A vida continua…

 

No período de 2 anos, fui em vários lugares do Brasil para dar Encontros de Evangelização com o tema: “Com Deus tem jeito!”. Em todas as cidades apresentei os três capítulos do livro Tem Jeito: acreditar sempre, desesperar jamais, descobrir os valores que a vida tem. O objetivo foi dizer que o Tem Jeito é um programa de vida, o Tem Jeito não é uma fala apoiada em marketing ou em autoajuda. O Tem Jeito tem Deus como alicerce!

Além de dar as palestras, também atendi muitas pessoas. Foi gratificante escutar jovens, adultos e idosos dizendo que o Tem Jeito é uma mensagem de esperança.

Além de escutar isso, outro ponto também me chamou a atenção e guardei no coração. Fui percebendo que brotava no meu coração uma inspiração, e que eu precisaria colocar nas mãos do povo um conteúdo que ajudasse as pessoas a caminhar, a continuar a vida. Foi quando surgiu este outro livro: PRA FRENTE! a vida continua…, que tem como objetivo levar para o leitor essa mensagem: “A sua vida não pode parar nem acabar em razão das perdas! A sua vida precisa continuar”.

capa Livro pra frente - para divulgação

Espero que com a graça de Deus, as páginas deste livro possa somar na vida de muita gente…

Com carinho,

Cleto

 

Jesus nos amou até o fim!

Ao chegar em Jerusalém, três palavras chave nos vem a lembrança: paixão, morte e ressurreição.

Caminhar no Monte das Oliveiras é recordar o sim de Jesus em cada passo que damos. Visitar a Igreja da Agonia que fica na base do Monte das Oliveiras e ver que o altar tem o formato de cálice nos faz meditar essa passagem bíblica: “Jesus chegou com eles a uma propriedade chamada Getsêmani e disse aos discípulos: Sentai-vos, enquanto eu vou orar ali! Levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu e começou a ficar triste e angustiado. Então lhes disse: Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai comigo! Ele foi um pouco mais adiante, caiu com o rosto por terra e orou: Meu pai, se possível, que este cálice passe de mim. Contudo, não seja feito como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26, 36-39). Ler neste lugar essa oração que Jesus fez ao Pai, significa tocar numa carta de amor que foi escrita com sangue. Essa oração antecede o caminho doloroso que Jesus vivenciou: traição, negação, prisão, flagelação, coroação de espinhos, crucificação e morte.

163AGONIA

Jesus experimentou a solidão e foi abandonado por todos os discípulos. Estar neste lugar é recordar que a nossa redenção e de toda a humanidade, passou por uma escolha, Jesus (o Bom Pastor), deixou-se ferir, aceitou dar a própria vida e decidiu ir em frente…

 

Jesus assume a vontade do Pai até o fim!

 

Com carinho,

Cleto

 

 

Nasceu o Salvador

A peregrinação na Terra Santa dividimos em três etapas: Nazaré (anúncio do anjo a Maria), Belém (nascimento de Jesus) e Jerusalém (paixão, morte e ressurreição).

Belém, cidade com aproximadamente 40.000 habitantes. Visitar o Campo dos Pastores e a Basílica da Natividade, nos fazem refletir a simplicidade de coração que precisamos ter para acolher a vontade de Deus. No Campo dos Pastores, meditamos o que os pastores escutaram do anjo: “na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lucas 2,11). E na Basílica da Natividade, construída por Constantino no século IV, sentimos o coração bater diferente, pois, visitamos a gruta, que segundo a tradição, nasceu o menino Jesus.

Ao entrar na gruta, o próprio lugar nos convida a ter um coração simples e humilde e jamais ser indiferente a este acontecimento. Quando olhamos para a simplicidade da manjedoura, pensamos nas palavras que aqueles simples pastores escutaram do anjo, “nasceu o Salvador, o Cristo Senhor”. Somos convidados a guardar no coração a vontade divina de salvação, do mesmo jeito que o casal de Nazaré guardou. Estar no lugar onde nasceu (o Filho de Deus, o Salvador), é uma experiência única. O significado da palavra manjedoura é tabuleiro de pedra ou madeira, onde se põe comida para os animais nas estrebarias. O primeiro berço do Filho de Deus foi um objeto onde se coloca alimentos para os bichos. Na nossa cabeça é como que um filme passando, e conforme vamos lendo a passagem bíblica, também imaginamos diversas cenas, exemplo, (Maria, a mãe, colocando seu filho na manjedoura, e José, o pai, observando esse gesto). O nosso coração é tocado e experimentamos um movimento de amor que acontece no nosso interior. Entramos na gruta do nascimento de um jeito e saímos de outro. Nasce no nosso coração o que Jesus Salvador é: amor, perdão, alegria, fé, esperança, paz, verdade e vida…

230NATIVIDADE

244PASTORES

 

 

 

 

 

 

 

Ain Karem, a cerca de 10 Km de Jerusalém, é um vilarejo, onde se encontram duas igrejas, a Igreja da Visitação, lugar que aconteceu o encontro entre Maria e Isabel, e a Igreja de São João Batista que tem a gruta onde nasceu o precursor de Cristo. Visitar este povoado é recordar o encontro de duas mulheres importantes da história de salvação, a mãe Jesus e a mãe de João. Neste lugar, segundo a tradição cristã, viviam Isabel e o seu esposo Zacarias.

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lucas 1,39).

Quando lemos em casa, no grupo de oração ou ouvimos essa passagem bíblica na missa, nos faz pensar muitas coisas, porém, percorrer aproximadamente os 150 Km que Maria percorreu é um bom momento para refletir as dificuldades da época e as virtudes dos peregrinos, que iam em peregrinação até Jerusalém para participar das festas de preceito várias vezes no ano. Atualmente, fazemos este trajeto de ônibus, subindo, da região da Galileia para a região da Judeia.

175VISITACAO

Durante toda a nossa vida necessitamos recordar o que o anjo disse aos pastores: nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!

 

Com carinho,

Cleto

 

 

 

 

 

 

 

Peregrinar é caminhar sobre a bíblia…

De Nazaré, região da Galileia, para Belém, região da Judeia, a distância é de aproximadamente 150 Km. É um bom tempo para pensar na vida. Neste percurso vamos fazendo paradas: mar Morto, Jericó, monte das tentações e rio Jordão.

Ao chegar em Jericó, nos vem a lembrança duas passagens bíblicas: o cego de Jericó (Lucas 18, 35-43) e Zaqueu (Lucas 19, 1-10). Próximo a cidade de Jericó está o Monte das Tentações, localizado a 6 Km, aqui recordamos que Jesus começa a sua vida pública à partir deste tempo forte de quarenta dias que Ele vivenciou a tentação no deserto (Mateus 4, 1-11).

103JERICO

Do monte das tentações, seguimos para o rio Jordão. Jesus foi tentado pelo diabo, logo após seu batismo no rio Jordão por João Batista. É tão bom visitar e ler a passagem bíblica referente ao local. Estar nos lugares bíblicos é algo inexplicável, mas uma coisa é certa, somos fortalecidos. A oração feita em cada local da nossa fé cristã revigora o nosso coração e a nossa alma. É uma experiência de fé.

100JORDAO

Antes de chegarmos em Belém, passamos em Betânia e meditamos a passagem bíblica que fala de Lázaro, Marta e Maria (João 11). Seguimos para Belém com essa mensagem de esperança depositada no nosso coração, pois Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida (João 11,25).

Com carinho,

Cleto

 

 

Peregrinar é refletir a nossa vida de fé

O Mar da Galileia tem aproximadamente 13 km de largura e 20 km de comprimento, fica a cerca de 30 Km da cidade de Nazaré. Enquanto o nossa peregrinação desce de Nazaré rumo ao mar da Galileia, de dentro do ônibus vamos contemplando a beleza natural da região, o verde do plantio e o lago entre as montanhas. Às margens do mar foi um dos locais onde Jesus realizou o Seu Ministério. Neste lugar Jesus fez curas, milagres, prodígios… Muitas vidas foram transformadas neste cenário. Realizar a travessia de barco, é lembrar dos acontecimentos e dos ensinamentos que são apresentados nos evangelhos, exemplos: o chamado dos primeiros discípulos (Mateus 4, 18-22), tempestade acalmada (Mateus 8, 23-27), pesca milagrosa (Lucas 5, 1-11), Jesus caminha sobre as águas (Mateus 14, 22-33), multiplicação dos pães e peixes (Mateus, 14, 13-21), sermão das bem-aventuranças (Mateus 5, 1-12). É um lugar que precisaríamos de mais tempo para peregrinar, devido aos diversos relatos dos Evangelhos.

084MAR

Estar em Cafarnaum, que fica a 46 Km de Nazaré é andar na cidade onde Jesus residiu, viveu e pregou. É fazer lembrança das curas e dos milagres que Ele realizou, exemplos: curou a sogra de Pedro (Marcos 1, 29-31), curou o paralitico (Marcos 2, 1-12), curou o leproso (Lucas 5, 12-16), curou o servo do centurião (Lucas 7, 1-10). Cafarnaum, localizada a beira do mar da Galileia, é uma cidade especial, cujo nome é proveniente do Aramaico e significa “aldeia da consolação”. Foi o que Jesus fez neste lugar, consolou a dor das pessoas, confortou corações, deu força e ânimo ao povo.

                                                                                           056CAFARNAUM

Todos estes relatos citados acima são necessários e preenchem o nosso coração de fé e esperança. Somente que, outro ensinamento é essencial, (o discurso sobre o pão da vida) que Jesus falou na sinagoga, em Cafarnaum (João 6, 30-71).

Quem consome o pão da vida tem a vida eterna.  

Com carinho,

Cleto