Na Terra Santa, cristãos de todo o mundo celebram o Natal em Belém
Uma particularidade do Natal celebrado em Belém, é a Vigília de Natal. Todos os anos, peregrinos vindos de diversas partes do mundo visitam Belém, para festejar o nascimento de Jesus.
As festividades iniciaram logo pela manhã do dia 24, com um desfile dos alunos das escolas da cidade. O Patriarca latino Michel Sabbah, acompanhado por um longa comitiva, atravessa o muro que separa Belém (território palestino) de Jerusalém (Estado de Israel). Entrando em Belém visita a sepultura de Rachel, esposa de Jacó, antes de se dirigir para a Praça da Paz, lugar onde se encontra a Basílica da Natividade.
A tarde, uma marcha rumo a entrada da Basílica é preparada pelos escoteiros, os quais com tambores e diversos instrumentos, ressoam músicas tipicas de Natal preparando o povo presente, para acolher o Patriarca de Jerusalém Dom Michel Sabbah. A multidão de jornalistas e cameras se comprime com os policiais que escoltavam os Bispos e as Autoridades presentes do Governo palestino, dentre essas o presidente da Autoridade Palestina Abu Mazen.
Entrando na Basílica, imediatamente o Patriarca, devido as resoluções do Status Quo, dirigi-se a Igreja de Santa Catarina de Alexandria, paróquia franciscana situada próxima à gruta do nascimento. Da-se início a oração da I Vesperas; sacerdotes e fiéis cantam em louvor a Trindade pelo ministério onde Deus se fez homem.
Poucas horas depois a multidão, composta principalmente de estrangeiros, se coloca diante da Igreja para a Vigilia de Natal. A grande quantidade de sacerdotes e fiéis lotou a paróquia franciscana.
Confira imagens da Missa de Natal em Belém na Terra Santa
Ao mesmo tempo em Jerusalém a Igreja da Dormição, lugar onde Maria veio a falecer, peregrinos e judeus encheram o Santuário.
A santa missa presidida pelo Abade Beneditino M. Lindeemann OSB, foi celebrada solenemente em alemão, inglês e hebraico com os cânticos em latim. Segundo os monges que cuidam do santuário essa grande presença de Judeus, provientes de diversas regiões do Estado de Israel na Vigília de Natal, é um fenômeno que vem se repetindo ao longo dos últimos anos.
Em Jerusalém e em Belém, a Vigília de Natal terminou por entre 2 a 3 da manhã. Porém nem o frio, nem a chuva impediram o desejo dos milhares de peregrinos de visitar a gruta onde nasceu o Salvador do mundo. Por isso, logo nesta manhã de natal a multidão de fiéis vindos de diversos países, novamente é presente em fila para visitar o lugar o santo.