tabela.jpggrafico.jpg

Muitos emails que tenho recebido, pedem esclarecimento sobre a diferença entre Método Billings e Tabelinha.
No Manual técnico do Ministério da Saúde da “Assistência em Planejamento Familiar” (4º Edição – Brasília/DF – 2002 ) ambos os Métodos são considerados Métodos Comportamentais, isto é, utilizam a auto-observação de sinais e sintomas produzidos no organismo feminino durante o ciclo menstrual para a identificação do período fértil da mulher e desta forma o casal pode manter as relações genitais nesta fase, se desejarem planejar a gravidez ou abster-se das relações, caso deseje espaçar ou evitar a gravidez. Em nosso meio denominamos Métodos Naturais de Planejamento Familiar.Porém os Métodos tem a sua especificidade e quero destacar as principais:

1.0 – O Método da Tabelinha
O nome científico do Método é Ogino-Knaus e também pode ser conhecido como Método do Ritmo ou do Calendário. O Método considera que a duração da segunda fase do ciclo menstrual que denominamos de pós-ovulatório é usualmente constante, com o processo da ovulação ocorrendo constantemente entre 11 a 16 dias antes da menstruação. E dentro desta regularidade suposta a mulher deverá CALCULAR a chegada do período fértil, .
Esta análise deve se baseiar no estudo de seu padrão menstrual prévio que deverá ser feito durante seis a doze meses.
A condição primordial para o uso deste Método é a REGULARIDADE dos seus ciclos menstruais e a mulher deverá aprender as instruções necessárias para aprender adequadamente os cálculos corretos para determinar a duração do período fértil, subtraindo-se ciclo mais longo e mais curto .
A dificuldade deste Método é que geralmente a mulher que opta pelo início do uso dos Métodos Naturais vem com algum histórico de pós uso de métodos artificias e que acabam provocando as irregularidades , além de que estudos sobre a duração de ciclos mostram que nenhuma mulher é regular fisiológicamente o tempo todo e cada ciclo mentrual tem as suas particularidades. O stress, o estado emocional, quebra de rotina por viagens e algumas patologias podem tornar os ciclos temporariamente irregulares também.
Atualmente este Método por sua baixa eficácia (53%) não tem sido utilizada em Programa de Planejamento Familiar em rede pública.
2.0 – O Método da Ovulação Billings (MOB)
Também conhecido (erroneamente) como o Método do Muco. Digo erroneamente porque este Método não requer a condição de regularidade do ciclo menstrual da mulher e muito menos cálculo, porque se baseia no AUTOCONHECIMENTO que a mulher deverá aprender com um(a) Instrutor(a) Qualificado(a) para saber identificar os SINAIS E SINTOMAS de sua fertilidade. Não é somente o muco que é o sinal mais importante e sim vários sinais e sintomas que a mulher desenvolve em seu período fértil que lhe ajudarão a certificar-se deste período, como sensação de umidade lubrificante ou molhada e presença de muco na sua parte íntima (a vulva), dor do tipo cólica ou a sensação de “peso” no baixo ventre ( ou conhecido como no “pé da barriga”) , seios mais sensíveis, aumento do desejo sexual e outros.
Este Método tem a eficácia mínima de 97,5% segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizada na década de 80.
Neste Blog temos esta categoria do Planejamento Natural da Família que você poderá se aprofundar mais sobre o MOB e com orientação de como se aprofundar nele e como também de sua aprendizagem.
O que mais se confunde entre estes Métodos é de que ambos utilizam uma folha para anotações que para o Método Ogino-Knaus é chamado de Tabelinha e para o MOB é chamado de gráfico. Porém são duas metodologias bem diferentes.
É importante distinguirmos estes Métodos em função da praticidade e viabilidade de cada um e ao longo destes anos de milhares de atendimento não me resta dúvida nenhuma de que o Método da Ovulação Billings consegue dar a ACESSIBILIDADEa todas as fases e situações de vida da mulher com a garantia de sua cientificidade, eficácia e a fácil aprendizagem na condição da presença de um (a) Instrutor (a) qualificado (a) acompanhando até a autonomia da mulher.

Author:
Time:
sábado, abril 5th, 2008 at 09:29
Category:
planejamento natural da familia
Comments:
You can leave a response, or trackback from your own site.
RSS:
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
Navigation:

9 Responses to “Método Billings e Tabelinha. Têm diferença?”

  1. Maria Elisa Alves de Brito Rosa Says:

    Olá!
    A paz de Jesus e o amor de Maria estejam com você!
    Como vai?
    Espero que bem!
    Quero contar um pouco sobre mim e pedir sua ajuda, tenho certeza de que me ajudará muito!
    Me chamo Maria Elisa, tenho 30 anos, no próximo dia 21 fará 1 ano que me casei, estamos em fase de adaptação ainda, mas estamos nos saindo muito bem (!!!), com 4 meses de casados fizemos o Caná, querigma para casais da Comunidade Aliança de Misericórdia, aqui em Alfenas/MG, nossa cidade, e fundamos aqui o Grupo de Casais Caná Alfenas (http://canaalfenas.blogspot.com, o blog está desatualizado, mas pode entrar se quiser, pra conhecer!). Meu marido e eu estamos à frente do grupo, junto com um outro casal, ainda são namorados, mas são mais maduros na idade e na vivência da fé!
    Eu já caminho na Igreja e Renovação Carismática desde os 17, 18 anos, meu marido não tem a mesma caminhada, mas está se esforçando pra se engajar e tenho fé de que conseguirei servir a Deus no meu casamento, como sempre sonhei!!!
    No Caná me interessei por conhecer melhor o Método Billings, pois foi falado em uma pregação e no final deixaram conosco um CD com uma apresentação de power point explicando o método, com o pedido de que divulgássemos o método no nosso grupo. Li tudo, entendi mais ou menos, aprendi muito já, mas tenho lido, ouvido muito mulheres que conhecem ou usam o método, assisti o Trocando Idéias semana passada e vi que não sei muito ainda, me esqueci o nome da instrutora do método que estava presente no programa, mas ela disse coisas do método que eu nunca tinha ouvido falar… rsrs
    Tenho sentido que meu coração me pede pra me aprofundar de verdade, parece até que é Deus mesmo me mostrando que talvez esse seja meu caminho, quem sabe ainda serei uma instrutora do método no meu grupo, né?
    Eu já tinha visto o seu blog, daí procurei de novo e graças a Deus encontrei!!! Que bom!
    Por favor, me instrua… Por onde começar? Onde buscar? De que forma você mesmo pode me ensinar, me instruir, me ajudar? Estou ansiosa!!! hihihi
    Aguardo sua resposta!
    Um grande abraço!
    Fique com Deus!
    Mary :-)

  2. Ana Lilian Says:

    Oi td bem, gostaria mto de saber como se usa este metodo billings pois achei ontem, este site numa comunidade ” tentantes” e lá tinha este metodo e outros tbm mas este metodo é mto interessante, mas não entendi mto passei á noite lendo as instruções mas nada de conseguir entender pois estou fazendo tratamento faz mto tempo para engravidar e não consigo não sei o que faço quem mas me dar força é meu esposo e meu filho de 5 anos que pede tanto um irmãonzinho pois já estou tão cansada de tentar e não conseguir se o senhor puder em ajudar te agradeço desde já…..

  3. Silmara Says:

    Olá, paz de Jesus! Tenho pesquisado sobre o método Billings de anticoncepção, mas ainda não entendi muito bem, sobre este método. Peço que me ajudem a entende-lo melhor.

  4. Gelma Says:

    Olá bom dia, meu nome é Gelma e gostaria muito que vc me explicasse como funciona a tabelinha, eu não consigo entender. Por favor me explique…

    Deus abençoe

  5. sergio Says:

    Olá, paz de Jesus! Estamos pensando em usar o método Billings de anticoncepção, mas ainda não entendi muito bem, sobre este método. Peço que me ajudem a entender.

    Deus abençoe.

  6. Antonia Says:

    olá que Deus continue a te abençoar.
    Estou casada a quase dois anos e pretendo engravidar desde então ja fui a muitos médicos e disseram-me que tenho ovarios micropoliquistico, tomei alguns concepecionais , mercilon, dufine e agora a 3 meses a tras tomei yaz, gostaria de saber mas sobre o metodo de billings, mas não entendi muito bem . Pois estou muito aflita.

  7. liriane Says:

    EU QUERO SABER SE A TABELINHA E PROIBIDA PELA IGREJA?

  8. agda Says:

    ola vc poderia me enviar a tabela do metodo billings pra que eu possa saber em qual eu me ciclo menstrual eu me encaixo.

  9. Edivan Dias Says:

    RT @TopsyRT: Método Billings e Tabelinha. Têm diferença? http://bit.ly/dPTGgZ

      Leave a Reply