Coragem diante das adversidades… 

Utilizamos tanto a linguagem parceria, e além da expressão parceria, outro costume já faz parte do dia a dia de cada cidadão, é o hábito de salvar arquivos, documentos, fotos, áudios e vídeos em pendrive ou HD, em outras palavras é o famoso backup. Se por um lado a parceria e o backup são importantes nas várias realidades da sociedade, muito mais importante é o Espírito Santo na vida do homem e da mulher. Ao ler a bíblia percebemos que o Espírito Santo e os apóstolos são parceiros, parece estranho dizer isto, mas, é verdade, parceiros na difusão do evangelho.

registro

“Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (João 14, 25-26). Não recorrer ao Espírito Santo significa viver sem proteção, pois o Espírito Santo é quem nos protege de tantas coisas, e além de proteger, nos ensina e faz recordar e compreender as lições que Jesus ensinou. Portanto, o Espírito Santo é quem preserva com segurança o arquivo original dos ensinamentos de Jesus dentro de nós.

backup

É verdade, do mesmo jeito que o Espírito Santo e os apóstolos vivenciaram essa parceria, também conosco o Espírito Santo quer ser parceiro, então, quando crescemos neste relacionamento, percebemos que nos tornamos pessoas corajosas para enfrentar as situações que antes nos fazia pessoas receosas, medrosas, assustadas e apavoradas. A exemplo dos apóstolos, precisamos ser um povo corajoso que não se deixa intimidar diante das provas da vida. Enfim, precisamos ser cheios do Espírito Santo para anunciar e ensinar conforme Jesus ensinou.

“Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos. Os interrogadores ficaram admirados ao ver a coragem com que Pedro e João falavam, sendo pessoas simples e sem instrução. Verificaram que eles tinham andado com Jesus…” (Atos dos Apóstolos 4, 12-13). “Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus” (Atos dos Apóstolos 4,31).

mapa

É assim que a Igreja caminha: o Espírito Santo e a Igreja… “Os apóstolos que estavam em Jerusalém souberam que a Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e João. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. Pois o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; só tinham recebido o batismo no nome do Senhor Jesus. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 9, 14-17).

O que aconteceu na Samaria é o que deve acontecer até os confins do mundo, porque é sensacional: a Samaria acolheu a palavra de Deus, é assim que precisamos fazer para difundir o evangelho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *