Schoenstatt e os 100 anos da Aliança de Amor com Maria

O Movimento Apostólico de Schoenstatt comemora 100 anos da Aliança de Amor com Maria.

Schoenstatt e os 100 anos da Aliança de Amor com Maria

Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Em 18 de outubro de 2014, o Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra o jubileu de 100 anos de fundação, da Aliança de Amor com Maria. Esta começou em 1914, com Padre José Kentenich (1885-1968) e um grupo de jovens seminaristas, que selaram a Aliança de Amor com a Virgem Maria, Mãe de Deus, em uma pequena capela no bairro de Schoenstatt, na cidade de Vallendar, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. O Santuário Original, como é conhecida esta primeira capela, tornou-se um novo lugar de peregrinação. Atualmente, pessoas de todas as partes do mundo visitam o Santuário. Além disso, Schoenstatt tornou-se um centro de irradiação da Aliança de Amor com Maria para todo o mundo. Atualmente, existem mais de 200 réplicas do Santuário Original, em torno dos quais cresce o Movimento Apostólico. Membros de mais de 100 países se prepararam durantes os três últimos anos para viver este momento de graça para o Movimento. O jubileu de 100 anos é celebração, ação de graças, por uma história ricamente abençoada. Milhares de membros celebram esta Aliança de Amor com Maria, em Schoenstatt e em várias outras localidades dos cinco continentes do mundo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A essência da espiritualidade do Movimento Apostólico é a Aliança de Amor que os membros selam com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. “Essa Aliança é um meio eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo.”1. A Aliança de Amor com Maria é a forma original com a qual os membros do Movimento de Schoenstatt vivem a sua aliança batismal. Por meio dela, crescem numa profunda fé na providência de Deus e aproveitam as pequenas coisas do dia-a-dia como caminho de santidade. “Nela se expressa e se garante nossa aliança com a Santíssima Trindade. É a ‘fonte de vitalidade e o centro da espiritualidade de Schoenstatt’, o coração de Schoenstatt”2.

O amor a Virgem Maria, expresso nesta Aliança de Amor, transforma-se no meio mais rápido e seguro de viver em contato vivo e permanente com o Deus. Através da Aliança de Amor, os membros do Movimento tornam-se Família. Pois, todos os que selam esta Aliança sentem-se filhos de Maria e irmãos entre si. A Aliança de Amor é, para a Família de Schoenstatt, a essência e o centro de sua vida. Esta realidade foi lembrada pelos representantes da Família de Schoenstatt, na recente Conferência de 2014: “Com grande alegria e gratidão nos renovamos na consciência de que a essência do ser de nossa Família é a Aliança de Amor com Maria. Este ato de fé silenciosa do Pe. Kentenich e de um pequeno grupo de congregados […] segue vivo em nós com toda a sua força original”3.

Assista vídeo da TV Canção Nova e “Conheça a missão de Schoenstatt em Salvador (BA)“: 

Assista vídeo da TV Canção Nova e “Conheça o Santuário de Schoenstatt em Brasília“: 

Assista vídeo da TV Canção Nova “Alemanha se prepara para festejar os 100 anos de Schoenstatt“: 

Assista vídeo da TV Canção Nova e conheça “O Tabor da Evangelização e o Movimento de Schoenstatt em PE“: 

Assista vídeo da TV Canção Nova e conheça “O testemunho dos devotos da Mãe Rainha em Minas Gerais“: 

Assista vídeo da TV Canção Nova com o tema “Começa celebrações do Centenário da Aliança de Schoenstatt“: 

Em todas as partes do mundo, o que move e inspira as ações dos membros de Schoenstatt, a fonte da fecundidade e a forma concreta de viver o seguimento a Cristo, é a profunda fé na realidade da Aliança de Amor com Maria. “Desta Aliança de Amor vivida em profundidade nasce também uma forte consciência de missão; conduz os que a selaram a se converterem em eficazes instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com Ela na renovação religiosa e moral do mundo. Por meio desta Aliança de Amor, Schoenstatt realiza seu compromisso de construir a história em dependência e contato filial, livre e total com Cristo, o Senhor da história, através de Maria, sua Colaboradora permanente”4.

Assim, como Igreja, membros do Movimento Apostólico ou não, somos chamados a nos alegrar e celebrar o jubileu de 100 anos da Aliança de Amor com Maria, Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Esta linda Aliança de Amor é o modo dos membros do Movimento de Schoenstatt viverem as promessas do Batismo. A Aliança de Amor é também o vínculo que os une e a essência do ser da grande Família de Schoenstatt. A vivência da Aliança de Amor em profundidade conduz os membros da Família de Schoenstatt a serem instrumentos de Jesus e de Maria na renovação religiosa e moral do mundo. Parabéns a todos os membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt, àqueles que selaram sua Aliança de Amor com Maria. Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, rogai por nós!

Confira a programação da TV Canção Nova na cobertura dos 100 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt: TV Canção Nova transmite celebrações dos 100 anos de Schoenstatt.

Referências:

3 Idem.

4 Idem.

Comments

comments