Núcleo

Conhecendo a Comunidade Canção Nova

Em primeiro lugar, não se entra para uma comunidade de uma hora para outra; assim como não se casa com uma pessoa da noite para o dia.

É necessário um conhecimento de ambos os lados. Por isso, o primeiro passo é conhecer melhor a Canção Nova e deixar que nós também o(a) conheçamos.

Acreditamos que a Canção Nova não nasceu de um projeto humano, mas sim de uma iniciativa de Deus. Não houve um projeto anterior que nos precedeu e determinou nossa maneira de vida e atividade. Tudo foi se mostrando pouco a pouco através dos acontecimentos: o nosso chamado, nosso modo de vida, nossa missão… Tudo nos foi dado. Isso dá sabor e entusiasmo à nossa vida, ela não é estática, mas participa do dinamismo do Espírito. Somos conduzidos pelo sopro de Deus.

Padre Jonas debruçando-se sobre os nossos documentos e a nossa história, define assim o caminho para os casais: o primeiro núcleo que começou a experiência de vida em comunidade era composto de oito jovens, entre rapazes e moças, Padre Jonas e três religiosas. Com o passar dos anos foram se destacando as características da nossa vida. Elas dizem o que somos. Uma das características é que a Canção Nova é uma Comunidade jovem.

O Núcleo da Comunidade Canção Nova

Uma vida de dedicação integral. É assim que vive um membro consagrado da Canção Nova que fez o seu compromisso no Núcleo da comunidade. No Diretório da Com. Canção Nova (documento interno), traz as principais características do Núcleo:

1. Atuação Missionária: os membros consagrados do Núcleo têm sua atuação missionária e profissional nas Obras Canção Nova e/ou nas entidades parceiras, como a Fundação João Paulo II e demais instituições parceiras. Em qualquer lugar que estejam, empenham-se na evangelização, contribuindo para a propagação do Reino de Deus.
2. Residência: os membros consagrados do Núcleo que são solteiros(as), celibatários(as), seminaristas ou padres, moram em residências comunitárias, seja nas dependências da própria Comunidade ou em moradias próximas umas das outras a fim de favorecer o convívio fraterno. São residências femininas ou masculinas.

 Uma dedicação de vida integral.

3. Forma de sustento: vivemos da Divina Providência que se manifesta de forma muito concreta pela generosidade de muitas pessoas que realizam doações espontâneas, participam em nossos eventos, adquirem produtos de evangelização etc. À luz do Magistério da Igreja, a Comunidade é responsável pela subsistência digna dos membros consagrados que compreenda alimentação, cuidados com a saúde, vestuário e possibilidade de um período de descanso anual.
4. Disponibilidade para remanejamentos: os membros consagrados do Núcleo, nos diversos estados de vida, por força do próprio compromisso missionário assumido com a Comunidade, e em espírito de obediência, colocam-se à disposição para o apostolado em quaisquer situações e lugares. Caso haja impedimentos concretos que possam limitar os remanejamentos, serão avaliados pelo Conselho Geral.
Os membros consagrados do Núcleo são responsáveis pela perpetuação do Carisma Canção Nova, pois o nosso primeiro chamado é o viver em Comunidade e a vivência comunitária é a fonte do Carisma. Mas, a perpetuação deve ser entendida como zelo e continuidade fecunda do Carisma para que ele não se desvie da inspiração original.

Nosso primeiro chamado é viver em comunidade

A Canção Nova é, antes de tudo, uma comunidade-fermento, que leva vida e transformação à sociedade onde está inserida. Uma obra de Deus para os tempos de hoje. A Canção Nova traz, nas suas regras de vida, uma escola de Santidade, formando Homens Novos para o Mundo Novo. Não somos um modelo de vida já perfeito, mas um modelo de vida suado, em luta, dia-a-dia, nesta escola de santidade, para passar do homem velho ao homem novo. Somos formados na oficina da vida.

Homens novos para o Mundo Novo

Um processo que levará a vida inteira para “colocar para fora” e fazer vir à luz o homem novo, a criatura nova à imagem de Jesus Cristo, o Homem Novo. Para gerar e dar à luz uma comunidade renovada, modelo de um novo sistema de sociedade, célula viva de uma humanidade nova, de um mundo novo que há de vir.

Evangelizar é isto: é dar uma vida que se vive!

A Canção Nova é feita para os outros. A sua missão específica é evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe, por meio dos encontros e dos meios de comunicação. É algo da nossa essência e identidade: antes e acima de tudo, cada um de nós é consagrado, o que nos leva a uma vida austera, sóbria e humilde para espalharmos pelo mundo a semente de uma Nova Geração. O Senhor nos projeta nesta realidade de que “uma comunidade só pode florescer se existir para uma finalidade fora de si mesma”.

A nossa finalidade essencial é sermos uma Comunidade de Evangelização para nós e para os outros, tendo como modelo Jesus e Maria. Há outras chaves tão importantes como estas que deixei de registrar aqui, porém, nós as iremos descobrindo, pouco a pouco, à medida em que cada um de nós for se deixando penetrar por esse mistério maravilhoso, o Carisma Canção Nova.