma e a convenceu de retirar este “mal” que é o útero dela.
Para mim, isto é uma “iatrogenia” médica! Uma falta de respnsabilidade com a vida da paciente !
Sei que em algumas situações que representam alto risco para a mulher é necessário esta intervenção cirúrgica, porém deve ser realizado com todos os aparatos técnicos e o pós cirúrgico deve ser necessariamente feito com orientações adequadas para que a mulher não sofra no futuro. E isto não está acontecendo na maioria dos casos!
O nosso útero é o primeiro berço da humanidade e Jesus também repousou , se desenvolveu e com certeza se sentiu muito amado dentro dele!
Diante desta cultura da morte que presenciamos hoje, precisamos fortalecer em nós a inabalável Fé , Coragem e Esperança para que possamos defender este patrimônio da vida e assim estaremos defendendo a humanidade!
Celina

Author:
Time:
quarta-feira, outubro 24th, 2007 at 15:01
Category:
qualidade-de-vida
Comments:
You can leave a response, or trackback from your own site.
RSS:
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
Navigation:

186 Responses to “O útero feminino: patrimônio da vida!”

  1. andréia Says:

    Estou passando por um problema parecido e cai na besteita de dizer que é melhor não ter útero, mas já pedi perdão por isto, já me arrependi de ter falado tamanha besteira, é que as vezes passo por constrangimentos horriveis, como ficar com a roupa toda manchada sem mais nem menos qaue não dás tempo nem de sair correndo. Peço para Deus me ajudar com este problema que muitas vezes deixa as mulheres muito envergonhadas para que eu tenha muita paciência comigo mesma. O briga pela matéria, veio muito em boa hora. Fiquem com Deus.

  2. Ana Elisa Says:

    COncordo em se fazer todos os tratamentos adequados e não ir tirando o utero as tortas e direitas…Conheço muitas mulhers assim q ao primeiro probleminha já tiraram-no….Médicos inconsequentes…pacientes desenformadas…

  3. Socorro Costa Says:

    Oi, Celina
    Obrigada pelo seu texto. Sou esterictomizada. Fiz retirada do útero, dos ovários e, ao que tudo indica, houve uma certa negligência médica. A precipitação. Olha, Celina, tenho sofrido bastante. Nunca mais fui a mesma.É como se eu tivesse perdido a metade da minha vida, afetou-me orgânica e psicologicamente.
    Se não fosse a minha fé, o meu envolvimento com as coisas da igreja, participar ativamente das pastorais, acredito que a minha situação era terrível, no mínimo mergulhada em uma profunda depressão.
    Que o Senhor teajude a ajudar muitas mulheres esterectomizadas a se superarem, e que te ajude a te ajudar a mulheres a evitar esse transtorno na vida delas. Obrigada. Que Deus te abençoe.Se quizer mandar um email para mim, ficarei feliz. Socorro Costa.

  4. Rita Says:

    Paz e bem!
    Encontrei este site por acaso… há exatamente 16 dias atrás passei por uma cirurgia de retirada de útero e ovários devido cancer de endométrio. Acredito que o milagre de Deus foi ter descoberto e ter sido tratado o quanto antes; então eu estava procurando site sobre menopausa cirúrgica.
    Esta mensagem é muito linda e esclarecedora. Quando a médica me deu o diagnóstico eu não tive dúvida, mas minha família ficou muito preocupada achando que poderia ser precose a decisão de retirada e somente agora entendo o porquê; eles estavam preocupados com o depois.
    É muito importante divulgar este texto para nossas famílias e amigos.
    Fiquem com Deus.

    Rita de Cassia Neves Pereira
    São José dos Campos

  5. Antonieth Araujo Says:

    gostaria que me ajudasse, estou com o utero comprometido com miomas e tenho muitas dores em meu ciclo menstrual e fora dele tambem,estou altamente stressada com tudo , dores de cabeça e outras coisas. estou com data marcada para retirado do mesmo. me oriente poinão sei o que fazer?

  6. Cristina Says:

    Fui vitima de erro medico,tenho apenas 22 anos e naõ posso ter filhos.esse sofrimento q levo nao sei ate qd…ja perdi as esperancas de pedira ajuda.nao sei mas o q fazer..

  7. lourete Says:

    tenho 43 anos estou com mioma intra-uterino meu médico quer retirar o utero. o procedimento é correto?

  8. Lucia Says:

    Tenho 36 anos e em novembro peguei uma candidiase, ja tive HPV e tratei mas desde entao tenho tinho um corrimento com se fosse queijo coalhado e com um odor acido e tambem nao tenho mais lubrificacao.
    isso ja faz quatro mes e ultimamente tenho sentido fortes dores de cabeca e tambem uma dor meio imcomoda no utero. O que poderia ser, eu atualmente estou em Montreal e aqui o atendimento eh muito demorado.
    Isto pode ser grave so com o papanicolau eu posso ter um resultado do que seja? o que pode ser?
    estou um pouco assustada e nao sei se a dor de cabeca eh devido a isso ou ao frio?
    sera que voce pode me dar uma orientacao?

  9. renata de lima Says:

    eu tenho 31 anos,estou com mioma.ja perdi 2 gestação
    estou muito assustada com td isso,nunca tive esta coisas sempre fui saudavel.
    e o medico diz que não esta na hora de operar,mais sinto muita dor,muita colica,muita emorragia quando estou mestruada.
    por isso pesso ajuda a quem ver ou ler esse depoimento.quando fasso amor com meu marido sindo muita dor no pe da barriga,e não sei oq fasso!eu pesso ajuda por favor!não aguento mais isso,não durmo direito,não como direito,e quero q acaba esse pesadelo….quem puder me ajudar,por favor manda um mail?

  10. Miria Lucia Says:

    Eu tenho 37 anos, e há mais ou menos 07 anos sofro de endometriose, no momento estou com um cisto no ovário de um tamanho de uma laranja, o problema da endometriose e que ela causa ovários policísticos, por favor me ajudem! sinto muitas dores durante a menstruação e fora dela, meu abdômen incha e tenho vontade de urinar toda hora, parece que tem uma coisa que comprime a região abdominal.Já tenho 02 filhos, e o médico me disse que a única coisa para resolver, é a retirada do útero e dos ovários, uma vez que a endometriose não tem cura, estou com muito meedo do pós-cirúrgico, me ajudem por favo!

  11. iris Says:

    OI Celina,por acaso estava procurando algumas informações e encontrei o seu site,gostaria muito que vc me ajudasse o que esta acontecendo é o seguinte fiz um exame ginecologico e constatou LESÃO INTRA-EPITELIAL CERVICAL DE ALTO GRAU (NIC III),COM EXTENSÃO GLANDULAR.A médica agora me pediu para fazer um exame chamado colposcopia cheguei a falar com ela sobre a retirada do meu útero mas agora tenho duvidas o que vc me diz,por favor me responda e outra coisa estou dentro de um estado de depresão emagreci 7 km e meio e minha mestruação esta vindo demais as vezes sinto como se estivesse com hemorragia porque será?há estou tendo quedas de cabelo e realmente estou muito preocupada me ajude por favor aguardo sua resposta anciosa.

  12. ELISA Says:

    EU TENHO 33 E A8 ANOS FIZ ARETIRADA DO UTERO E DOS OVÁRIOS POR CAUSA DA ENDOMETRIOSE,ANTES DA CIRURGIA SOFRIA MUITO SOFRI POR 15 ANOS, GUASE PERDI A VIDA.HOJE VIVO MUITO BEM SEM DORES E APENAS TOMO ESTRADIO, POIS EU JA VIVI OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA E POSSO DIZER Q ENTRE VIVER COM DORES MUITO FORTES COMO ERA AS MINHAS .EU PREFIRO A RETIRADA DO UTERO .HOJE VIVO TRANQUILA SOU CASADA ,EU JA TINHA UMA FILHA ANTES,ME SINTO BEM E ACONSELHO AS Q ESTÃO SOFRENDO DEMAIS COM AS DORES FASER SIM A RETIRADA DO UTERO.

  13. Alzira Says:

    oi,eu sou angolana e tenho dores qdo to a fazer amor fiz uma consulta e o medico diz q tenho uma infeccao no utero eu nao acreditei e ate hoje nao voltei a fazer consultas estou c medo do q pode me acontecer visto q eu ainda qro ter filhos.

  14. Alzira Says:

    o medico disse q a infeccao pode gerar a retirada do utero por isso tenho medo,o q devo fazer?

  15. Fabia Maria Says:

    Tirei o útero no dia 17/07/2008 e no dia 20/07/2008 começou a sair uma secreção cremosa de cor amarelo meio esverdeada (parecendo pus), tomei 2 comprimido de sectonazol e não resolveu, usei a pomada Flagil e também de nada resolveu e até hj dia 19/08/2008 continua saindo a mesma secreção, eu pergunto o que pode ser isto?

  16. lucy Says:

    Tirei o útero 03 meses e começou a sair uma secreção cremosa de cor amarelo meio esverdeada (parecendo pus), até hoje continua saindo a mesma secreção, eu pergunto o que pode ser isto?

  17. claudia Barreto Says:

    No dia25/05/2008 foi feito uma cirúrgia retirada do meu útero,ovário e do cisto. em troca ganhei a menopausa e a vida um beijo no coração por poder falar sobre o meu problema.

  18. Eliene Ribeiro Says:

    Ola celina, tudo bem, estava eu procurando, ver se encontro na net, o que causa inflamação no ovario e dai achei seu depoimento, gostaria que vc com seus conhecimentos me orienta-se, se vc puder ficarei muito grata em saber a causa de infecção no ovario pois estou passando por isso eu tenho 28 anos sou casada, tenho uma vida muito saudavel, e agora descobri que estou com uma começo de infecção no ovario aguardo sua resposta, e tenha um otimo dia!!!

  19. NIlza Says:

    Por favor me envie por e-mail endereços e telefones de médicos cristãos que possam me ajudar no tratamento de miomas.
    Deus abençoe a todos!

  20. marilza Says:

    oi, sou marilza, tenho 30 anos estou com uma mioma de 1,5 sinto muitas dores, fui ao genecologista e ela mim informou que pelo tamanho nao era para estar sentindo tantas dores assim. mas doe bastante mesmo, diariamente, o vc acha que devo fazer, gostaria de mim informar melhor

  21. Ana Says:

    Ola meu nome é Ana hj tenho 23 anos a 7 anos atras(aos 16 anos)eu tive hemorragia pos parto o que levou a uma histerectomia parcial, e apos 3 anos tirei 1 trompa e um ovario…hj eu moro na Italia e estou sentindo algumas dores, fui ao medico e com uma ultrasonografia ele viu que eu tenho os 2 ovario e que 1 deles esta com o tamanho bem maior (sera que ao inves do ovario ele é um cisto) o medico me disse que pode ser uma ovulaçao, sera? Estou muito preocupada.

  22. fabiana Says:

    oi Celina estava proucurando no site sobre firada de utero,gostaria de saber se a pesssoa pode firar o seu utero co ema cirurgia e depois engravidar,esta pessoa ja tem 37 anos tem algum risco?se vc pude me responder ficarem muito grata e otorei a sua mensagem parabéns!!!

  23. wilma kung Says:

    è tambem tirei utero e ovarios a uns 2 anos me sinto melhor pelo menos nao tenho dores como antes mas sinto fortes ondas de calor e depressao e ainda como se nao bastasse tive distubio na tiroide e me sinto pior ainda nao sei o que fazer se voce puder me dar uma dica te agradeço muito.
    Obrigada que Deus te proteja!

  24. Luciana Says:

    Oi Dra
    Fiz uma histerectomia após o parto da minha filha, pois meu útero não contraia.
    Gostaria de saber se é normal sair uma secreção tipo uma clara de ovo, as vezes amarelada, quando vou ao banheiro. Só sai quando passo o papel higiênico, nã chega a sujar a calçinha.
    Obrigada pela atenção.

  25. adriana Says:

    bom dia, estava procurando relatos de mulheres que engravidaram com miomas e conseguiram ter parto natural. estou gravida de 10 semanas, e tenho um mioma de 15 cmx 9cm x 5 cm.
    meu email de contato aadri1@hotmail.com

  26. susan Says:

    GOSTARIA DE TER INFORMAÇÃO SOBRE O TRATAMENTO DE PROLAPSO UTERINO.SE O ÚNICO É A HISTERECTOMIA OU SE TEM OUTRO.

    OBRIGADA!

  27. Francine Melo Says:

    Por favor, estou precisando de ajuda tb, vim até aqui em busca de ajuda e conselho, tenho dores terríveis durante o período menstrual, quanto mais o tempo passa mais a dor piora, ja fiz exames e só constata micro-polissistos, mas não aguento mais, os análgésicos e antiflamatórios já não respondem bem, o GO já sugeriu a retirada do ovário e útero, mas tenho muito medo da cirurgia, já tenho uma filha de 7 anos que nasceu prematura, e tive o parto cesárea e depressão pós-parto……..sorfri horrores….
    Não suporto mais tantas dores, fico sempre de cama, não trabalho por dois dias, e sinto que os remédios que tomo já estão causando outros problemas como: gastrite, tenho medo de ter problemas no fígado e rins por conta de tantos medicamentos antiflamátorios q sempre tomo em doses altas.
    Muito obrigada!

  28. rafael Says:

    Oi meu nome é Rafael, minha mãe de 50 anos está com um mioma intra-uterino detectado em um exame de ultrassonografia feito em julho de 2008, o mioma estava com 1,5 cm de diâmetro e, primeiramente, o seu médico recomendou aguardar que o mioma iria desaparecer pelo fato dela está no período de transição para a menopausa é comum o aparecimento de mioma.

    no entanto, em setembro de 2008 ela realizou outra ultrasom e o mioma ainda estava lá, só que com 1,0 cm, ou seja diminuiu o seu tamanho.

    então o médico prescreveu um remédio (injetável) que interromperia o ciclo menstrual e auxiliaria no desaparecimento do mioma. Mas, minha mão, que não estava sangrando, começou a sangrar e ainda está sangrando já faz 1 mês, dores abdominais também surgiram, ela está anÊmica em virtude do sangramento.
    Em outra consulta ao médico, o mesmo disse que era a reação do medicamento tomado.
    Mas estou preocupado, pois a injeção que ela tomou seria para suspender a menstruação, no entanto ainda continua seu ciclo já faz 1 mês. E minha mãe não está bem.

    Sei que é difícil avaliar a situação sem a análise dos exames. Mas, quero, por favor, saber se esse tipo de reação é normal?

  29. Rose Says:

    Estou com mioma,de cinco cm…a principio a ginecologista não recomendou a retirada, mas sinto vontade demais de fazer xixi,,ja que o mioma esta em cima do útero provocando pressão,,,engordei ela pediu novamente uma ultra pelvica pra verificar como esta o tamanho do mioma,,to em duvidas falam mil coisas…que retirar o útero provocamaumento de peso e aumento do volume da barriga!!!

  30. Eliane Says:

    gostaria de saber se alguem fez a retirada do utero e dos ovários para me ajudar com uma duvida,minha mãe fez a cirurgia a 30 dias e sofre com uma dor terrivel no abdomem,o médico alega ser normal mais ela não cosnegue mais viver com tanta dor,vive depressiva, com falta de apetite e já emagreceu muito,o caso dela era grave teve cancer no colo do utero,fez tratamentos de quimioterapia e radio terapia,apos 1 ano apareceu agua no utero e um nodulo,ao qual na biopsia alegava ser apenas uma massa e não um novo tumor ,ela tem medo que a dor não passe e tenha complicações,se alguem passou pelo mesmo problema por favor me comunique,ficarei grata em saber se é mais comum acontecer de sentir dor
    abraços

  31. Graziela Says:

    Estou num grande impasse, e preciso de seu aconselhamento:
    *fiz uma Curetagem, e esta se complicou, tive Hemorragia crônica, e após uns 15 min., algo estava errado. O sangramento era abundante, como uma torneira aberta… foi então q meu médico pediu o teste de coagulação…6.1, tempo de 80 seg. Não tinha mais chance, entrei em choque… mas o médico consegui, depois de 40 min. estancar um pouco a hemorragia com a mão, massagens e massagens…Sei q foi muito grave o q aconteceu comigo, mas meu corpo reagiu e depois de algumas horas estava sob controle…fiz transfusão de sangue e de plasma…fui p/ casa e o sangramento continuou, e uma semana depois tive hemorragia novamente… foi feito ultrasom, diagnosticando vários coagulos, muitos, provavelmente do procedimento manual de entancamento da hemorragia no dia… pois fiquei muito machucada…dores terriveis por 3 semanas. Hoje faz exatamente 33 dias e meu sangramento continua, meu médico sugeriu a retirada total do utero. Primeiro estou com receio de ir p/ uma cirurgia novamente, pois diz ele q corro risco de vida… me pediu vários exames, muito precavido…Mas o q estou sentindo é q será q não tem outra saída, pois não tenho iomas, cancer… Será q este sangramento não é possível tentarmos outros métodos antes???
    Esta é a Pergunta???
    Confio no meu médico, mas, estou preocupada…
    Moro em Blumenau-SC, meu plano de saude é da CASSI, aqui temos bons médicos, mas não estão credenciados. E é por isto q estou a procura de ESPECIALISTAS de RENOME q possam me examinar, ter um asegunda ou terceira opinião…
    Tenho Parentes em CURITIBA-PR, e lá é um grande centro médico, talvez vc possa me indicar alguns ginecologistas…
    Desde já
    Muito Obrigada
    grazibb@terra.com.br

  32. Amanda Says:

    Ola! meu nome é A. Cristny, minha mãe de 42 anos está com um mioma intra-uterino detectado em um exame de ultrassonografia feito em julho de 2008, o mioma estava com 1,5 cm de diâmetro e, primeiramente, o seu médico recomendou aguardar que o mioma iria desaparecer pelo fato dela está quase entrando no período de transição para a menopausa é comum o aparecimento de mioma.

    no entanto, em setembro de 2008 ela realizou outra ultrasom e o mioma ainda estava lá, só que com 1,0 cm, ou seja diminuiu o seu tamanho.

    então o médico prescreveu um remédio em capsuala, que interromperia o ciclo menstrual e auxiliaria no desaparecimento do mioma. Mas, minha mãe, que não estava sangrando, começou a sangrar e ainda está sangrando já faz 1 mês, dores abdominais também surgiram, ela está anÊmica em virtude do sangramento.
    Em outra consulta ao médico, o mesmo disse que era a reação do medicamento tomado.
    Mas estou preocupado, pois a injeção que ela tomou seria para suspender a menstruação, no entanto ainda continua seu ciclo já faz 1 mês. E minha mãe não está bem.

    Sei que é difícil avaliar a situação sem a análise dos exames. Mas, quero, por favor, saber se esse tipo de reação é normal?
    O que vc acha???
    será que é melhor ela retirar o Utero??

  33. maria marelita araquam de sousa Says:

    Tenho 57 anos e há 1 ano fiz a cir.bariátrica, estou ótima eliminei 35kls, estou com um mioma de aprx.7 cnts.por 5cnts, estou na menopausa há 5 anos, não tenho sangramento nem dores, meu gineco, quer retirar o utero fazer uma histerectomia para retirar o mioma que aumentou muito em 1 ano, estou com todos os exames prontos, mas minha nutric. me alertou que poderei engordar depois da histerectomia, isto é possível, me ajude por favor????? tenho forte tendencia para engordar, e não quero nunca mais passar pela obesidade mórbida, obrigada

  34. Evelyn Says:

    Quando minha menstruação chega sinto muita dor, e nesse mês passado a menstruação tem vindo toda semana!
    Quero saber o por que… me informem por favor o que devo fazer?

  35. ola Says:

    ola me chamo vanda e aos 29 anos tiver que fazer a histerectomia total hoje, nao me sinto feliz completamente, ja tenho um filho e gostaria de outro

  36. alessandra Says:

    ola..meu nome e´ alessandra tenho 26anos tenho polimicrocistico estou fazendo tratamento a 2anos quero muito em gravita é posivel

  37. zumerinda Says:

    OI, EU TENHO 37 ANOS, TENHO MUITA COLICAS, E HEMORAGIA NO PERIODO MESTRUAL, A MINHA GINICOLOGISTA, ACHA QUE TENHO QUE RETIRAR O MEU UTERO, QUANDO TIREI A UTRA SONOGRAFIA , NÃO DEU NADA , MAS SOFRO MUITO NO PERIUDO MESTRUAL PARECE UMA DOENÇA,O DEVO FAZ , OBRIGADO

  38. Maria Helena da Silva Soares Says:

    Olá!

    Tenho 36 anos faço uso de vários medicamentos para o coração e tirióide, fiz laqueadura a 10 anos atráz,por não poder tomar hormônios, hoje tomo cerazete uso contínuo devido ao meu fluxo ser mto intenso, o meu ginoca diz que é devido ao uso do marcoumar medicamento utlizado para não dar coagulos nas veias, estou mestruando exatemente 15 dias hoje tenho até medo de ir ao banheiro e saber que nada mudou que continua igual, não sei o que fazer!!Meu esposo acha que devo fazer a retirada do útero, mas tenho medo, sei que não posso mais ter filhos mais é uma sensação horrível saber que falta um pedaço da gente, além disso tenho mto medo de ganhar peso devido já ao problema da tirióide e como sou cardíaca tenho que cuidar do meu peso…por favor preciso de uma opinião, uma ajuda.
    Obrigada!!
    abraço

  39. keila frança Says:

    Olá tenho 47 anos 4 cesareas 3 filhos biologicos vivos e um do coração muito amado, na ultima cesarea tive uma eclampsia grave e meu bebe morreu minutos apos o parto isso já fazem 9 anos e agora a cesarea esta com um vazamento em um dos pontos e em volta esta avermelhado tb estou sentindo um ardor e uma dor muito forte na parte de traz das costas como se fosse uma contração, não tenho convenio medico fui a um pronto socorro e o medico em dois minutos exatos que fiquei no consultorio dele, ele disse que como sou diabetica isto e so fungos e deu um remedio para passar no local, estou com muita febre mas como estou com uma amigdalite não sei se posso associar ao fato descrito com a cesarea gostaria de se posivel que alguem me ajudasse pois estou muito preocupada pois tenho um filho de 18 anos com uma doença degenerativa que depende mim e um bebe de 4 anos do coraçao preciso estar bem pra cuidar dos meus filhos obrigada e que Deus abençoe vcs. keila

  40. jussimara Says:

    Elisa vc disse que fez a retirada do útero e dos ovários por causa da endometriose, seu caso parece o meu, tenho dores insuportáveis no periodo da menstruação, não aguento mais , preciso fazer a cirurgia, queria falar com vc
    bjs

  41. GLEYD Says:

    Bom Dia, encontrei este site pór acaso, estou com a cirurgia para retirada do útero marcada para o dia 08/04/09, já estou com 49 anos tenho 02 dois filhos lindos. estou com miomas e endometriose, sofro muito vivo inchada, mau humorada, sinto muito dor, até parece que quando me alimento comi um boi, é horrivel ai a médica marcou a cirurgia após todos os exames necessários. só que agora está próximo estou apavorada.

  42. Eliane Says:

    Olá bom dia .
    sou Eliane, tenho todos os meses muita colicas mestroais, minha pressão baixa, tenho nauseas, e quase insuportavel.
    Estou pensando que não tenho outra opção, pois já fui a varios médicos e nada se resolveu.o que vo cê me diz? o que posso vir a sentir se fazer a retirada ?
    tenha um bom dia .

  43. marilene Says:

    oi tudo bom! meu nome e mari,fui ao medico e ele me disse que eu estou com agua no utero,tambem e caso de retirar o utero pois tenho frequentes colicas devido a esse liquido??? oque fazer???

  44. Sandra Felix Says:

    OI tudo bem,me chamo Sandra,no dia 27/01/2009. tive que retirar o meu utero,estou com 39 anos, sempre me cuidei ,eu estava sofrendo muito tinhas muitas colicas fortes.Nossa estava sofrendo muito passava muita vergonha minha menstruaçao era demais,eu nao saia de casa.Hoje estou maravilhosa,minha vida e outra ,tenho 3filhos lindos e depois de 23 anos juntos com o meu marido agora vou casar.Somos muitos felizes e vencemos .Nao tenha medo,e deixe deus entra na sua vida, que suas feridas serao curadas.bjos a todas mulheras que passam pelo o que passei.Que Deus abençoe .

  45. Edith Says:

    Olá, tinha muitas hemorragias então o ginecologista que havia feito meu 2º parto junto com a ligadura optou por tirar meu útero e ele disse que quando me abriu meus ovários eram cada um um tumor e ele precisou tirá-los, iso aconteceu a 2 anos.Hoje eu tenho 35 anos e estou passando com alguns problemas, como infecção uriária desde janeiro, baixa imunidade, dores no peito, calores horriveis, dificuldade no ato sexual e uma sensação de mal estar constante.
    Meu atual médico disse que minha idade física é de 50 anos devido a ausencia de hormônios.
    Estou muito triste, pois ele disse que além da menopausa estou com envelhecimento pecosse.
    Gostaria de uma palavra de alguem esperiente como vc.
    A melhor notícia é que mesmo quando tudo parece estar um caus eu creio que: VENCENDO VEM JESUS… GLORIA A DEUS.

  46. daniela Says:

    oi celina

    tenho 28 anos e estava usando uma pomada chamada ginecolica e me deu um pouco de sangramento isso é normal….

  47. SILVIA Says:

    OLA TENHO 41 JA SOU OPERA PRA NAO TER FILHOS ESTOU COM MIOMA ELE TEM8,0 EU VOU TIRAR O UTERO ,AS O SUS DEMORAR DE CHAMAR EU ENTAO EU ESTPOU TOMANDO DIANE 35 PRA CORTA A MESTRUAÇAO EU ATE EMGRECI 2 QUILOS SERA SE EU CORTA A MESTRAÇAO VAI DIMUIR OU ATE PARAR DE CRESCE O MIOMA CRESCE POR CASUA DA ,ESTRUAÇAO NE EURGENTE RESP

  48. Rosângela Says:

    Drª Celina, Tenho 45 anos, não tenho filhos e há uns 8 anos, através de exame constatou 3 miomas no útero, um inclusive tem calcificações. Vinha fazendo acompanhamento com ultasonografia e no último exame (maio/2009) constatou que o útero cresceu bastante, está em torno de 230 cm3. A minha gineco disse que o ideal é fazer a retirada do útero. O que vc acha? Tem outras opções? Fique com Deus!Obrigada!Abraços

  49. adriana Says:

    Olá!!!
    Ficaria imensamente feliz em obter informação em relação as minhas perguntas porque não quero tomar uma decisão antes de saber os prós e os contras em uma retirada dos ovários, trompas, e útero. Fui mãe aos 17 anos e depois disso tenho sofrido por causa dos cistos no ovário. Em 1994 fui operada e retiraram 6 cistos do ovário esquerdo e também metade dele. O problema é que depois de 2 anos os cistos voltaram e sinto fortes dores antes e depois da menstruação. Já provei de tudo, desde pílula até implante de hormonios, porém todos causam grande efeito colateral como dores de cabeça, mal estar, fraqueza, etc. Tenho pensado frequentemente em retirar os órgãos acima mencionado, mas depois de todos os comentários que li aqui, agora tenho dúvidas. Espero que vocês possam me orientar.
    Desde já agradeço.

  50. Sandra Says:

    Oi Celina,

    Há 3 anos passei por uma histerectomia e retiraram meu utero. Tinha um mioma que me causava um pouco de dor abdominal e ao contrário da regra me deixava sem menstruar por até 2 meses, totalmente irregular. O médico desde a primeira consulta informou que entravam no CC para retirada do utero mas… no meu caso com 38 anos e sem filhos… “tentariam” a preservação do mesmo. Nem acompanhamento pós cirurgico fiz com ele e sim com a médica auxiliar dele.

    Psicologicamente fiquei muito abalada e tive que fazer tratamento psicológico e psiquiátrico para depressão. Hoje ainda tenho problemas com isso mas já me considero “normal”.

    Quais os casos em que a manutenção do utero oferece risco de morte a mulher?

    Grata
    Sandra

  51. Patricia Says:

    Oi Celina.
    Estou com uma duvída,á 7anos eu fiz lagueadura e a
    1 mês e 15dias estou sem mestruar e estou sentindo muita queimação no pé da barriga onde fiz minha cesária,muita dores no seios minha colega falou que pode ser miona.Ou gravidez é possivel por favor me responda pois a onde eu moro é muito demorado marcar consulta. desde já agradeço. Patricia

  52. luana Says:

    estou sentindo uma queimação no pe da barriga na regiao do ovario e constante. descobri que tenho ovarios micropolicistico isso pode ter aver com essa queimação ? obrigado.

  53. Maria Says:

    Tenho 45 anos,sou solteira e não tenho filhos,apesar de querer muito.Pensei que teria chance com o avanço da medicina.Porem estou com miomas e o útero com volume aumentado. Minha menstruação é com fluxo normal,pouquissima cólica que não me atrapalha em nada,todo mês eu menstruo normalmente.Na última consulta com a ginecologista,quando mostrei o último ultrassom ela disse que eu tenho que fazer uma hiterectomia total Fiquei calma ,mas agora vivo sofrendo,pensando,rezando.Vou à outros médicos.

  54. Maria Says:

    Complementando o que escrevi antes:
    Lista das minhas “doenças” que até estou tirando de letra: Diabética a poucos meses-glicemia(131,00) do dia 13/08/09; Hipotireodismo; Glaucoma Primário nos dois olhos; Otite;Rinite; Sinusite; Faringite; Asma alérgica.Tudo com acompanhamento médico e sob controle.Ah! Tenho depressão e faço acompanhamento com uma psiquiatra e uma psicóloga.Infelismente a possibilidade da histerectomia me afetou demais.Me ajude se possível.Obrigada por sua atenção.

  55. Irene Ferreira de souza Says:

    Comentário de Irene 19-08-2009. Estou desregulada na minha menstruaçao tenho muito tpm. Fui ao médico e ele ja me medicou, e ja parei de tomar os remedios, ele falou q se continuar assim é melhor eu tirar o utero, q nao preciso + dele estava com medo e pensativa, pois morro de medo de cirurgia, e resolvi pesquisar na net, se tem algun problema tirar o utero, e acabei de ver q tem problema,agradeço a DEUS por ter me mostrado este sit.

  56. sueli Says:

    tenho 35 anos a 6 meses fiz uma cirurgia e retirei o meu utero e os ovarios devido a endometriose mes sinto bem graças a Deus mais minha taxa de ormonio esta baixa e me preocupo c minha saude pois estou na memopausa precose isso causa algum problema futuro.Me diz o q devo fazer? minha medica me receitou oleo de linhaça e isso e bom?

  57. andrea Says:

    olá,há 15 anos retirei um cisto no ovario direito.Hoje com meus 35 anos tive que fazer uma nova cirurgia por videolaparoscopia para retirar outro cisto no ovario esquerdo e do direito teve que tirar a metade do ovario, pois tava com endometriose, e hj tá fazendo 30 dias.Qdo acordo tô me sentindo ótima..aí qdo começo a me movimentar ou ficar sentada , já começo a sentir a barriga inchando, queimando e aí passo o dia cheia de gases,gostaria de saber se é normal..
    Desde de já agradeço.
    andrea

  58. Luciana Says:

    Bom de dia,tenho 39 anos e no dia 1 de agosto de 2009 passei por uma histerectomia.Eu tinha 7 miomas 3 polipo e 1 cisto no ovário esquerdo e direito e sentia dor,e hemorragia, e por esse motivo passei por essa cirurgia,aconselhado pelo médico,pois fiz um ano de tratamento com medicamentos.Mais ainda estou me recuperando,estou bem,mais já esculto muitas histórias ruins de pessoas que passaram por experiências desagradavéis.Pessoas que engordaram,que teve uma grande agressão por conta da menopausa precose,problema psicologico [depressão,não se sente mais mulher,não tem mais desejo pelo marido]e também surgem outras doenças.
    Eu quero saber se essas hitórias são verdadeiras.Bjs

  59. anne Says:

    Tenho 46 anos, já tenho os filhos crescidos e entrei na menopausa há 2 anos. Tenho miomas e consultei alguns médicos que recomendaram uma histerectomia. Mudei de médico, e o mesmo me recomendou uma medicação fototerápica que não solucionou o mal-estar causado pela menopausa como: calores, frio, tonturas, mãos com dificuldade de abrir ao acordar , etc. O médico mudou minha medicação e passei a tomar hormônios (angeliq) o que melhorou consideravelmente meu mal-estar. Entretanto, tive recentemente sangramentos, hemorrágias e cólicas. Fiz novos exames e mostrou aumento de útero, aumento de miomas e inclusive o mioma intra-mural desenvolveu também, isso deve está ocasionando meu sangramento. O meu médico sabe que dou importância ao meu útero, que o útero tem uma representação simbólica forte para mim.Por isto tentou outras alternativas.Hoje ele me disse que eu só tenho duas opções: parar o hormônio e entrar com outro fitoterápico ou me submeter a cirurgia. Continuo, com receio de me submeter a histerectomia. Tenho receio do lado psiquico, de me sentir menos feminina, tenho receio das consequências a longo prazo, como por exemplo prolápso vaginal,etc.
    Venho pedir maiores esclarecimentos sobre meu caso.
    Abraços,
    Anne Marrie

  60. Danielle Says:

    Olá, me chamo Danielle, tenho 31 anos, sou casada há 7 anos e tenho um filho de 5 anos, estou querendo engravidar novamente, mas meu marido não quer, ainda comecei a tomar o ácido fólico (2 cartelas) mas já estava prejudicando meu estômago, então perguntei a meu marido se era pra continuar e ele disse que se for pra melhora do meu desempenho sexual sim, mas pra engravidar não. É que por coincidência a primeira cartela que tomei do ácido fólico, fiquei mais desinibida sexualmente. Tô muuuito triste e não quero mais tocar nesse assunto com ele. O que é que eu faço ?

  61. marisa alves Says:

    olá alguem que fez retirada do utéro por causa da endometriose pode me ajudar quero conversar a respeito conheço uma pessoa que tem e quero muito poder ajuda-la meu email : marisa_allves@hotmail.com

  62. Mônica Amorim Says:

    Olá tenho 38 anos , não tenho filho e gostaria de ter , mais fui informada que tenho mioma e que meu utero está com um volume bastante alto. não quero fazer cirurgia de retirada de utero, tem algum tratamento pra isto me ajudem por favor.

  63. MARIA AUXILIADORA DUARTE MONTEZANO Says:

    TENHO 50 ANOS, E FIZ UM EXAME POIS TENHO SENTIDOMUITO CAÇADA, DORES NAS PERNAS, PRISAÕ DE VENTRE , ABDOMEM BEM ALMENTADO, FIZ TODOS OS EXAMES AI DESCOBRI QUE MEU UTERO ESTA COM AUMENTO DE VOLUME, MEDINDO EM SEUS DIAMETROS LONGITUDENAL, TRANSVERSO E ANTERO POSTERIOR RESPECTIVAMENTE:139X92X80MM, CONTORNOS E CAVIDADE UTERINA SEM ALTERAÇOES, VOLUME UTERINO 534CM3 , OVARIOS NOA VISUALIZADOS FUNDO DE SACO POSTERIOR LIVRE , BEXIGA SEM ANORMALIDADES. GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE O QLUE FAZER , É CASO DE CIRURGIA, TENHO LQUE TIRAR O UTERO, E OVARIO TBM ? APOS A CIRURGIA VOU MELHORAR ESSA FRAQUESA ?
    DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO A RESPOSTA. OBRIGADA MARIA AUXILIADORA.

  64. Maríla Says:

    Eu queria saber por quÊ mulheres tenque tirar o útero ?

  65. Regina Says:

    Boa tarde,tenho 37 anos e dois filhos, fiz histerectomia total abodominal á 97 dias, tinha 1 mioma intramural, útero grande e sentia muita cólica,eram muito intenso sintomas TPM. Porém ao ter relação por duas vezes que eu vi ocorreu sangramento, após o 1º sangramento pós coito saiu uma espécie de secreção parecido com papel molhado e picado. Antes da histerectomia fazia academia, agora estou com medo de atividades físicas, andei bastante a´pos trinta dias de repouso pois estava em uma região fria, Agora estou morando em uma região muito quente onde minha pressão cai, não consigo fazer quase nada pois me canso facilmente, e só tenho andado de carro devido o calor excessivo. Bjos, conto com sua ajuda!

  66. karla Says:

    gostaria de saber se é normal mesmo depois da retirada de um ovário por causa da endometiose é normal sentir dor no ato sexual?Será que eu tenho o útero baixo.

  67. Madalena Says:

    Oi estou com 49 anos menstruo desde os meus dez anos a dois anos sinto dor ao faser sexo e não tenho nenhum estimulo sexal sou mãe de quatro filhos todos de partos natural minha menstruação e de muito fluxo e a vinte dias estou com sangramento que so sai quando vou ao banheiro sai pedacinhos de sangue coagulados com 28 anos eu tive cisto e pontos de fibromas por toda parede uterinas fis tratamntos e fiquei bem tanto que tive uma gravides os 37 anos e foi tudo bem responda me por favor sou dependente de medico do sus e não tenho muito esclarecimento por parte deles pois so fasem o basico com a nossa saude desde ja obrigado

  68. Simone Rangel Says:

    bom dia !!!

    meu nome é simone e a algums dias fiz uma ultra trans vaginal onde fiquei sabendo que estou com um cisto no ovário um mioma subseroso posterior e agua no utero como tenho que esperar para ter minha consulta com o ginecol. gostaria de saber qual a gravidade do meu problema e quais são os p0ossiveis tratamentos.
    Att:
    Simone Rangel

  69. tereza Says:

    tive cancer no colo do utero a oito anos agora tive trombose fiz o tratamento mas minha perna nao desinxa o medico me pediu varios exames de cancer agora estou preocupada o que pode ser?

  70. Ana Paula Ramos de Freitas Says:

    Drª, nunca fiz o exame de colo do utero, a não ser quando estava grávida ha 4 anos atrás, acho muito constrangedor e vergonhoso e optei por não ir mais, porém há cerca de 6 meses estava na faculdade e me deu uma dor intensa em um lugar que julgo ser meu utero..logo no fim da barriga sabe, iniciando as partes intimas..drª, eu chorei de dor, era uma ardencia horrivel, uma dor que ue mal conseguia ficar sentada…foi forte demais, doeu demais..essa dor persistiu alguns dias, depois foi embora..mas voltou outras vezes..tinha um corrtimento também esbranquiçado mas de cheiro ruim, era bem branco mas não era espesso, tenho muita vergonha de fazer o exame, a senhora acha que isso pode ser algo mais sério?

  71. elisa Says:

    oi nos ultimos meses ando com muita coleca e nunca tive colicas sem falar que doe muito no pé da barriga ainda nao fui no medico pq estrou com medo de ser alguma coisa grave se puder me ajudar ficarei muito feliz ha tenho dois filhos ja grandinhos estou so com meu marido nem um outro.obrigada pela atençao.

  72. vanessa Says:

    Boa Tarde. tenho 28 anos e sofro muito com dores e problemas na mentruação, tenho 2 filhos e fiz laqueadura.Passei por varios genecologistas e nenhum conseguiu me ajudar e varios me disseram que tenho que conviver com a dor. Por ultimo estou fazendo 1 tratamento sem resultado e conversando com o medico ele me sugeriu em ultimo caso fazer a retirada do ultero. e por tudo que venho sofrendo estou achando o melher tbm. por favor se puder me orintar melhor.grata

  73. Ana Says:

    Ola meu nome é Ana estou te escrevendo pq a minha sogra é diabetica ,tem 4 filhos ,e ela esta sofrendo por causa que o ultero dela saiu pra fora ,e agora o que ela deve fazer,sera que ela vai ter que operar para retirar o ultero?Por favor se vc puder me orientar ;para que a minha sogra tenha que fazer.Obrigada

  74. terezinha Says:

    Oi meu nome é Terezinha,tenho 43 anos e agora descobri q tenho o útero um pouco aumentado.Isso é normal na minha idade?O que devo fazer?

  75. Kelaine Says:

    Olá meu nome é Kelaine,tenho 20 anos e estou com um problema q não sei como resolver.Eu tinha micropolicistos nos ovários e fiz tratamento 1 ano com Diane35 qndo casei continuei tomando o mesmo para evitar + depois resolvi tomar injeção,e médico passou p/mim medroxprogesterona e depois q a tomei estou com 4 meses que não menstrou,fiz exame e descobri q estou c/micropolicistos novamente e com os ovários crescido,(o direito com 11,7cm e o esquerdo c/18cm),eu tenho algum risco d não poder engravidar?

  76. marise Says:

    Gente, eu relutei anos para não perder meu útero por causa de um mioma, até que peguei uma anemia que quase me matou. Meu médico maravilhoso que fez meus partos e me acompanhou durante 20 anos, achou melhor tirar. Tirei.. e foi com ele o ovário esquerdo. Eu renasci de novo, me considero saudavel, feliz, sem aquele monte de sangue indo embora todo mês, é claro que um ano depois ganhei uma menopausa aos 46 anos, mas estou encarando ela de cara limpa, tenho calores, angustias, e todas aquelas coisas chatas da falta do hormonio, mas tem a soja, tem Yoga, tem as caminhadas, tem a atitude de vida positiva, que você tem que arrancar de algum lugar, vestir seu melhor vestido, passar aquele batom vermelho e encarar o mundo menina. Estamos na idade mais linda, da “Sabedoria”…
    beijos
    Marise Armondes
    Brasilia

  77. Raimunda Says:

    Boa noite!para qualquer diagnostico tem um tratamento para quem precisa fazer histerectomia precisa fazer total não deve deixar o colo do utero para evitar cancer apos a retirada do utero mesmo assim precisa fazer preventivo para evitar cancer de bexiga,a Lucia Says precisa fazer exames de laboratorio orientado por bom especialsta em genecologia e tratar esse corrimento que não deve ser normal!quanto o endometrico precisa tratar com urgencia toda doença no inicio é mais facil a recuperação não tenham pena de retirar o outro ele so serve para menstruar e ter filhos se cuidem enqunto há tempo, menstruar é muito incomodo para a vida do casal,mulheres procurem bons profissionais e digam o que voces sentem e querem para ter saude e qualidade de vida um abraço a todas boa sorte e fiquem com Deus,qualquer coisa estou aqui disponham.

  78. Raimunda Says:

    Boa tarde!Toda mulher que faz retirada de utero precisa fazer uma boa reposição hormonal de acordo com o exame de sangue para não ganhar peso e a densitometria óssea de coluna lombar o seu ginecologista vai passar o hormonio que seu organismo precisa tudo na medida certa amiga!enquanto viver é preciso estar fazendo exames preventivos para não ser pega de surpresa fazer também o exame das mamas é muitissimo importante se cuidem meninas a vida é bela e digna de viver boa sorte um abraço,Deus ilumine,AMÉM?

  79. Nina Ribeiro Says:

    Oi,como vai?
    Li seu texto e fiquei ainda mais preocupada com minha saude, estou numa divida enorme se faço a retirado do meu útero ou aguardo um tempo. Estou com o útero aumentado de tamnho, 126,3 cm, compátivel ecograficamente com Mio hiperlasia, a média que me atente surgirio fazer a cirurgia de retirada do utero, pois isso já vem a algum tempo, não sei o que fazer, me ajude por favor, estou sentindo meio depremida e sem vontade de fazer a cirurgia, pórem também fico com medo de acabar sendo pior para minha saude. Me responda por favor e urgente, póis é provavél fazer essa cirurgia essa semana. Bjus e aguardo resposta.

  80. Claudia Fernandes Says:

    Ola Celina, navegando encontrei a tua pagina, tenho 38 anos e dois filhos de 19 e 17 anos. Em junho descobri um cisto 51x30x44 36ml no ovario direito desde o inicio do ano que sentia fortes dores nas costas e embaixo na barriga, mas so soube o que era em junho. o medico passou anticoncepcional para o tratamento; tomei 5 caixas e parei dia 11 de novembro, pq casei pela segunda vez e quero ter mais filhos, ja fui na medica e fiz os exames pre gravidez e um exame endocervical, que deu tudo bem. Estou a tomar o acido folico, o problema e que depois de 15 dias que parei a pilula as dores voltaram, pq sera? a medica vai fazer ultrasson so qdo vier a minha proxima menstruacao, nao entendo pq as dores voltara, doi embaixo da barriga e nas costas, a barriga inchada:(. Obg, Claudia – Paris – Franca
    Escrito por: Claudia | 30/11 6:32

  81. Regina Says:

    Olá, tudo bem? Hoje fui ao ginecoloista, o qual operou munha mãe de câncer no ovário, este me aconselhou tirar o meu útero, e trompas…
    Por favor, oriente-me sobre isso, porque só voltarei no memo daqui a 30 dias com o resultado dos exames,. Devo ou não fazer a cirurgia, sedo aciente de risco. Estou noaguardo. Araços

  82. maria beraldo Says:

    Em 2007 retirei o utero pois o medico me disse que tinha aprodecido dentro de mim. e que tinha que retirar o utero e que não teria mais dor, com o passar do tempo voltei a sentir dor, ele realizou exames e constataram que na cicatriz da retirada do utero formou varios keloides(?)então novamente em 2008 reirei esses nodulos. passado 8 meses sem dor, voltou novamente as dores, o medico realizou exames e comprovaram que eu estava com ovario direito com hidrossalpinge. O QUE É ISTO? E MALIGNO….CONSTOU TAMBEM OVARIO ESQUERDO COM CISTO E ASPECTO HEMORRAGICO. iSTO E CANCER? CONSTOU UMA IMAGEM NODULAR NA ESPESSURA DO FEIXE MUSCULO APONEURÓTICO COM SUSPEITA DE TUMOR DESMOIDE….. O QUE E TUMOR DESMOIDE? E POR QUE ACONTECE ISSO? aGORA 18/12/09 PASSEI MAL QUASE MORRI COM HEMORRAGIA E FOI INTERNADA E O MEDICO REALIZOU UMA CIRURGIA, ONDE ELE DISSE QUE AO FAZER A LAPAROSCOPIA EXPLORADA, ENCONTROU AS TROMPAS TODAS ENROLADAS E QUE TEVE QUE RETIRAR, E RETIROU NOVAMENTE NODULOS NA CICATRIZES E QUE NÃO PODE RETIRAR OS OVARIOS……QUERO SABER PORQUE ELE NÃO TIROU JÁ QUE NOS EXAMES CONSTA TUDO O QUE RELATEI.QDO INTERNEI ELE DISSE QUE TERIA QUE RETIRAR OS DOIS OVARIOS, MAS NÃO FOI ISTO QUE ACONTECEU….
    ESTOU COM MAIS DE 60 PONTOS NA BARRIGA, HJ FAZ 5 DIAS QUE OPEREI E CONTINUO COM DOR INSURPORTAVEL, A DOR NÃO PASSA, ESTOU TOMANDO PROFENID DE 150 E LISADOR COM 60 GOTAS E NEN ISTO ME TIRA A DOR, LIGO AO MEDICO E ELE DIZ QUE E NORMAL…VC PODE ME RESPONDER ESTAS PERGUNTAS COM SINCERIDADE E A VERDADE SE ESTOU COM CANCER E SE O PROCEDIMENTO DO MEU MEDICO ESTA CERTO? ESTOU DESESPERADA, CHORO DFIA E NOITE E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER…. ME AJUDE…. ME INDIQUE UM MEDICO DA UNIMED DE CAMPINAS QUE VC CONHECE E PODE RESOLVER OS MEUS PROBLEMAS….23/12/09 – 10:32

  83. irane Says:

    minha irmã descobriu que tinha endometriose e logo e seguida descobriu que,tinha tambem INSPEÇAMENTO DE LIGAMENTO DE UTERO SACRO,TEM MUITA VONTADE DE TER UMA FILHA ,até aí ,ela ainda tinha um pouco de esperança dos médicos, mas, depois descobriu que tinha ENDOMETRIOSE dentro e fora do utero.Sente muitas dores fortes,muitas vezes ela pensa que vai desmaiar.ela tomava BUSCOPAM para amenizar a dor mas agora já não faz mais efeito,então os edicos pediram para ela tomar PONSTA,hoje ela tomou dois comprimidos durante o dia e agora passou mal,teve nauseas e vômitos.estou muito perdida,não seu o que fazer não queria ver ela se a oportunidade de ser mãe,pois esse é projeto que ela vem fazendo pra realização da vida dela,agora os médicos indicarão pra ela colocar o DIL DE MIRENA(EU NÃO SEI SE ESSE É O JEITO CERTO DE ESCREVER),então se der certo ela pode conviver com esse problema sem sentir dor,e até ter relação sexual sem sentir dor,em relação a gravidez os medicos não garantem que se ela engravidar ,durante a gravidez ela fique sem dor, e que o ela tenha um bom período de gestação.O motivo de eu estar escrevendo pra vc é que eu quero saber é se nesse caso,se ela tentasse realizar o sonho dela teria alguma chance de ela conseguir? e se ela partir pra cirurgia quais são os riscos além de perder o utero?eu ouvi depoimentos de mulheres que fizerãm a cirurgia depois sentiram sair um corrimento parecido com pus,gostaria
    tambem de saber o que é isso?e se é normal? Por favor,responda minhas perguntas.

  84. josciany hernandes Says:

    ola estava lendo e resolvi escreverr
    olha fiz retirada total,utero,trompas,ovarios por causa endometriose,no meu caso foi risco de morte aos 32 anos,e noto que envelheci muito rapido e ainda continuo,cabelos brancos muto rapido,pela seca,desanimo,me sinto muito mal,gostaria de saber qual tratamento e como se puder me ajudar,ando numa tristeza.obrigada

  85. Bruna Souza Says:

    Ola estou gravida e fiz um exame de prevenção e deu INFLAMAÇÂO NO UTERO. Isso é normal??
    estou com 3 meses e meio.
    Obg!

  86. maria das graças Says:

    ola dra, estou c/dois mionas 33mma direita e64mm na parede posterior,tenho 49 anos meu utero esta c;volume de 572.9cc,tenho muito sangramento quando mestruo, meu medico me indicou a retirada do utero, estou em duvida pode me ajudar?

  87. Suzana Says:

    Olá!
    Encontrei essa pagina e nela palavras tão bonitas, sobre a preservação do maior bem feminino,o utero, que gostaria de ter ouvido do medico em que tive consulta, Tenho 35 anos, 2 filhas de parto normal, uma com 12 e outra com 2 anos e meio, em outubro passado senti algo diferente e procurei o medico, ele diagnosticou prolapso uterino em grau I, não me esclareceu muita coisa, em poucas palavras disse que eu poderia ficar assim muito tempo ate que decidisse operar para retirar o utero, disse-me:
    Voce ja tem duas filhas mesmo e o utero so serve para menstruar e engravidar se vc nao quer ter mais filhos opera logo e se quiser ter pode engravidar normalmente e depois vc ve o que faz…aquilo foi devastador para mim pois nunca pensei nessa possibilidade ja que sou uma mulher saudavel, fiz alguns exames e deu tudo normal, nenhuma outra alteração sem ser essa, ele foi direto: hoje em dia é isso que fazemos, falei sobre colocar o utero no lugar ele disse que isso nao se usa mais que absurdo,depois nao conformada comecei a pesquisar e descobri que existe sim cirurgia conservadora do utero e alem disso existe fisioterapia e tbm os pessarios, não falou nada sobre manter uma dieta, sobre constipação… perder peso… nada! ele nao me falou nada disso, ou esta muito desatualizado ou sei la o que.. como faço para conseguir o tratamento mais adequado…atualmente nao tenho plano de saude, a Dra sabe me dizer se o SUS faz essa cirurgia.. não quero que esse quadro chegue ao ponto em que realmente precise retirar, sei que a retirada total em muitos casos pode gerar futuramente um prolapso vaginal. Depois dessa descoberta minha vida sexual praticamente zerou… não por mim, não sinto dores no ato, mas meu marido está com receio de me machucar…Dra peço aconselhamento,sobre o melhor tratamento. Desde ja agradeço a sua preciosa atenção!
    Su.

  88. isabel c. j. noronha Says:

    ola! depois que tive minha filha atravez de uma cesaria ha 16 anos atras, nunca mais fiquei boa. sempre com dores baixo ventre e proximo a menstruaçao piora em uma laparoscopia foi constatado que tinha endometriose fiz tratamento com dimetrose e nao melhorei, fiz mais uma laparoscopia e disseram que a endometriose estava cicatrizada, e as dores piorando cada ves mais fiz mais duas laparoscopias e nada ficou resolvido.A dor e constante dia e noite e agora sinto alem da dor q queimor do lado esquerdo abdominal que arde tambem na parte baixa das costas e no anus. eu nao sei mais o que fazer.sera que poderia me ajudar? obrigada aguardarei resposta.

  89. luciana Says:

    oi!fiz histerectomia total,pois meu médico falou que tinha que tirar…mas antes de me operar ele disse não tiraria ovàrio,quando cheguei em casa comecei a sentir uns calor frio,tontura e tudo quanto é coisa,marquei médico para terça agora dia 1 de fevereiro,fui parar no hospital,pois ainda sangro,não sei como pois não tenho mais nada aqui dentro de mim,vou saber qual explicação ele vai dar,… por favor alguém me ajude,o quer vai acontecer comigo agora,não tomo nenhum tipo de remédio,operei dia 17 dezembro 2009… hoje é 28 de janeiro 2010…e to muito mal,tenho filha 17 e filho 19,sou separada,e a operação doi muito ainda,nem consigo andar direito,acho foi mal feita a operação…fui em 2 médico antes de operar e ele falou teria que tomar injeção zoladex,só que estava demorando chegar a injeção,pois é muito cara,precisaria de 6,uma a cada mês….. … então não ia mais ao banheiro,pois o mioma estava enorme,começou a afetar meus orgão,então foi onde fui em outro médico que é esse que operou e ele falou que tinha fazer operação urgente,estava com infecção direto…então ele operou….me ajudem,o que faço,que remédio tomo,como vou ter meu ovário de volto,agora vou ficar velha mais cedo,bjos,deus abençõe a todos…

  90. luciana Says:

    oi!fiz histerectomia total,pois meu médico falou que tinha que tirar…mas antes de me operar ele disse não tiraria ovàrio,quando cheguei em casa comecei a sentir uns calor frio,tontura e tudo quanto é coisa,marquei médico para terça agora dia 1 de fevereiro,fui parar no hospital,pois ainda sangro,não sei como pois não tenho mais nada aqui dentro de mim,vou saber qual explicação ele vai dar,… por favor alguém me ajude,o quer vai acontecer comigo agora,não tomo nenhum tipo de remédio,operei dia 17 dezembro 2009… hoje é 28 de janeiro 2010…e to muito mal,tenho filha 17 e filho 19,sou separada,e a operação doi muito ainda,nem consigo andar direito,acho foi mal feita a operação…fui em 2 médico antes de operar e ele falou teria que tomar injeção zoladex,só que estava demorando chegar a injeção,pois é muito cara,precisaria de 6,uma a cada mês….. … então não ia mais ao banheiro,pois o mioma estava enorme,começou a afetar meus orgão,então foi onde fui em outro médico que é esse que operou e ele falou que tinha fazer operação urgente,estava com infecção direto…então ele operou….me ajudem,o que faço,que remédio tomo,como vou ter meu ovário de volto,agora vou ficar velha mais cedo,bjos,Deus abençõe a todos…

  91. Silvio Says:

    Minha noiva tem endometriose,O motivo de eu estar escrevendo pra vc é que eu quero saber é se nesse caso,se se ela partir pra cirurgia quais são os riscos além de perder o utero?eu ouvi depoimentos de mulheres que fizerãm a cirurgia depois sentiram sair um corrimento parecido com pus,gostaria
    tambem de saber o que é isso?e se é normal? Por favor,responda minhas perguntas.

  92. leny Says:

    quero que me ajude,estou com 50 anos tenho que fazer uma raspagem pos tenho um mioma, tinha muita emoragia fiquei internada recebi sangue agora sumiu minha mestruaçaotem 5 meses, quero saber se posso ficar gravida qual e o risco, obrigada.

  93. vanessa Says:

    Oi , tenho 20 anos , e estou sentindo dores no pe da barriga, em toda a regiao dos ovarios e do utero, nao consigo nem ter relaçoes, e vontade de urinar todo tempo , o que sera isso?

  94. Talita Says:

    Olá
    Fiz um exame e constatou que tenho água no útero(na região do útero) o que signica isso? quais as conguencias?

    Obrigada
    Talita

  95. Talita Says:

    Olá
    Fiz um exame e constatou que tenho água no útero…o que significa isso? quais as conseguência?

    Obrigada
    Talita

  96. fatima Says:

    ola bom primeiro gostaria de dizer que quando descobri q estava gravida de gemeos eu perdi seria minha segunda gestao com 4 meses perdi e os medicos disseram q nunca mas seria mae de novo pq tinha um mioma do lado de fora do utero . bom unico geito fazer uma histerectomia bom eu neguei e fiz um tratamento tomei uma ingeçao em cima do unbigo que custava mil e quinhetos reais tinha q aplicar 3 bom entrei na farmacia de alto custo bom o mioma assim mesmo nao deminuio . bom mas meu medico maior senhor jesus sempre me deu esperanças e enfim estava marcada a cirugia forçada fui fazer os procedimentos e quando fui fazer meu utrassom a medica me disse mae nao esta na hora de seu bebe nacer que susto rs eu como assim doutora vou fazer uma histerectomia nao pode ser ela disse pode sim vc esta de 6 meses e e um menino bom jesus e o maior medico . bom maria celina fiz histerectomia retirou so a metade minha duvida agora e a seguinte fiquei 2 anos sem mestruar e agora estou mestruando so q este mes veio amarelado e com odor e me da coceira fica 3 dias decendo assim ah so o 1 dia dece sangue ai outros dias e amarelado oq pode ser outra nao corro risco de engravidar e se acontecer perco o bebe ? meu nome e fatima tenho 37 anos bjs espero resposta estou preocupada

  97. claudia Says:

    olá,tenho 42 anos e fiz histerequitomia aos 36 anos,na época ja tinha meus 4 filhos,sentia muitas dores no ciclo menstrual,até q um dia meu ginecologista resolveu fazer a cirurgia,na hora tive medo mas ele me tranquilizou muito,hoje graças a Deus nao tenho mais dores, sou limpa,pois tinha muito corrimento e nao me arrependo por isso…e fiquei sabendo q o meu utero era virado…o medico disse q nao sabe como tive meus 4 filhos com esse problema…obrigada pela atençao….claudia

  98. claudia lima Says:

    Oi amada, paz…gostaria de saber sua opinião eu tenho 39 anos ja tenho dois filhos, meu utero tem aumentado muito de um tempo pra cá, tem 181.0 cm³ não tenho miomas e nem cistos, apenas muitas dores e muito fluxo chego á ficar mestruada 8 a 10 dis com muitos coagulos, urino muito e sinto um peso na via pelvica..minha medica quer retirar meu utero e deixar os ováris, o que me diz me ajude..me der informaçoes, vou ficar oca, com sequelas é verdade que ja vem a menopausa?..sei que utero é pra gerar e não quero mais filhos , os ovarios continuam ovolunado..bjus e obrigada..

  99. simone rangel Says:

    olá. meu nome é simone tenho um mioma e um cisto bem pequenos já hui a 2 ginecologistas e eles me informaram que eram muito pequenos e que não tinha problema algum, só sinto muitas dores e e mina barriga está muito inchada, fui a um clinico geral e ele me pediu vários examnes mostrei os exames para ele e le me aconcelhou a me cuidar só que os ginecologista que são especilalistas não estão vendo nada de ruim , estou correndo atrás de um bom gineco.o devo fazer

  100. simone rangel Says:

    immestolá. meu nome é simone tenho um mioma e um cisto bem pequenos já hui a 2 ginecologistas e eles me informaram que eram muito pequenos e que não tinha problema algum, só sinto muitas dores e e mina barriga está muito inchada, fui a um clinico geral e ele me pediu vários examnes mostrei os exames para ele e le me aconcelhou a me cuidar só que os ginecologista que são especilalistas não estão vendo nada de ruim , estou correndo atrás de um bom gineco.o que devo fazer ???

  101. simone silva Says:

    oi maria quero que me responda por favor , quando fasso sexo com meu namorado meu utero doi isso é normal nao tem muito tempo que deixei de ser virgem . Obrigado espero sua resposta

  102. simone silva Says:

    Oi Maria quero sabe por que quando fasso sexo com meu namorado meu utero doi nao faz muito tempo que deixei de ser virgem, por favor preciso da resposta obrigado.

  103. katia Says:

    ola, tenho endometriose e queixo muito de colicas, faço tratamento mais tem dias que estou em crise, como muitas dores na barriga e nas costas parece que estao enfiando um ferro la dentro pois da muita pontada, me sinto mal, fraca com possibilidade de me dar tonteira e muito mal estar, falto o trabalho pois so consigo ficar deitada queria uma soluçao pois nao aguento mais, se eu pegar peso piora na mesma hora como inchaço e dor me de uma dica, obrigado.

  104. LUCIANA MARIA LIMA FREITAS Says:

    Ola!tenho 37 anos e estou com um cisto no ovario de 12cm,e o utero tambem esta crescido.o medico me aconselhou tirar o cisto e o utero,mais estou com muito medo me ajude por favor!!!!

  105. ariadna Says:

    oi fiz um exame deu o seguinte resultado utero apesentando pequeno nodulo miamatoso em sua parede fúndica posterior lateral esquerda,por favor a doutora pode me explicar estou muito preocupada,agradeço desde ja

  106. Maria Says:

    Tenho iomas no utero, o médico aconselha tirar, tenho himorregias devido as himorregias apanhei anemia avançada. O que acham que devo fazer?

  107. luciana Says:

    fiz retirada do ultero a 20 dias, não para de sair um liquido inclor, tenho q ficar usando absorvente pos parto, pois sai muito. È normal? o q vem a ser esse liquio?

  108. Sandra Lopes Says:

    Olá Celina, preciso de ajuda e achei seu site na ânsia por alguma resposta que explique tudo o que venho sentindo. Há 4 anos fui diagnosticada com endometriose, fiz tratamento, interrompi a menstruação mas nada adiantou, eu não tinha mais vida, eram só dores terríveis. Bem, retirei o útero há 1 ano, só o útero. Fiquei 03 meses bem mas as TPM’s voltaram. E a cada 20/25 dias começo com dor nos olhos, embaçamento, insonia, nervosa demais, sinto os nervos tremerem, ansiedade, mas o pior dos sintomas é justamente aquela dor na nuca do lado direito com vomitos, fico enfraquecida totalmente, mesmo sem comer nada vou vomitar. No 1º mês que procurei o médico ele me receitou Bi-Profenid, no mês seguinte de novo. Daí não voltei mais. Já está fazendo um ano e não melhoro, nesses 2 dias que fico ruim, um eu falto no trabalho porque fico sem forças, tomo plazil, buscopan com dipirona, eplocrer e nada resolve. De repente, acaba. Eu já não tenho mais nem apetite, tenho até medo do que comer, fico esperando que aquele dia posso passar muito mal de novo. Já fiz até ecografia abdominal mas não tenho nada. Sofro todos os meses, o que faço? Não adiantou então tirar o utero? Eu era alegre, ativa e agora sou depressiva, sem forças. Eu não sei o que fazer…Me ajude!!!!

  109. Sandra Lopes Says:

    São tantos os sintomas que sinto nesses dias que até me esqueci, as dores nas costas voltaram, e ficou com o nariz trancado como se estivesse com rinite/sinusite. Eu só não posso dizer que estou igual a antes porque antes eu ficava bem uns 5 dias e o resto era só dor. Hoje é o contrário mas estou muito cansada já de sofrer assim.

  110. Million einsacken Says:

    Intimately, the post is really the sweetest on this laudable topic. I fit in with your conclusions and will thirstily look forward to your approaching updates. Just saying thanks will not just be enough, for the wonderful clarity in your writing. I will at once grab your rss feed to stay privy of any updates. Good work and much success in your business enterprize!

  111. katia p. cunha Says:

    TENHO POLICISTOS HA MAIS DE 2 ANOS E TENHO SINTOMAS DE COMO ESTIVESSE GESTANTE , ISTO É NORMAL E ATÉ QUE PONTO PODE ME PREJUDICAR

  112. Bacterial Vaginosis Says:

    I’ve been following this topic for a while now. I totally agree with what you’re saying. Nice site design by the way…

  113. Everette Gabriele Says:

    Thanks for writing this good blogposting. I definitely such as the style which you use to create about things. It had been quite educational and I want to many thanks you for thaking the time to write about this. A great deal of persons would clarify this stuff so additional complex, but with your statements I genuinely realize now almost everything. I am sure I will examine back your site and my rss reader will like your stuff too.

  114. Bacterial Vaginosis Treatment Says:

    Nice post, this is exactly the information I was looking for. Are you going to be covering this topic in greater detail soon? Hope so! Thanks

  115. Belle Says:

    Oii,

    gostaria de tirar uma duvida? recentemente aconteceu algo estranho comigo que claro nunca tinha acontecido antes. Estou casada ha 8 meses e casei virgem, ha alguns dias eu e meu esposo fomos viajar e no hotel tomei um banho de hidromassagem , 15 ou 20 minutos depois de ter deixado a banheira, uma grande quantidade de agua saiu atraves da minha vagina e desceu pelas minhas pernas e tinhas algum vestigio da minha ultima menstruacao , pouco mesmo. sinto agora minha barriga elastecida . O que pode ser isso? Sera que tenho algum problema ou pode ter entrado agua da banheira de hidromassagem?

  116. gisele Says:

    Bom Dia!

    Gostaria de um conselho, meu útero está com 230cm3 de volume, uso o DIU MIRENA, mas ele se deslocou e não esta mais regredindo o tamanho do meu útero, assim que coloquei meu útero chegou a reduzir para 150cm3 mas agora aumentou tudo novamente como antes de colocar o DIU, eu mencionei com o médico de tentar colocar o MIRENA novamente, mas segundo ele meu organismo vai rejeitar novamente, ele diz que tenho que tirar o útero, estou muito em dúvida e a cirurgia esta marcada para esta terça feira, e eu ainda não sei o que fazer?

  117. maria do socorro januario de sousa sandim Says:

    ola meu none maria do socorro tenho 43 anos e vou passa por uma histectomia para retirada do ultero gostaria de saber sim tenho pocibilidade de ficar com falta de desejo sexsual aguado uma resposta de ja obrigado..

  118. Ana Says:

    Bom dia..! Maria Celina
    Através do exame de ultrassom foi detectado um endometrioma no ovario e também pontos de endometriose no utero, que com analise destes exames ja fala em retirada do utero..! Sera que este é caminho..?
    Agurdo opinião..!
    Paz e bem…!
    Ana

  119. katia Says:

    fiz uma cirurgia para retirar o ovario esquerdo notei que depois disso engordei bastante tem alguma coisa a ver

  120. aline Says:

    oi meu nome é aline estou preocupada, estou pra tirar o utero, preciso saber se quando tirar, não vou ter mais prazer sexsual? e se engordo? obrigada

  121. debora Says:

    a paz do senhor , gostaria de saber se esta com bastantes pedaços na mestruação e aumentado o siglo é sinal de mioma.

  122. Cristiane nascimento Says:

    Tenho 36 anos, 1 filho e já fui submetidaa uma cirurgia para retirada de miomas, raspagem da endometriose e retirada de um cisto. Com menos de 1 ano e meio, voltaram e agora o mioma esta dentro do utero e me faz sangar muito. Estou sangrando a três meses sem parar, já tomei 15 injeções devido a anemia e o médico me indicou a retirada do útero. Não sei se estou preparada, pois choro muito quando penso na situação, porém a minha saúde esta bem debilitada, pois a anemia e significativa, sou pré diabética e tenho muito medo de não tira o útero e ter que fazer uma nova cirurgia.

  123. SIMONE Says:

    ola preciso de uma ajuda eu tirei o uetro a 3 anos a medica disse que nao precisava tirar o colo do utero e os orvarios ,mas eu td mes sinto tipo uma pequena colica e dores nos seios e ainda fico saindo um corrimento rosa ja fui no medico fiz ultrason tomei remedio infeccao fiz papa nicolau eu nao sei o que ta acontencendo por favor me ajude quando eu vou ter relacoes sinto dores me jude por favor

  124. Priscila Messner Says:

    eu sinto muitas dores no útero, e não me dou bem com nenhum anticoncepcional, meu organismo não aceita, sinto dores de cabeça, enjou, tonteira, já fui ao médico, ele continua passando remédio pra eu tomar, queria parar com remédios o q eu faço?

  125. Adriana Says:

    Minha mae está com o útero bem caído (prolapso vaginal)e está saído pra fora mesmo, e está se preparando para fazer uma cirurgia. Essa cirurgia é complida?
    Tem riscos. O problema é solucionado? Ela tem 65 anos.

    Aguardo anciosamente seu retorno

    Obrigada e a Paz de JEsus

  126. Marieli Says:

    Fiz uma ultra vaginal e constatou cistos no ovario e agua atras do utero, sinto muitas dores na relação sexual poderia explicar melhor sobre este resultado? obrigado

  127. margarete Says:

    Olá, tenho 31 anos, 2 filhos ganhados de cesareana, sendo que na cesarea do meu filho de 7 anos eu fiz laqueadura. Há 2 anos estou com problema de menstruanção desregulada e fluxo sanguineo muito forte, um absorvente dura 30 minutos e amestruação 10 dias.
    Esse mes eu tive hemorragia e fiquei prestes a ter que fazer transfusão de sangue. A minha medica disse que não tem mais jeito, que ela já fez todos os tratamentos possiveis e que agora a solução é a retirada do útero, porém estou com muito medo, ainda mais lendo esses depoimentos e tbm estou com medo de o mes que vem acontecer o mesmo e eu piorar.

  128. nilda Says:

    ola estou com 50 anos e num exame preventivo constatou um mioma dentro do utero.o meu utero auemntou de tamanho, a medica surgeriu uma cirurgia para retirada do utero e ovarios ja que estou na pré menopausa. gostaria de saber se esta correto esta cirurgia se existe um outro tratamento. enfim o que é melhor para mim.

  129. mara Says:

    fiz uma cirurgia para retirar um polipo do meu ultero. hoje se faz 30 dias e continuo o sangramento.isso e normal??

  130. Solange Says:

    Olá, fiz histerectomia total e retirei o ovário direito devido um cisto e miomas no útero di 14 de setembro, li muitos relatos de problemas que eu tbm venho passando, dores e inchaço na barriga, corrimento amarelo e mau cheiroso, acho que é normal pois tem somente 24 dias hoje, gostaria de saber se vai afetar os hormônios e minha vida sexual, já sou gordinha e não quero engordar mais que isso, espero que esse barrigão que estou suma tbm, pois quase não tenho barriga. Qdo vou poder fazer sexo?

  131. Marcia Says:

    Boa tarde!

    Estava pesquisando sobre histerectomia,entao encontrei seu sait.
    Tenho 33 anos 2 filhos um casal,a exatamente 7dias fiz histerectomia total,estou bem nao tenho sendido nada,o que me preoculpa e o fato de ja sofre de depressao,percebo que tenho ficada meio deprimida nestes 7 dias o que vc me disse,e normal?

  132. Fernanda Says:

    Olá celina
    belissimo texto..e verdade nosso utero

  133. yvete Says:

    estou com o bexiga caída e está visivel na vagina gostaria de saber se o ato sexual prejudica ou pode agravar a situação?

  134. Mônica e Marcos Says:

    Meu Senhor, nos conceda a graça de ser pais. Meu marido e eu sofremos de transtorno de ansiedade e depressão e temos nos tratado, mas a angústia de tentar todo mês e não conseguir só nos faz ficar cada vez mais ansiosos e deprimidos. Não somos pesssoas perfeitas, mas temos muito amor pra dar a essa criança. Daremos a vida por ela. Criaremos ela dentro da sua palavra e ensinaremos a ela o tamanho do seu amor. Mas, não depende de nós. Meu ciclo é irregular, não sei quando ovulo, os médicos não querem passar medicamentos e eu tenho medo de fazer exames e descobrir uma possivel infertilidade minha ou dele, o que aumentaria ainda mais a nossa doença. Sei que não somos capazes de ser pais, mas o senhor pode nos capacitar porque conhece o que existe em nossos corações. O senhor pode realizar esse milagre e nós sabemos disso. Eu não quero mais ver o meu marido sofrer. Me perdoa o meu egoísmo de sofrer a cada mês que não consigo engravidar. Te imploro…é o que eu posso fazer. Te implorar. Amém

  135. Patricia Says:

    Tenho útero crescido, já tive dois filhos, pela última ultrassonografia, disseram que ele continua crescido, e que talvez tivesse que ser retirado. Sinto quinturas na meu abdomêm,o que poderia ser? É o útero que está grande demais? Quais as sequelas pós-cirurgicas? Tenho 33 anos e tenho medo de fazer a cirurgia.

  136. rocineide Says:

    Tenho sentido muito ardume na barriga próximo ao útero,arde bastante e minha perna doe do lado direito,onde é a dor no útero também é a dor na perna,gostaria de saber o que pode ser esses ardumes me ajude,a descobrir o que tenho.

  137. Rocineide Says:

    Meus ardumes na barriaga são pertos de onde fiz uma cesariana,e a dor na perna é do mesmo lado direito,onde é ficou o dreno que colocaram após ter complicações na cesariana,será que é algo grave,por favor me ajude a descobrir.

  138. JACIELLY Says:

    Boa Tarde.

    Minha mãe fez um exame transvaginal e mostrou q ela estava com 3 miomas e um ta muito grande, mostrou tbm um cisto de naboth, útero e ovário direito crescidos. Ela vai voltar ao médico amanhã pra ver o que ele vai dizer sobre tudo isso.
    Desde q ela soube q esta com isso ela não come direito, num tem vontade de fazer + nada, não dorme , já teve ate pesadelo de q quando fosse pra sala de cirúrgia ia morrer. è horrivel está nessa situação ver a maneira como ela esta desanimada.
    Eu queria q o Senhor JESUS desse força e coragem a ela pra ela fazer essa operação.
    MAIS EU TENHO CERTEZA Q NO FIM TUDO VAI ACABAR BEM, REZO TODOS OS DIAS PRA Q QUANDO ELA FOR SE OPERAR CORRA TUDO BEM.

  139. rayen Says:

    ola sou rayen,tenho 42 anos,tenho 3 filhos adolecentes e viuva a 3 anos,,faço visitas ao ginecologista periodicamente,,e para minha surpressa na ultima consulta ele verificou que o mioma tinha aumentado e tem 5 cistos;
    ele me recomendou a retirada do utero
    Eu não pretendo ter mais filhos
    gostaria de saber se e aconselhavel a retirada do mesmo
    BJS

  140. Débora Says:

    Olá, tenho 29 anos e à 2 anos descobri um mioma, na época com 2 cm. A ginecologista disse que era só observar se desse hemorragia e que ele estava por fora do útero. Fiz uma ressonânica agora e descobri que estava tudo errado, ele está com 6 cm agora, dentro do útero e atrelado a uma artéria. Nunca fiz nenhum tipo de cirurgia, tenho meus medos. Procurei saber sobre essa injeção para diminuí-lo, soube da cirurgia para retirada do útero. Queria somente trocar experiências, saber como fica a vida da mulher depois de um procedimento tão invasivo como a retirada de um útero. Confio em Deus e aceito tudo o que Ele me faz na minha vida, mas fico triste em não ter a possibilidade de ter um filho. Abraços

  141. imaira Says:

    Minha sogra tirou o utero e os ovarios a um ano atras agora ao fim de tanto tempo sangrou e normal OBRIGADO DESDE JA POR ME AJUDAR

  142. Katia silva Says:

    olá eu sou angolana e gostaria muito de partilhar as informações referentes ao Mioma Uma vez que fui a pouco diaginósticada, e estou muito apavora
    tenho 29 anos e não tenho filhos
    e o meu maior desejo é ser mãe

  143. susana Says:

    por favor ajudem m…..retirei o utero devidu a um temor a 8 meses so que desde ai todos mas todos os dias deitu pela vagina um odor horrivel e uma cor amarelada,muitas dores,fikei muito presa dos intestinus e com muito mau estar,fui fazer um eco vaginal e acusou um ovario com cistos ..sera que tenhu que ser novamente operada???tou sempre a por ovulos e a tomar remedios e nada..p.favor ajudem .

  144. susana Says:

    por favor ajudem m…..retirei o utero devidu a um temor a 8 meses so que desde ai todos mas todos os dias deitu pela vagina um odor horrivel e uma cor amarelada,muitas dores,fikei muito presa dos intestinus e com muito mau estar,fui fazer um eco vaginal e acusou um ovario com cistos ..sera que tenhu que ser novamente operada???tou sempre a por ovulos e a tomar remedios e nada..p.favor ajudem .tenhu apenas 22 anus

  145. Antonio Fedele Says:

    Olá! Meu nome é antonio e gostaria de saber o que é uma bolsa de água no útero.
    Minha namorada sente algumas dores principalmente depois de termos relação sexual. Ela fez uma ultra e a médica disse que ela tinha uma “bolsa de água no útero”. Em princípio, minha namorada achou que estava grávida, mas a médica não confirmou; e ela não tem sintomas de gravidez, também.
    Alguém pode me ajudar?
    Um grande bju carinhosos à vocês!!!

  146. MEIRE MARÇAL Says:

    OLÁ BOM DIA,TENHO 48 ANOS E DESDE MENINA FICO MENSTRUAA POR SETE DIAS,E SEMPRE COM MUITA QUANTIDADE,SÓ QUE DE UNS TEMPOS PRA CÁ MENSTRUO MUITO,E COM MUITO COAGULO,ME SINTO COM MUITO MAL ESTAR,JÁ PRECISEI TOMAR SORO E FERRO,POIS FIQUEI ANEMICA.HOJE VOU AO MEDICO NOVAMENTE,E JÁ TENHO QUASE CERTYEZA QUE ELA VAI FALAR DE TIRAR O MEU ULTERO,EU LHE PERGUNTO EXISTE OUTRA FORMA DE SE TRATAR SEM ESSA RETIRADA.DESDE-JÁ MEUS AGRADECIMENTOS

  147. Francyne Says:

    Oi,tenho 26 anos e a dois anos depois da cesarea tive q tirar o utero pois estava com hemorragia porque isso acontece é erro médico e qual o nome q se dá para isso? Obrigada

  148. glaucia Says:

    OLÁ TENHO 43ANOS,ESTOU COM UM MIOMA QUE VEM ALMENTANDO DE TAMANHO DESDE 2008 ,TENHO MUITA CÓLICAS ANTES E DURANTE A MINHA MESTRUAÇÃO QUE VEM SOMENTE DOIS DIAS,A MINHA GINECOLOGISTA EM ACHA MELHOR FAZER A RETIRADA DO UTERO,MAS EU SOU TRASPLANTADA DE RINS E A MINHA NEFROLOGISTA ME SUJERIU FAZER A CIIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA, MAS O MEDICO QUE FAZ ESSE TIPO DE CIRURGIA DISSE QUE DEPENDENDO DO TANHO DO UTERO PODE TER QUE FAZER POR CORTE TIPO CESÁRIA,MAS VOU TIR SÓ UTERO NÃO VOU TIRAR OS OVÁRIOS,MAS ESTOU COM MUITA DUVIDAS DE QUAL O MELHO METÓDO;E SE DEVE SER TIRADO TAMBÉM O COLO DO UTERO.POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL.OBRIGADA!

  149. elisabete Says:

    Tirei o útero faz 5 meses e começou a sair uma secreção cremosa de cor amarelo meio esverdeada (parecendo pus), até hoje continua saindo a mesma secreção. O que pode ser isto?

  150. cyda Says:

    Eu sou esterectomizada, há uns 5 anos precisei fazer, pois mestruava muito e estava com febre muita alta. O médico indicou a cirurgia antes que acontecesse a emergência e não houvesse tempo para os procedimentos (exames)de sangue, etc….
    Eu sou mãe adotiva e aconselho a toda mãe, que queira ser mãe e não está conseguindo engravidar, que procure por adoção, pois eu nunca me arrependi de ter adotado minha filha , que hoje tem 21 anos, GRAÇA À DEUS!
    Nunca consegui engravidar, por isso mesmo quando o médico indicou a cirurgia e disse que seria o certo, pois estav muito mal, resolvi operar e hoje LOUVO À DEUS, que depois da biópsia, não houve constatação de doença pior.

    GRAÇA À DEUS, infinitamente, pois quando a gente se entrega nas MÃOS SANTAS DO SENHOR, ELE TUDO FAZ, por nós filhos DELE! Amém.
    Hoje tenho 48 anos e estou bem melhor do que estava!
    Sei que se houvesse a chance de prosseguir com o utero, mesmo com o mioma eu teria permanecido, mas não era o caso, portanto, agradeço À DEUS PELA VIDA!
    E TAMBÉM POR MINHA FILHA LINDA, QUE DEUS ME DEU, POIS A AMO DE TODO MEU CORAÇÃO, E DEUS SABE DISSO!

  151. valdirene Says:

    Atualmente existem técnicas eficazes de tratamento que preservam o útero. “Estudos apontam que em 99% dos casos é possível manter o órgão intacto”
    Além de medicamentos para controlar o tamanho e os sintomas do mioma, atualmente existem técnicas não invasivas (ExAblate) ou minimamente invasivas (embolização) para o tratamento.

  152. nazareth Says:

    Ola tenho 37 anos a 1ano e meio fiz histerectomia parcial estava c/2 mioma q pesou 2k lutei 4 anos para não realizar este procedimento mas não foi possivel hoje estou passando pela pré-menopausa.So fiz a cirurgia quando vi que não tinha mais o que fazer.
    Adorei seu depoimento Parabéns q Deus continua lhe abençoando vc e sua equipe e sua Familia

  153. Regilna Freitas Says:

    olá, bom dia, ontem fui ao médico e ele disse q estou com água, no útero, o q era estranho, o q sera q pode ser?
    me ajude por favor…

  154. Emilia Luiza Says:

    dra. boa tarde.
    Antes de mais nada gostaria de informações ou dicas de especialistas no Brasil, já que moro no interior e o máx. que os ginecologistas indicam é retirada de útero. Ha um ano fui numa clínica de fertilização e o médico disse o fato de ter o útero grande e miomas tb grandes não atrapalhariam a gravidez. Acabo de perder meu bebê, comecei com hemorragias(deveria estar entre 4 a 6 semanas). Foi devido o mioma? A médica que me atendou no pronto socorro disse que eu era estúpida em não ter tirado um útero tão grande (543cm). O que devo fazer? Vi através da net (só net, pois nenhum outro médico informou essas outras opções)embolização…etc. Depois disso posso engravidar normalmente? Qual consequências? Aconselha algum especialista no Brasil. Tenho 42 anos, quero muito ter um filho e nem cogito tirar o útero. Minha vida toda tive cólicas homéricas…não seria agora que tiraria. O que devo fazer? Corro risco de não engravidar mais? Devo tentar nova gravidez? O que a dra. sugere? Exames? Especialista? É sua área? Qual o custo? Sou do Paraná. Obrigada por sua atenção e gostaria se possível de uma luz, afinal nenhum médico até hoje me disse sobre outras técnicas a não ser retirada do útero e qdo me deparo na net, há tantas outras formas.O que me aconselha? Que caminho seguir?
    Obrigada
    Luiza
    Se puder por favor responder para este email: emilialuiza@hotmail.com

  155. Marcella Says:

    Bom-dia

    como é tratado a água no utero?
    preciso de informaçãos pois ja utilizei dois medicamentos e sem sucesso.

    Obrigada!

  156. Regina Says:

    Bom dia…tenho algumas dúvidas sobre a colocação do Mirena.
    Eu tenho 49 anos à 1 ano não menstruo mais tenho 2 filhos duas cesárias fiz laqueadura a 20 anos. Faço exames ginecológicos todo ano mamografia ecografia e endovaginal papa nicolau e outros estou muito bem apesar da idade chegando mas não tenho problemas ginecológicos nenhum. Em compensação sou hipertensa estou com o colesterol alto tireóide e hepatite C…fora a hipertensão que já fazem 12 anos….descobri através de exames recentes os demais disturbios no organismo…Meu médico aconselha o Mirena. Quais são os riscos. Tenho medo de engordar pq a 5 anos atrás fiz durante dois anos reposição hormonal com Helamax via oral e fiquei muito inchada ai parei por conta própria também com medo de cancer pois a maioria diz que reposição hormonal é cancerigino. E tbem tenho medo de infecções uterinas e outros distúrbios como depressão com o Mirena. Preciso fazer reposição e não sei o que devo fazer qual o melhor procedimento.

    Att/Regina

  157. yasmim Says:

    tenho que tirar o meu utero e fico preocupada como vai ficar a minha relaçao sexual essa retira vai mim projudicar em mimha saude ; e minha relaçao com o meu parceiro mim ajuda por favor

  158. kátia Says:

    olá Dra ,,,,,,,,,,,,,,,,
    boa tarde ,,em primeiro quero te parabeníza-lá poe esse site,,,,,,,,,,,
    mas queria tirar uma dúvida ,,,tenho 33 anos e fiz a retirada do útreo no ano de 2009 ,,,,depois da descoberta de um mioma de 10 cm ,,,,,,,o médico deu o dagnótico e dia ser necessário a retirada ,,,,,,,,
    mas des então engordei muito , etmb estou inchando demais agora e mais é as pernas ,,,,,,,,por favor queria saber o que aa DRA acha desse meu problema ,,,,obrigado

  159. Fernanda Freitas Says:

    Olá tenho 32 anos e estou com o utero virado ,descobri a pouco tempo .Mas os sangramentos já estao me deixando nervosa estou ficando duas vezes no mes ,na metade das pirulas fico e no final também .O que devo fazer .A minha ginecologista diz que tenho uma escamaçao no utero .obrigada um grande abraço fique com Deus

  160. nanci Says:

    hoje fui ao medico fiz uma ultrason. e foi dito que o meu utero estava com 37cm
    ele disse que é preocupante, já tenho 50 anos e tenho 3 filhos, fiquei muito preocupada, por q estou sem plano de saude… e não sei o que eu faço… abraços..

  161. Rosilene maria de sousa Says:

    gostaria de saber o que saco da agua pois tenho umk sisto e este saco da agua e tenho muito medo de ficar sem omeu utero por mais que eu odei menstruar pois passo mal antes e após mentruar

  162. Rosilene maria de sousa Says:

    O que há de verdade e mito com o passar do tempo a vagina da mulher fica folgada e porque mesmo fazendo sexo nunca me sasseio fico sempre com vontade.

  163. Cida Says:

    Há dez dias fiz histerectomia abdominal total, motivo tinha um mioma de 943 cm³, estou com cinquenta anos, será que fiz o correto, ou isto vai prejudicar minha feminilidade, como também acelerar o processo de envelhecimento. Fiz biopsia e o mioma era benigno.
    Aguardo orientações suas,
    Agradecida,
    Cida

  164. IRMA Says:

    olá dra,achei esse site ,procurando saber sobre meu problema.entrei na menopausa com 42 anos,hoje tenho 54 anos,faço reposição hormonal,por causa do intenso calor que sinto.essa semana fiquei menstruada,fluxo intenso e com cólicas,da mesma forma que acontecia antes. estou muito preocupada,que pode ser isso? me ajude por favor. Deus a abençõe.

  165. IRMA Says:

    estou menstruando após 10 anos de menopausa, que pode ser isso? obrigada.

  166. sandra Says:

    Tenho 49 anos,estou com cisto simples no ovario esquerdo c volume de 70,8 cm3, mioma subseroso fundico anterior volume 130,6cm3 e istmico lateral esquerdo 3,7×3,2cm. Útero com volume aumentado-7,1×6,1×5,8cm. Minha menstruação é c pouco fluxo, n tenho dores. A medica disse p esperar menopausar p as devidas providencias.É isso msm ou teria q retirar tudo?

  167. ana Says:

    é possivel engravidar com mioma subseroso 5cm,intramural 5×5m,cisto naboth, varizes pélvicas parauterinas,linfonodomegalias pélvicas.sei que tudo isso é impossivel uma mulher egravidar sem danos a saude do bebe ou da mae,porém estou sem esperanças.tenho 32 anos e nunca tive filhos, sou casada e meu esposo quer muito ter filhos

  168. VANI Says:

    Oi.. sou histerictomizada e faço preventivo todos os anos, mas ai fiquei pensando ha necessidade de uma pessoa que fez essa cirurgia fazer exame de papanicolau?, nao tendo o utero o liquido e colhido de onde? desculpe minha ignorancia..
    Obrigada

  169. enia alessandra Says:

    fiz retirada de utero ovarios e trompas agora 7 meses depois estou com dor e o que pareçe ser corrimento nao fiz reposiçao hormonal e estou depresiva ando triste ´pois gostaria de ter mais um bebe eu nao sei nem o porque retirei o meus negocios pois estava tudo bem comigo so havia sangramento constante por favor me responda bjos

  170. Edneide Cunha Says:

    Celina amada, eu tenho um mioma desde a adolescência, hoje tenho 39 anos de idade e dois filhos. Em uma vista ao meu médico ele me disse que o meu mioma cresceu consideravelmente e que devo ser submetida a uma cirurgia. Eu gostaria que se possível você me orientasse. desde já agradeço, Deus a abençoe!

  171. maria luisa Says:

    tenho tres filhos,aos 45 anos tive um mioma e fui operada,com a retiradado utero, trompas e ovarios, agora tenho 49 anos, sofro bastnte com imensas ondas de calor, hipertensao, faqlta de sono muita quentura na cabeça,fadiga, falta de apetite,secura na pele, na vagina, necessito de um conselho vosso urgente.

  172. Mari Says:

    Olá, tenho 37 anos e não tenho filho,tenho mioma intramural a 4 anos agora esta com 16cm, estou com uma cirurgia marcada para o dia 15/5/2011 num hospital publico, mas estou pensando seriamente em cancelar, pois o medico, me induz a retirar o útero, estou tomando diclin a 2 meses isso pode me ajudar? tem algum outro metodo que possa a diminuir o tamanho do mioma? Obrigada

  173. Claudia Says:

    Bom para o meu caso não tem mais jeito deposi do ultrasound, foi encontrado um cisto e vários miomas…..meu ovário esquerdo está tão inchado pelos miomas e com o cisto que se moveu abaixo do meu umbigo…sinto dores terríveis, então a médica disse que tenho que fazer cirúrgia urgente tipo cesariana, e retirar o meu ovário esquerdo e útero, claro o cisto e os miomas….tenho uma curiosidade, será que depois disso com somente um ovário o direito ainda posso menstruar??? aguardo e obrigada pela atenção…(eu nunca pude ter filhos e nem o meu marido quer, então irei retirar o meu útero pois está super comprometido…..)

  174. TEREZA SILVETRE Says:

    ESTOU SANGRANDO HÁ 60 DIAS EM GRANDE QUANTIDADE E TENHO 45 ANOS.JÁ TOMEI 3 CAIXAS DE METHERGIM E NÃO PAROU!

  175. Liliane Costa Says:

    Minhas queridas, é muito bom compartilhar estas experiências com vcs. Eu tenho 33 anos,e fiz a retirada total de Utero e ovários devido a cistos ovárianos, miomas, mas o que mais preocupava os médicos era a endometriose. Que de caordo com o que eles me falaram, ele já estava bastante latrado ( a endometriose) por tudo! Eu fui para a mesa de cirurgia sem saber se a retirada iria ser total. E para a minha supresa quando voltei, eu já estava sem nada. Na hora chorei muito, pois meu maior sonho sempre foi ser mãe. Mas hoje, (30 dias após a cirurgia) percebo que é maravilhoso não sentir mais as terriveis dores, que só nós que passamos por este problema podemos relatar por sentir na pele.
    Vejo tembém que meu sonho de ser mãe, nào foi castrado como eu havia imaginado na hora em que despertei da cirurgia. Observo que ser mãe hoje é apenas uma decisão e não uma condição como eu imaginava. Existem milhares de crianças pelo mundo precisando do nosso carinho e do nosso afeto. E posso ainda sim, ser uma maravilhosa mãe como seu sempre sonhei. Traços físicos e trejeitos de comportamentos que queremos ver na continuaçào da nossa espécie, Deus implanta com o tempo.
    Precisamos entender e perder o medo.
    Os sintomas da menopausa já sentia antes de operar, resultado das Zoladex que eu precisava tomar para conter o crescimento dos meus cistos. E hoje sinto os sintomas e encaro com coragem. Tomo complexos vitaminicos. Minha médica me orientou ainda não fazer reposição ormonal por cerca de 6 meses ainda, pois se haver alguns focos de endometriose no intestino ou em outros lugares, este será o tempo necesário para eles secarem por falta de hormônio.
    E assim que ela autorizar, vou fazer minhas reposições e tomar muito cálcio, e olhar melhor para a minha alimentação. Portanto meninas, coragem, se puderem evitar a retirada pq ainda não possuem filhos, conversem muito com seu médico, mas se não tiver outra alternativa, não se apavorem….
    A depressão também chega em alguns momentos, e sabem o que devemos faver para que ela não fique pior: Não se lamentar, ocupar a mente com coisas que realmente nos traga prazer
    Outra coisa que eu faço, é encontrar pessoas com probemas iguais, menores ou piores que o seu, olhar e dizer para elas que pra tudo na vida Deus nos dá sempre duas alternativas: ver o copo meio cheio de agua ou meio vazio.
    ë vc quem escolhe!!! Eu sempre procuro ver meio cheio…
    Bom isso é o que eu penso é o que acontece comigo, mas cada caso é um caso, mas pra mim,. meu maior e melhor pisicologo é Deus.
    Um super beijo e boa sorte a todas. Meu e-mail é liliane_ncosta@hotmail.com, se alguém tiver interesse de trocar experiências estarei disponivel…
    obs.: depois da minha cirurgia ainda não tive relações sexuais, por isso não posso ainda falar sobre isso, mas quando acontecer volto aqui e conto para vocês!!!
    BjãoZão… e Sorriam sempre.

  176. alyne Says:

    ola eu tive mioma com 24 anos , eu era virgem e foi operada tirei ovarios e o utero, e nao tenho nenhum filho. a medica disse que tudo ia ser normal, mais para mim nada ficou normal, eu ainda sofro com depressao, com medo de me envolver com alguem, ainda nao aceito que eu nao posso ser mae, eu ja tentei me matar . e isso essa e minha vida.

  177. Otávio Says:

    Parabéns pelo texto, porém ele não esclarece as dúvidas. O texto fala apenas que o utero é o berço da vida. Por não esclarecer a real consequência resultante da cirurgia de retirada do útero e dos ovários, sabemos que com tal procedimento a mulher não poderá ser mãe pelos métodos normais.

  178. Liliane Costa Says:

    Alyne,minha amada, imagino o quanto deve ser dificil para você, mas não desita… Você pode sim ser mãe ainda. Deus preparou uma infinidade de filhos para você nesta vida. Depende de seu ponto de vista. sei que quando estamos deprimidos tudo que falam parece ser sem sentido, mas por favor, não desista. Deus prepara um futuro maravilhoso para você. Não julgue a si mesmo nunca. E Nào tenha mendo de se envolver também. Busque apenas o homem correto, que já deve estar sendo prepardo por Deus só para receber você.
    A vida nos prepara muitas suspresas, e ainda tem muitas supresas boas para você. Eu também não tenho utero e ovários. Mas Nunca podemos desistir… Envol-se em atividades sociais, as quais você possa descobrir um outro lado seu: O solidário. A solidariedade e a sua fé será capaz de ocupar o lugar que hoje está aparentemente vázio em sua alma. Este lugar será cheio de amor e paz. Acalma seu coração e entrega seu furuto nas mãos do Senhor. Eu não sei quem você é mas saiba que de longe me preocupo com todas vocês que passam pelo mesmo problema que eu. Mas foi preciso Deus também permitir que retirassem meu útero e meus ovários para que eu pudesse hoje estar aqui escrevendo para vocês… Meninas, por favor, seu sei que o nosso fardo é pesado e são bem poucas as pessoas que entendem o peso do que carregamos nas costas, mas saibam que o meu fardo eu dividi com o Deus que eu sirvo. E estou aqui, me colocando a disposição para ajudar a orientar a vcs a carregarem seus fardos. Não imorta qual religião você siga, o que importa é o poder da sua fé, Pois Deus é um só. E ele está aí, apenas esperando sua permissão para agir na sua vida. Dê está chance a ele e fique atenta aos sinais que ele emitir para você. E para todas as que estão passando pelo mesmo problema. Um dia eu também tive vontade de desistir de tudo, mas eu percebo, que o mundo é bem mais do que nós pintamos de acordo com as realidades que queremos ver. Mude um pouco o seu foco minha amada, sinta-se feliz pelo simples fato de estar viva. Existem milhões de pessoas precisando de você, do seu carinho e de sua atenção em algum lugar do planeta. E não esqueça nunca. Você é alguém muito especial para Deus e ele te ama.
    Espere no senhor!!!

  179. iraides vieira Says:

    sexta senti uma forte dor pelvica que cheguei a desmaiar meu utero e crescido o que devo fazer to com medo

  180. Ilza Freitas Says:

    Tenho 48 anos tive que fazer a retirada do utero devido a um mioma de 7 cm. Tem 15 dias que fiz a cirurgia.
    Ouço as pessoas dizerem que não precisamos do utero, penso que esse tipo de opinião é muito errada, pois estou sentindo um vazio muito grande. E tenho certeza que vai fazer falta. Cada orgão do nosso corpo tem uma finalidade.

  181. ANA CARLA Says:

    estou com mioma + a doutora disse que ñ é caso de sirurgia agora ñ porque esta normal meu utero + me sinto que estou com o estomago e barriga muito enchada, estou me sentindo mal com isto,como devo fazer…

  182. Laurida C Gomes Says:

    Fiz a cirurgia de histerctomia total no último dia 16 de maio, estou recuperada fisicamente mas psicologicamente estou passando por momentos terríveis.
    Sempre fui uma pessoa com muito alto-astral não me abalava com qualquer coisa na verdade uma mulher durona, hoje me sinto extremamente deprimida, com a estima abalada e pior que não consigo me libertar desse problema, acredito que se soubesse que ficaria dessa forma lutaria até o último momento para não ter retirado o útero.
    Se alguém tem um caso semelhante ao meu vamos trocar e-mails.
    Preciso urgentemente me libertar desse mal.

  183. Michele Says:

    Ola estou com mioma intramural de 3,5cm e meu utero aumentou o volume para 143,0 cm e minha endo de 5,0 foi pra 7,0 é normal? meu utero aumentou tanto por causa do mioma?

  184. Adriana Says:

    minha mãe teve cancer no colo do útero, e retirou o utero os ovarios e as trompas, já faz 3 anos agora ela está sentindo dor e sangramento na relação sexual. O que pode ser….

  185. Martha Says:

    Boa Noite!!! Olá Dr. Celina, fiz esse procedimento cirurgico de histerectomia, com apenas 30 anos, e até hoje nunca fiz reposição hormonal, faço sempre os exames genicológicos e nunca mim passaram nenhum medicamento… Por não mestruar mais posso sofrer com o ganho de peso??? O que devo fazer???

  186. Eidi Says:

    Fiz exames de rotina e o resultados foram;NA USG TRANS VAGINAL ,AUMENTO VOLUMETRICO UTERINO COM LEVE AUTERAÇAO ECOTEXTURAL INESPECIFICA.ENDOMÉTRIO LEVEMENTE ESPESSADO E HETEROGÊNIO COM IMAGENS CÍSTICAS DE PERMEIO EM REGIÃO FÚNDICA.OVÁRIOS COM PADRÃO MULTIFOLICULAR.CISTO COM ASPECTO SUGESTIVO DE CORPO LÚTEO NO OVÁRIO DIREITO.PRESENÇA DE LIQUIDO LIVRE EM PEQUENA QUANTIDADE NO FUNDO DE SACO RETROUTERINO.
    NA USG DA MAMA ;imagem nodular sólida circunscrita à direta.podendo considerar a possibilidade de ilhota adiposa ou nodulo sólido.Imagem nodular hipoecóica na mama esquerda podendo corresponder a cisto de conteúdo espesso ou nodulo sólido .minha consulta vai demorar muito estou preocupada ,por favor me ajude a esclarecer se e grave oq tenho.Obrigado

      Leave a Reply