São José de Anchieta e sua devoção a Maria

São José de Anchieta: sua vida, apostolado e devoção a Virgem Maria.

São José de Anchieta e sua devoção a Virgem MariaSão José de Anchieta, homem de profunda devoção a Virgem Maria, que comemoramos no dia 09 de Junho, foi canonizado pelo Papa Francisco em 03 de abril de 2014. O Santo foi um dos escolhidos pela Igreja ser intercessor da Jornada Mundial da Juventude 2013, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Escrever sobre o Padre Anchieta é significativo para nós, pois ele teve toda a sua vida marcada pela presença da Virgem Maria.

Você sabe qual a importância de José de Anchieta para o início da Igreja no Brasil? Conhece sua devoção mariana?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em San Cristobal de Laguna, Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. De família nobre, desde a infância, foi muito devoto de Nossa Senhora e, por volta dos seus dezessete anos, fez sua consagração a Maria. Nessa mesma época, entrou na Companhia de Jesus, mais conhecidos como jesuítas, que também são marcados pela devoção mariana.

José de Anchieta veio em missão para o Brasil em 1553, antes de terminar sua formação. Terminou seus estudos e foi ordenado por volta do ano de 1565. Teve grande influência na sociedade da época e foi muito importante para a obra de evangelização dos jesuítas. Escreveu sermões, poemas, peças teatrais, a gramática Tupi e muitas outras obras, que foram de muita utilidade para o uso nas missões dos jesuítas.

Foi um homem incansável, empenhado na evangelização, através da educação, nos colégios, mas também na catequização dos índios. Apesar do trabalho a favor destes, ficou preso durante meses numa tribo dos Tamoios e nesse tempo teria pedido a intercessão da Virgem Maria. Em agradecimento, Anchieta prometeu a Maria que comporia um poema em sua homenagem. Tamanha era a sua confiança, que antes da sua libertação teria escrito o poema a Nossa Senhora. Escrevia na areia e depois memorizou-o pois não tinha papel para escrever. Este ficou conhecido como “Poema a Virgem”.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “São José de Anchieta”:

Padre José de Anchieta faleceu no dia 9 de Junho de 1597, depois de 44 anos de incansável trabalho apostólico no Brasil. Em 1617, os jesuítas do Brasil pediram que fosse aberto o processo de beatificação e canonização do Padre Anchieta. No ano de 1736, o Papa Clemente XII declarou-o venerável. Porém, em 1773 o seu processo foi suspenso. O processo foi reaberto dois séculos mais tarde e, em 22 de Junho de 1980, Padre José de Anchieta foi beatificado pelo Papa João Paulo II, que o chamou de “Apóstolo do Brasil”. Finalmente, em 03 de abril de 2014, Papa Francisco canoniza o Beato José de Anchieta através da assinatura de um decreto, que passa a chamar-se São José de Anchieta.

Padre José de Anchieta foi um grande exemplo de ardor missionário, de caridade para com os menos afortunados e de muitas outras virtudes evangélicas. Porém, seu amor e devoção a Virgem Maria marcavam sua personalidade, seu apostolado. Ainda que ele não tenha conhecido a consagração segundo o Tratado de São Luís Maria, que viveu dois séculos depois, a vivência da sua espiritualidade, marcadamente mariana, nos lembra a escravidão de amor a Santíssima Virgem. Que a vida deste grande homem de Deus seja para nós hoje um exemplo luminoso de dedicação total ao serviço de Jesus Cristo, do Reino dos Céus, e de devoção a Virgem Maria. São José de Anchieta, rogai por nós! Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós!

Link relacionado:

O sofrimento de Maria na morte de Jesus.

Comments

comments