Tenho recebido diversos emails de mulheres desejando maiores informações sobre os Miomas que aparecem principalmente no útero.
Estarei expondo de forma objetiva e simples algumas informações a cerca deste Tema que muito preocupa as mulheres:

Primeiramente é necessário esclarecer que Miomas são considerados tumores do tipo benignos, isto é não cancerosos.

Geralmente desenvolvem-se na parede muscular uterina e na sua maioria das vezes não provocam problemas às mulheres( segundo a comunidade médica científica somente de 10% a 20% das mulheres que necessitam de algum tratamento), com excessão de casos onde o tamanho , a localidade e a quantidade dos mesmos provoquem sintomas clínicos desagradáveis como:hipermenorréia ( sangramento menstrual abudante), dor no baixo ventre, cólica intensa durante periodo menstrual e inchaço no abdomem antes do periodo mesntrual, sensação de pressão causado pelo tamanho e peso dos miomas , desconforto ou dor na região lombar ou pernas (por preção dos nervos), sensação de dor durante a atividade sexual e aumento da freqüência da micção durante periodo noturno principalmente.

A origem dos miomas ainda não é esclarecida, porém fatores genéticos, hormonais e de hábitos de vida podem ser os causadores. Por isso isto presenciamos grupos étnicos e familiares que são mais propensos a ter miomas como por exemplo: mulheres afro-descentes.

Se a mulher apresenta estes sintomas acima descritos associados ou não com um aumento do volume abdominal, a mesma deve ser conscientizada a procurar um profisisonal médico na área de ginecologia e realizar exames clínicos,laboratoriais e de ultrasom para esclarecer o diagnóstico ou não de Miomas.

Um profissional médico competente na área de homeopatia pode e muito contribuir com uma conduta terapêutica adequada e que traga resultados satisfatórios.

Mulheres que se encontram na fase da menopausa e conforme o tamanho, a localidade e a quantidade do mioma não devem ser submetidas a tratamento, pois sabemos que com a baixa do hormônio estrogênio o mioma pode regredir de tamanho em função do não estímulo hormonal.

Em caso de risco de vida a mulher é que se propõe uma intervenção cirúrgica o que requer do profisisonal médico conhecimento, bom senso e sabedoria para tal decisão.

36 Comentários

  1. Muito bom o texto

  2. Olá, Maria Celina! Sou Andréia, mora em Vila Velha, ES – sou sócia, pois ser canção nova é bom demais.
    Fiquei muito feliz em encontrar o seu blog… Ganhei um presente de natal do Senhor, o meu marido foi tocado por Ele para não utilizar mais o anticoncepcional. Fui na médica mas ela não acredita no método MOB, gostaria de ajuda…

  3. ola hoje eu descobri q tenho mioma foi uma decp pra mim pois a minha intençao ja ha 2 anos era de engravidar e naum de ter isso dentro de mim, gostaria de saber se isso vai me impedir de engrv

  4. Oi, abri estes textos hoje, logo pq é difícil eu ficar navegando por muito tempo. Então, ainda irei ler o texto, mas quero de anti-mão dizer que descobrir dia 05 de março de 2009, que tenho três miomas pequeninos em meu útero, mas o meu médico falou q eu poderia engravidar mesmo assim.ms fico com medo, espero realment conseguir pois até pensei deste mês eu não menstruar mas ela já chegou domingo.Gostaria de saber por eu já ter perdido dois bêbes, quero saber se realmente haverá a possibilidade de eu engravidar. Isolda, natal-rn. obg cn.

  5. Visite o site http://www.espacomissionario.com.br

    E venha descobrir o que Maria tem para lhe dizer com suas mensagens deixadas à humanidade, e conheça (O CÓDIGO JESUS).

    Acompanhe todas as terças-feiras o Terço na Basílica de Lourdes em Belo Horizonte e o comentário do Evangelho com Raymundo Lopes e os Missionários do Coração Imaculado.

  6. Francisco

    Sei que esta pagina é dedicada as mulheres mas navegando descobri que vcs podem nos ajudar em orientação a mim e a minha esposa, somos sócios da canção nova.
    Temos utilizado o metodo billings desde que casamos a 3a e 10m ela vem tomando medicamentos para facilitar a ovulação ja fiz espemograma e segundo o médico está tudo lindo e maravilhoso estamos prontos ele sugeriu agora a inseminação artificial intra uterina, onde o óvulo é estimulado por medicamentos e o esperma é coletado no consultório e ali mesmo é colocado por um cateter no utero proximo ao orificio das trompas; para este tipo de inseminção o que a igreja diz a respeito, já que não há fertilização in vitro que a igreja é contra por vários motivos o qual ja sabemos e apoiamos.

  7. Eu emgravidei 3 veses a primeira nasceu de 5 meses prematuro e morreu,até hoje eu não sei o queu tenho hoje descobri que tenho mioma séra que ele irá atrapalhar quando eu quiser ficar gravida.

  8. é isso que precisamos, de explicaçoes, e o exame ultra sonografia varginal ela é um exame preventivo ou nao?

  9. Simone matos dos Santos

    olá tenho 30 anos e descobrir que tenho um pequeno mioma, muito pequeno, gostaria de saber se isso com o tempo vira cancer

  10. tenho um mioma de 8 cm gostaria de saber se preciso tirar o ultero

  11. adilson cesar da costa

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE O MIOMA PODE SER CAUSADO NA MULHER POR FALTA DE SEXO TAMBEM

  12. Olá faz quatro anos que tomo anticosepcional injetavel e faz tres meses que parei de tomar e a minha mestruação não vem , mais tambem não tenho sintomas nenhum que possa ser uma gravidez, pode ser um mioma?

  13. Boa noite. Tenho um mioma no utero, com 11,0 cm meu utero esta medidndo 277,0cm. Menstruo várias vezes ao mes com muitas dores e cólicas e vem muito sangue, fico 5 a 7 dias menstruada. Preciso operar?

  14. paulo jorge

    poiw minha mãe estar com mioma a sete meses sera que ela estar correndo risco de vida

  15. paulo jorge

    mianha mãe estar a 7 meses com moioma + so agora que ela descobriu sera que ela estar correndo risco de vida por não saber da doencia no inicio dela???

  16. marcionei

    bom dia,descobrimos que a minha mulher esta com varios miomas no utero,mais ainda naum foi no medigo,fiquei sabendo que talvez teria que tirar o utero,isso é verdade

  17. eu descobri que tenho um mioma e um cisto no ovario esquerdo;ta 7cm o mioma tenho que operar?????

  18. Ola fui fazer uma ultrason tranvaginal descobrir que tenho um mioma… Estou preocupada. A mae teve cancer e faleceu o meu pai teve cancer foi descoberto a tempo conseguiu fazer uma cirugia… por favor eu tenho que procurar um medico com urgencia..Estou triste sem saber o que fazer? Aguardo uma resposta.
    obrigado
    Cleide

  19. Oii semana passada descobri que tenho mioma fiquei muito triste ele já esta com 8cm essa semana vou passar por mais uma bateria de exame..A minha voltade é de saber se quando eu tirar eu vou pode engravidar??

  20. fiz uma curetagen a 2 meses e auma semana fiz um ultrasson tranvaginal e descobri q estou com mioma de 22mm,e gostaria de saber se dpois q tratar o mioma posso engravidar de novo ou se pode engravidar com esse mioma subseroso por gentileza me responda…

  21. eu estou com mioma , nas ele esta pegueno ,nas eu sinto muita dor e da ater emoragia,guero saber como tratar dessa coisa guer renedio eu tomo pra mata,isso

  22. fiz laquiadura aum ano e quatro meses agora não menstruo a 2 meses podeser mioma

  23. ola meu nome e milene descbri que tenho mioma a dois anos, fiu ao medico ele me endicou uma ultra som fiz e acusou mioma. com omioma estava com 8mm ele me aconselhou a esperar ele evoluir mas. em 2009 eu fiz outra ultra som e ele ja estava com 12mm. so que de uns dias pra ca eu tenho sentindo muitas dores na hora da relaçao sexual,e minha mestruação tambem esta desregulada.fui fazer outra ultra som e acusou que eu estou com cisto no ovario. gostaria de um conselho. obrigada

  24. oi a cinco anos atras descobri um pequeno mioma o medico disse pra mim que nao me preocupasse deixasse quieto quem esta quieto que quando chegasse a menopausa ele dsmancharia junto é verdade?hoje fiz um ecografia das rims e vias urinarias e o medico comentou sobre o mioma pois aumentou

  25. eu descubri q tenho 4 miomas eles doi muito,e minha mestruação vem muito

    gostaria de saber se tenho q tira meu utero pq sou ligada ñ sei se depois eu possa um dia emgravida

    só isso muito obg

    me responda

  26. oi tenho mioma á tres anos e meio,ja tomo injeçao trimestral,mesmo assim sangro,e as vezes tenho dores ao ter relaçao sexuais,e incho muito todo o corpo, a medica disse que isso é normal mas tenho duvidas o que fazer.pode me esclarecer? bjs simone

  27. foi detectado atraves de exames (transvaginal) que tenho um mioma e cisto isso pode impedir de engravidar? mioma no ultero e cisto no ovário esquerdo.tenho 28 anos sou casada e não sabia pq não conseguia engravida fikei mais de 3 anos sem pilulas e não sabia si tinha isso, me ajude
    aguardo bj

  28. Amanda Silva

    Olá, minha irmã tem um mioma de 11cm, fez um tratamento com injeçoes que era aplicado de 03 em 03 meses no hosp. na parede abdominal,porem nao diminuiu, so aumentou de tamanho. Consultamos diversos medicos e todos sugeriram a cirurgia, porem nao garantem que podera salvar o utero e ela ainda nao tenho filhos. Ela sente colicas muito forte, sangramento vaginal intenso e desrregulado, e faz usode anticoncepcional, tem facilidade para engordaar.

  29. Valéria Rosa

    Poxa a resposta para a minha interrogação.Sempre tive esses sintomas ha 3 anos atraz foi diagnosticado que eu tinha um mioma de 15mm na epoca a médica disse que não era nada de sério não precisava de tratamnto e ficou por isso mesmo hoje este problema desenvolveu outros problemas dores…em fim ao fazer um exame constatou-se que este mioma está com 4.5×3.8cm, na época talvez eu não tinha me expressado dirreito sobre os sintomas.

  30. Henriqueta

    Ola.Tenho 34 e th um mioma uterino.ja fiz 2 miomectomias e 2 microcirurgias a miomas m ele voltou a nascer e th dores horriveis durante o periodo menstrual.dp da ultima cirurgia fiz um tratamt mensal injectavel c depoprovera m dp d 2 anos o medico decidiu interromper e o periodo voltou.tou desesperada e preocupada pk n sei s vou poder engravidar,to tb preocupada c a mh saude.Pf.ajude-me

  31. ALESSANDRA BORGES

    OLA,TENHO 32 ANOS,DESCOBRI HA 5 ANOS QUE TENHO UM MIOMA SUBSEROSO DE 4,7CM.SINTO DORES INSUPORTAVEIS E 2 MEDICOS INDICARAM HISTERECTOMIA PARCIAL.FUI AO TERCEIRO ESPECIALISTA QUE ME DISSE QUE NAO HA A MENOR NECESSIDADE DE RETIRADA DO UTERO;ELE DISSE QUE VAI FAZER UMA CURETAGEM,POIS TENHO ENDOMETRIO ESPESSADO;E QUE DEPOIS DISSO ME SENTIREI BEM MELHOR SEM NECESSIDADE DE CIRURGIA.QUEM ESTA CERTO?SE 2 MEDICOS VIRAM QUE EU TERIA QUE TIRAR O UTERO,PORQUE O TERCEIRO AFIRMA SER LOUCURA ME SUBMETER A ESSE PROCEDIMENTO TAO RADICAL…ME AJUDE POR FAVOR,ESTOU CONFUSA E DESESPERADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. sheila santos

    gostaria de saber pois tenho mioma e estou sentido muitas dores nas costa gostaria de saber se pode ser decorrente do mioma e também estou indo muito mais vezes no banheiro a noite fui ao medico e o mesmo me disse que tem um mioma que tem 4 centimentros não estou conseguindo durmi direito pois essa dor aumenta quando deito e quando me mexo e estou tendo dores nas pernas tb.
    desde já grata

    atenciosamente sheila santos

  33. Boa tarde

    Gostaria de saber tenho um mioma de 5,8 cm fiz ultrasson constou que ele é intramual submucoso e subseroso, fiz ja aplicações de zoladex foi sem sucesso,meu sonho é engravidar, devo tentar com o mioma ou fazer retirada do mesmo?

    Att
    Heliane

  34. Ola obrigado !!
    Gostaria de saber qual o grau de risco para tirar este mioma? eu tenho utero bicorno sera que perderei o utero?

    att
    Heliane

  35. tenho 3 miomas de 17 e 18 mm ,um medico me aconselhou a procurar outro p/ tratamento pq quero engravidar o outro me disse q não precisa, p/ favor me ajude, não sei o q fazer ,pois quero engravidar e já estou tentando a 6 meses . obrigada

  36. tenho um mioma grande no utero e gostaria de saber se a indicacao e cirurgia pois tenho 34 anos e nem um filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>