A Santíssima Trindade e a Imaculada Conceição

Saiba por que convinha a Santíssima Trindade honrar a Virgem Maria com o singular privilégio da Imaculada Conceição.

Conveio a Santíssima Trindade preservar a Santíssima Virgem Maria da culpa original, no mistério sublime da Imaculada Conceição. “Conveio ao Pai, por ser ela sua Filha primogênita. Conveio ao Filho, porque queria incarnar no seio puríssimo de Maria. Conveio ao Espírito Santo, porque a tinha escolhido para sua castíssima Esposa”[1]. Façamos um ato de fé viva em tão singular privilégio de Maria Santíssima, e rendamos graças a Trindade Santíssima por honrar a tal ponto a nossa Mãe. Regozijemo-nos com o mistério desta Menina imaculada e nela coloquemos toda a nossa confiança.

Saiba por que convinha a Santíssima Trindade honrar a Virgem Maria com o singular privilégio da Imaculada Conceição.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Incalculável foi a ruína causada pelo pecado a Adão e a toda a humanidade. Adão perdeu miseravelmente não somente a graça de Deus, mas também todos os outros bens que no princípio o enriqueciam. Sobre si e seus descendentes, atraiu numerosos males. Mas, Deus quis livrar a Virgem de Nazaré desse infortúnio. Em seu desígnio benevolente, predestinou Nossa Senhora para ser Mãe de Jesus Cristo, o novo Adão (cf. 1 Cor 15, 20-21; Rm 5, 17-19), que viria ao mundo para reparar o mal causado pelo primeiro. Sendo assim, vejamos por que convinha às Três Pessoas divinas preservar a Virgem Maria do pecado original, por ser ela Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa de Deus Espírito Santo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Deus Pai e sua Filha Imaculada

Conveio ao Pai preservar Maria Santíssima da culpa original, por ser ela sua Filha primogênita. Como Jesus Cristo foi o primogênito de Deus Pai: “Primogenitus omnis criaturas – o Primogênito de toda a criação” (Col 1, 15), Nossa Senhora foi destinada a ser a Mãe do Filho de Deus e foi sempre considerada como primogênita de Deus por adoção. Por isso, Deus a possuiu sempre pela sua graça: “Dominus possedit me in initio viarum suarum – O Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos” (Pr 8, 22). Para a honra do Filho, conveio que o Pai preservasse sua Mãe de toda a mácula do pecado original.

Convinha ainda preservar Maria, porque Deus destinou esta sua Filha para esmagar a cabeça da serpente infernal, que seduzira o homem, conforme está escrito: “Ipsa conteret caput tuum — Ela te esmagará a cabeça” (Gn 3, 15). Sendo assim, como Deus Pai poderia permitir que Nossa Senhora antes fosse escrava do demônio? “Maria foi destinada para advogada dos pecadores, e daí conveio que Deus a preservasse da culpa, a fim de que não parecesse cúmplice do mesmo delito dos homens, pelos quais deveria interceder”[2].

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo na “Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora”:

O Filho de Deus e sua Mãe Imaculada

Conveio que o Filho tivesse uma Mãe imaculada. Por isso, Ele mesmo escolheu Nossa Senhora por Mãe. Não é possível que um filho, podendo ter por mãe uma rainha, escolhesse uma escrava. “Como então imaginar que o Verbo Eterno, podendo ter uma Mãe imaculada e sempre amiga de Deus, a quisesse manchada e algum tempo inimiga de Deus? — Ainda mais, diz Santo Agostinho: Caro Christi caro est Mariae — ‘A carne de Cristo é a carne de Maria’”[3]. O Filho de Deus teria horror de encarnar-se no ventre de qualquer virgem santa, se antes do batismo ela estivesse manchada pelo pecado, de modo que o demônio poderia lançar Lhe ao rosto que possuía a mesma carne, que já algum tempo lhe estivera sujeita. Mas Jesus não teve horror de encarnar-se no seio de Maria (Non horruisti virginis uterum), porque ela foi sempre pura e imaculada. Além disso, Santo Tomás de Aquino afirma que Nossa Senhora foi preservada de toda a culpa atual, até mesmo dos pecadores veniais, porque sem isso não teria sido digna Mãe de Deus. Ora, quanto menos digna teria sido se Maria tivesse sido manchada pelo pecado original, que torna a alma odiosa aos olhos de Deus?

Santo Ambrósio dizia que Cristo procurou, não aqui na terra, mas no céu, um vaso de eleição. Nele, o Verbo Eterno veio ao mundo, e fez do seio da Virgem Santíssima seu templo sagrado. A este respeito, o Bispo faz alusão às palavras de São Paulo: “O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo, vindo do céu, é celeste” (1 Cor 15, 47). “De vaso celeste chama Ambrósio a divina Mãe. Não que Maria não fosse terrena por natureza, como sonhariam alguns hereges, mas porque ela é celeste pela graça, e excede os anjos do céu em santidade e pureza”[4].

O Espírito Santo e sua Esposa Imaculada

Convinha ao Espírito Santo que a sua Esposa predileta permanecesse imaculada. Sendo decretada a redenção dos homens, que estavam caídos por causa do pecado, quis o Espírito que esta sua Esposa fosse redimida de um modo mais sublime, preservando-a de cair em pecado.

Se Deus preservou da corrupção o corpo morto de Maria, muito mais devemos crer que preservou a alma da Santíssima Virgem da corrupção do pecado. Por isso, o divino Esposo a chamou jardim fechado e fonte selada (cf. Ct 4, 12); porque sobre a alma bendita de Maria os inimigos de Deus nunca tiveram poder algum. Por isso, o Espírito chamou-a toda formosa, sempre amiga e toda pura: “Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te — És toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha” (Ct 4, 7).

Ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre a Festa da Imaculada Conceição de Maria”:

Oração de Santo Afonso Maria de Ligório a Virgem Imaculada

Ó minha Senhora, minha Imaculada, alegro-me convosco por ver-vos enriquecida de tanta pureza. Agradeço e proponho agradecer sempre a nosso comum Criador por ter-vos Ele preservado de toda mancha de culpa. Disso tenho plena convicção, e para defender este vosso tão grande e singular privilégio da Imaculada Conceição, juro dar até a minha vida. Estou pronto a fazê-lo, se preciso for.

Desejaria que o mundo universo vos reconhecesse e confessasse como aquela formosa aurora, sempre adornada da divina luz; como aquela arca eleita de salvação, livre do comum naufrágio do pecado; como aquela perfeita e imaculada pomba, qual vos declarou vosso divino esposo; como aquele jardim fechado, que foi as delícias de Deus, como aquela fonte selada, na qual o inimigo jamais pôde entrar para turvá-la; como aquele cândido lírio, finalmente, que, brotando entre os espinhos dos filhos de Adão, enquanto todos nascem manchados da culpa e inimigos de Deus, vós nascestes pura e imaculada, amiga de vosso Criador.

Consenti, pois, que ainda vos louve, como vos louvou vosso próprio Deus: Toda sois formosa e em vós não há mancha. Ó pomba puríssima, toda cândida, toda bela, sempre amiga de Deus! Dulcíssima, amabilíssima, Imaculada Maria, vós que sois tão bela aos olhos do Senhor, não recuseis olhar com vossos olhos as chagas tão asquerosas de minha alma. Olhai-me, compadecei-vos de mim, e curai-me.

Ó belo ímã dos corações, atraí para vós também este meu miserável coração. Tende piedade de mim, que não só nasci em pecado, mas ainda depois do batismo manchei minha alma com novas culpas, ó Senhora, que desde o primeiro instante de vossa vida aparecestes bela e pura aos olhos de Deus. Que graça vos poderá negar o Deus que vos escolheu para sua Filha, sua Mãe e sua Esposa, e por essa razão vos preservou de toda mancha?

Virgem Imaculada, a vós compete salvar-me, dir-vos-ei com S. Filipe Néri. Fazei que me lembre de vós; e não vos esqueçais de mim. Parece tardar mil anos o momento de ir contemplar vossa beleza no Paraíso, para melhor louvar-vos e amar-vos, minha Mãe, minha Rainha, minha Amada, belíssima, dulcíssima, puríssima, imaculada Maria. Amém[5].

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Os pedidos e as promessas de Nossa Senhora Rosa Mística.

TODO DE MARIA. Rezemos o Ofício da Imaculada Conceição.

TODO DE MARIA. Significado do Ofício da Imaculada Conceição.

Referências:


[1]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Meditações para todos os dias do ano – Tomo I, p. 431.

[2]  Idem, p. 432.

[3]  Idem, ibidem.

[4]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Glórias de Maria, p. 241-242.

[5]  Idem, p. 256-257.

Comments

comments