Há uma sede de plenitude presente em cada homem, muitas vezes não entendida, pois mesmo os sonhos mais profundos do coração se realizam, são insuficientes para nos tornar verdadeiramente preenchidos. Enfim, neste mundo onde quer que estejamos sempre necessitamos de entrar no deserto para saciar este anseio profundo, presente em cada um de nós. Neste artigo convido você a entrar na experiência do deserto da Judéia, o mesmo lugar onde Jesus passou quarenta dias antes de iniciar sua vida pública.

Nesta quaresma, como está o Deserto da Judéia?

Estamos em tempo de chuva, é inverno em Israel. O deserto não é arenoso, mas formado por terra e pedra. Nesse período ele também começa a ficar verdejante por causa da chuva que recebe. O clima está mais fresco comparado as outras regiões da Judéia onde a temperatura é mais baixa. O silêncio é grande, se escuta somente o barulho do vento e dos próprios passos sobre as pedras. A visão é de terra e montanhas de baixo porte. A beleza enche o coração de quem contempla a vida nascer onde antes, sem a chuva, não havia quase nada.

Esse foi o solo no qual Jesus esteve durante quarenta dias onde “era conduzido pelo Espírito e tentado pelo diabo” (Lc 4,1). Neste versículo se destacam duas coisas importantes, por um lado Jesus fazia a experiência de uma intimidade profunda com o Pai, por outro, uma experiência profunda da condição humana que neste mundo vive em meio às tentações do dia a dia.

A superação das tentações nos leva a sermos mais humanos e por conseqüência nos leva a estar mais próximos de Deus. Portanto, se nos unirmos a Deus em meio as provas em que nos encontramos, a sede de plenitude permanecerá, porém o sentimento de vazio desaparecerá, pois a presença de Deus o preencherá cada vez mais, e assim a paz, a segurança interior será o fruto dessa luta contra o mal.

O verde sobre as pedras demonstra que a força da vida dada pela água, é capaz de superar qualquer obstáculo que o solo ou clima possa colocar. Quanto mais vida e beleza o Espírito Santo não poderá fazer naqueles que na dureza do dia a dia se deixarem conduzir por ele?

“até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto, e o deserto se torne em campo fértil, e o campo fértil seja reputado por um bosque. Então o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil. E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso”. Is 32,15

O Papa Bento XVI nos chama a fazer dessa quaresma o nosso retiro espiritual de quarenta dias, assim como fez Jesus, o deserto para nos encontrar com Deus é o nosso próprio interior.

Conhecer este território santo é uma graça, venha peregrinar na Terra Santa – Clique aqui

13 Comentários

  1. Meu sonho é conhecer esse lugar.

  2. Eu senti Jesus no deserto.
    Lugar d reflexao e conversa com Deus.

  3. Espero com a graça de DEUS um dia bem próximo conhecer este lugar e Jeruzalem.
    Helio – Belo Horizonte

  4. Meu sonho ´e conhecer esses mara vilhosos lugares!!

  5. Fátima Alencar Lucena

    É VERDADEIRAMENTE, UM LUGAR SANTO; AINDA QUE PEREGRINANDO ATRAVÉS DA INTERNET NOS CONDUZ A UMA VIAGEM NO TEMPO, E IMAGINAR JESUS por 40 dias NAQUELE DESERTO.QUANTO AMOR!
    Ei, de conhecer, se Deus quiser.

  6. Ao se deixar conduzir pelo Espírito Santo o homem se torna realizado. Por isso o diabo fica furioso.

  7. Lendo a mensagem e olhando as fotos por um instante me sentir no deserto e fiz uma reflexão como está sendo minha quaresma e sentir como estou sendo tentado nesses primeiros dias, preciso ter a coragem de jesus!

  8. Eu ainda vou neste lugar MARAVILHOSO e BELO.

  9. fantastico!!! que jesus nos de a graça para vivermos nosso deserto e superar as tentações,,,

  10. EU achei muito lindo o lugar por honde cristo andou fico ate sem palavras

  11. pr Edson Goncalves

    Quando falamos de Judeia.israel.jeruzalem,samaria.sempre vem em nosso pensamento a vida de nosso Salvador Juses Cristo.Um dia eu ainda vou conhecer judeia

  12. lindo os lugares santos onde jesus passou
    um dia eu creio que eu me minha familia teremos condições financeira para vizitar esses lugares santo

  13. Eu estou felicíssima, porque amanhã estarei indo visitar a terra Santa….Sinto-me previlegiada….
    estou realizando um sonho….
    Estou emocionada….vou ver o que jesus viu….andar por onde Jesus andou….as vezes me sinto como se estivesse sonhando….e dou graças a Deus por ter esta oportunidade de poder seguir seus passos.