A canonização de João XXIII e João Paulo II

O Papa Francisco anuncia a data da canonização destes dois bons homens: o Papa João XXIII e o Papa João Paulo II.

Anúncio da data de canonização de João XXIII e João Paulo IIO Papa Francisco anunciou no dia 30 de setembro, em Consistório ordinário público com os cardeais presentes em Roma, a data da canonização do Papa João Paulo II e do Papa João XXIII, que será no dia 27 de abril de 2014. Nesta data, celebra-se o segundo domingo do tempo pascal, Solenidade da Divina Misericórdia, celebração que foi instituída pelo Papa João Paulo II no ano de 2000. Cinco anos mais tarde, João Paulo II viria a falecer na véspera desta grande solenidade. Estes dois bons homens deixaram sua marca na história e nos corações de multidões de fiéis.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O Papa João Paulo II foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A Igreja celebra a memória litúrgica de João Paulo II no dia 22 de outubro, data do início de seu pontificado, em 1978. Karol Giuseppe Wojtyla (Papa João Paulo II) nasceu em Wadowice, na Polônia, no dia 18 de maio de 1920 e faleceu em Roma, no dia 2 de abril de 2005. O João de Deus faleceu no sábado, dia consagrado a Virgem Maria, na véspera da Festa da Misericórdia, datas significativas para ele que tanto divulgou a devoção e a consagração a Nossa Senhora e insistiu que nos confiássemos a Jesus Misericordioso.

O Papa João XXIII foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 3 de setembro de 2000. A sua celebração litúrgica do “Papa Bom” se comemora no dia 11 de Outubro, data da abertura do Concílio Vaticano II, em 1962, por ele convocado no ano anterior. Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 na localidade de Sotto il Monte, Bérgamo, na Itália. O “Papa Bom” faleceu no dia 3 de junho de 1963, antes do término do Concílio.

Depois da Jornada Mundial da Juventude, durante a viagem de regresso do Brasil em julho, o Papa Francisco justificou a sua decisão de canonizar seus dois predecessores no mesmo dia: “Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos quer ser uma mensagem para a Igreja: estes dois são bons, eles são bons, são dois bons”. Nestes tempos, marcados pelo ódio, pelas guerras, pela violência, pela cultura de morte, as vidas destes dois bons homens nos convidam a promover a paz, o amor, a ajustiça, a caridade.

As vidas de João XXIII e de João Paulo II, desses dois bons homens, são sinal da infinita bondade de Deus, que em tempos tão difíceis para a humanidade suscitou pessoas tão extraordinárias. A canonização desses grandes dois grandes homens são também um sinal de que não estamos sozinhos. Deus escolheu estes homens para nos mostrar que Ele é bom e se faz presente na história através seus santos e santas. Acolhamos esses dois amigos, que intercedem por nós junto a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Como João XIII e de João Paulo II, estes homens marianos, recorramos a intercessão da Virgem Maria, que cuidou deles e cuida de cada um de nós até que chegue também nosso descanso definitivo no Reino dos Céus.

Comments

comments