Maria, rainha das vocações

A vocação da Virgem Maria ilumina as nossas vocações e nos ajuda a dar uma resposta ao chamado de Deus.

Maria deu seu sim à vontade de DeusA vocação, antes de se tornar uma escolha pessoal, é um chamado de Deus. “A vocação — antes de se tornar um fato interior na pessoa, antes de revestir a forma de uma escolha e de uma decisão pessoal — reporta-se a uma outra escolha anterior, da parte de Deus, que precedeu a escolha e a decisão humana” (Beato João Paulo II). De modo semelhante ao acontecimento da “Anunciação”, no qual um anjo anuncia a Maria que ela seria a Mãe do Salvador (cf. Lc 1, 31), o Senhor nos chama a uma vocação dentro da Igreja. No silêncio, na humildade, na simplicidade, Nossa Senhora ouviu a Deus e, a princípio, ficou perplexa: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” (Lc 1, 34).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Nós também podemos ficar perplexos quando nos percebemos chamados por Deus. A primeira reação é de nos esquivar, de encontrar alguma desculpa. Mas, como a Virgem Maria, nós somos impelidos pelo Espírito Santo a dar o nosso sim, a dizer como ela: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc, 1, 38). Maria nos ensina a ser dócil a Deus a aceitar a Sua vontade em nossas vidas.

A resposta ao chamado de Jesus comporta tomar a Sua cruz: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (Mt 16, 24). Em algum ponto de nossa caminhada com Cristo, passaremos pela experiência do Calvário, pela dor, pelo sofrimento. Foi assim com Maria ao ver Jesus crucificado. Como foi profetizado, uma espada de dor traspassou a sua alma (cf. Lc 2, 35). Cristo abraçou a cruz do sofrimento e, no auge da Sua dor, nos dá consolação para o nosso sofrimento. Jesus nos deu Nossa Senhora por nossa Mãe (cf. Jo 19, 27).

Além de nos consolar, dando-nos Maria por nossa Mãe, Jesus nos recomendou a ela, quando disse: “Mulher, eis aí teu filho” (Jo 19, 26). Assumindo-nos como filhos, ela cuida de nossa vocação, está unida a nós em oração para que sejamos fiéis. Como os discípulos depois da Ascensão de Jesus, somos chamados a nos unir com Maria em nossa oração em comum. Precisamos nos unir à nossa comunidade, aos nossos amigos, mas principalmente a Maria, a rainha das vocações.

Maria foi Mãe biológica e espiritual de Jesus Cristo. Foi também Mãe espiritual dos apóstolos e discípulos de Jesus, orava com eles e os encorajava em sua vocação e missão. Na história da Igreja, são incontáveis os santos homens e mulheres de Deus que confiaram suas vocações a Mãe de Deus. Por isso, não tenhamos medo de confiar as nossas vocações a Virgem Maria, ela está conosco, nos consola em nossas aflições, nos ajuda em nossas tentações e tribulações. Confiemo-nos a Nossa Senhora, rainha das vocações.

Comments

comments