Como podemos ser irmãos e mães de Cristo?

Saiba o que a Palavra de Deus quer dizer com ser irmãos e mães de Jesus Cristo.

Como podemos ser irmãos e mães de Cristo

Maria, Mater Ecclesiae

No pensamento de Santo Agostinho, podemos ser aquilo que Jesus Cristo nos disse no Evangelho: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos”1. Esta realidade espiritual é possível, pois disse o Senhor: “Porque todo aquele que ouve e faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão e mãe”2. Entender como ser irmãos de Jesus é mais fácil, pois quando Ele nos fala de seus irmãos e irmãs, lembra-nos que a “herança incorruptível”3 à qual, por sua misericórdia, somos chamados é uma só: o Reino dos Céus. Sendo Jesus o Filho único de Deus, não quis estar sozinho, mas quis que fôssemos herdeiros do Pai e seus co-herdeiros4. Dessa forma, compreendemos que somos chamados a ser homens e mulheres santos e fiéis, que fazem a vontade do Pai, a ser os verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus. Mas, como entender que somos também chamados a ser mães de Cristo?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Não obstante, somos chamados a ser irmãos e mães de Jesus, por isso ousemos chamar-nos seus irmãos e também mães de Jesus. Pois, não ousemos negar ou duvidar daquilo que o Senhor nos disse. Isso significa que, para prosseguir na compreensão da Palavra de Deus é necessário o pressuposto da fé. Foi com uma atitude de fé que a Virgem de Nazaré acolheu o anúncio do Anjo, embora não houvesse compreendido como ser daria o que lhe fora dito5, e é com esta mesma atitude que precisamos nos colocar diante do mistério da maternidade espiritual.

Aquilo que dizemos da Virgem Maria pode também ser dito da Igreja, pois ela foi a sua imagem e prefiguração. Como Nossa Senhora, a Igreja é, ao mesmo tempo, esposa e mãe de Cristo. Maria é Mãe de Cristo no sentido de que é Mãe do Filho de Deus e também Mãe dos membros do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Nós somos membros do Corpo de Cristo, por isso, temos Maria por Mãe. A Igreja se assemelha a Maria, porém não é Mãe do Verbo Encarnado, mas é mãe dos membros do Corpo de Cristo. Quem nos deu à luz espiritualmente? “A Mãe Igreja! Esta santa e honrada mãe, semelhante a Maria, dá à luz e é virgem!”6 Dessa forma, como a Virgem Maria, a Igreja é também nossa mãe.

Assista vídeo do Play Canção Nova sobre “Santo Agostinho, grande Bispo e Doutor da Igreja“:

Somos membros do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, por isso temos a maternidade espiritual como vocação. A respeito desta vocação, nos fala Agostinho de Hipona: “Ó membros de Cristo, procriai pois em espírito, imitando a Maria, que deu à luz em seu ventre, e assim sereis mães de Cristo. […] Vós vos fizestes filhos, ao receber o Batismo. Nascestes, então, como membros de Cristo. Levai ao Batismo quantos vos for possível, para que, assim como vós vos fizestes filhos ao nascer (para a graça), vos façais também mães de Cristo, cooperando no nascimento (espiritual) de muitos”7. Porém, não nos esqueçamos que a maternidade da Santíssima Virgem precede a maternidade espiritual da Igreja.

Assim, existe uma continuidade direta entre a maternidade da Virgem Maria e a da Santa Igreja. A maternidade de Maria leva àquela que se exerce na Igreja. Trata-se de uma só e mesma maternidade, que se realiza em Maria e na Igreja. Como a segunda é realizada em continuidade com a primeira, a maternidade de Maria é fundamental e decisiva para a maternidade da Igreja8. Pois, em Maria e pela Igreja somos gerados membros do Corpo de Cristo e irmãos de Jesus. E, como membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja, somos também mães e somos chamados a gerar, sempre mais, novos irmãos e mães de Cristo. Nossa Senhora, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Referências:

1 Mt 12, 49.

2 Mt 12, 50.

3 1 Pd 1, 4.

4 Cf. Rm 8, 17.

5 Cf. Lc 1, 34.

6 SANTO AGOSTINHO. A Virgem Maria: cem textos marianos com comentários. São Paulo: Paulus, 1996, p. 81.

7 Idem, ibidem.

8 Cf. idem, p. 82.

Comments

comments