jejum.jpg
Estamos no Tempo da quaresma, onde somos convidados à conversão e mudança de vida e atitudes como o jejum, a penitência e renúncia nos ajudarão a sairmos deste tempo mais renovados e preparados para o Tempo Pascal.
Em família, procuramos vivenciar este tempo de forma concreta e juntos nos propomos a renunciar alguns prazeres pessoais e familiares durante a quaresma o que tem sido para nós nestes últimos quatro anos uma experiência maravilhosa, pois observamos em nossos filhos sentimentos como superação, auto controle e sacrifício.
Ontem, na quarta-feira de cinza, fomos juntos a missa e na oração antes de dormirmos cada um de nós colocou diante da oração qual era o jejum escolhido neste tempo de quaresma.
Os nosso filhos Samuel (15 anos), Davi ( 10 anos) e Helder (5 anos) de forma espontânea colocaram as suas escolhas de renúncia.( eu e meu marido depois que colocamos os meninos para dormir, rimos muito com o de 5 anos que disse que não comeria “hamburguer nesta quaresma” ).
Garanto à você que esta vivência que estão experimentando a quatro anos nâo carrega nenhum tipo de repressão da nossa parte como pai e mãe e desprazer por parte deles.
Por exemplo: No ano passado, o meu filho domeio havia escolhido de deixar o refrigerante e numa das festas de criança ele recebeu um copo de Sprite e pensou que era água e tomou um gole . A reação dele foi imediata, deixou de lado o copo e correndo em minha direção perguntou: – “Mamãe, eu quebrei o meu jejum?”. Respondi: _”Meu filho, você foi maravilhoso, pois ao beber o primeiro gole, você logo renunciou o refrigerante e continou sendo fiel a sua proposta”. E saiu feliz da vida e continuou correndo, brincando e tomando água na festa.
Se não provocarmos este tipo de vivência da fé com os nossos filhos, os mesmos não compreenderão a importância da quaresma como o tempo de Graça e Salvação, pois na medida que vamos supeerando as nossas tentações terrenas e carnais, vamos nos libertando dos pecados e nos preparando para a grande Vitória da Vida sobrte a Morte no Tempo Pascal.

Author:
Celina Martins
Time:
quinta-feira, fevereiro 7th, 2008 at 05:37
Category:
religiao
Comments:
You can leave a response, or trackback from your own site.
RSS:
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
Navigation:

      Leave a Reply