Nosso coração está inquieto

Deus nos fez para Ele e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar Nele.

Deus nos fez para Ele e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar Nele.Formos criados por Deus e para Deus, por isso, nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus. Esta é uma verdade fundamental, que diz respeito não somente para nós cristãos, mas para todos os homens e mulheres de todos os tempos: nosso coração está inquieto enquanto não repousar inteiramente em Deus. Quem se encontra com Cristo é saciado pelo Seu amor, porém nosso coração permanece inquieto enquanto não repousar para sempre em Deus.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Jesus veio ao mundo para nos revelar ao amor de Deus, dando-nos a sua vida em resgate de muitos: “Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!” (Lc 12, 50). O mistério pascal de Cristo, a sua paixão morte e ressurreição é este batismo, que o Senhor está ansioso até que se cumpra. Nós cristãos, pelo Sacramento do Batismo vivemos esta passagem da morte para a vida. Pelo Batismo, estamos unidos a Jesus Cristo, passamos pela morte e ressuscitamos com Ele para uma vida nova. Porém, esta vida ainda não se realizou plenamente e, como Cristo, nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus: “Fizestes-nos para Vós e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em Vós” (Santo Agostinho, Confissões, I, 1, 1).

Nossa vida aqui neste mundo é marcada pela ansiedade de um coração inquieto, que busca uma resposta definitiva às suas aspirações. Nosso coração anseia por um amor perfeito, um amor infinito e imutável, que só em Deus podemos encontrar. Deus nos fez para Ele e, como disse Agostinho, o nosso coração estará inquieto, enquanto não repousar Nele. Por isso, todos os dias de nossas vidas, somos chamados a esse desígnio amoroso de Deus a nosso respeito.

A cada momento da nossa existência, nosso coração inquieto só encontrará repouso em Deus, por isso, preciso buscá-Lo através da oração, da Palavra de Deus, dos Sacramentos. Tenho que buscar o Senhor, no Espírito Santo, que nos foi dado por Jesus Cristo, para que por Ele, nos realizemos no Seu amor. O Senhor também nos convida a buscá-Lo na presença simples a humilde sua Mãe, a Santíssima Virgem Maria. Ela, que é cheia da graça, nos leva sempre a Jesus Cristo. Quando nos entregamos a Maria, ela forma em nós as feições do Seu Filho.

No ventre da Virgem Maria, ela gera Seu Filho Jesus em nós, por isso nos assemelhamos mais a Ele, nos unimos mais perfeitamente a Cristo. Nossa Senhora nos ajuda neste vale de lágrimas em que vivemos, ela consola o nosso coração, enquanto ele não repousa plenamente em Deus. Peçamos sempre a ela o seu auxílio, para que nos momentos de aflição, de angústia, de solidão, de ansiedade por estar na presença de Deus, não busquemos preencher o nosso coração com as coisas e as pessoas. Pois, nada nem ninguém é capaz de preencher o vazio de Deus em nosso coração. Busquemos saciar nosso coração no Senhor, através da oração, especialmente o Terço ou Rosário, dos Sacramentos, da Palavra de Deus, mas também indo de encontro às necessidades do nosso próximo, enquanto esperamos nosso encontro definitivo com Ele no Reino dos Céus!

Comments

comments