Que feminilidade Deus desejou para as mulheres?

AntonioGuillem/Thinkstock/Getty Images

Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus que ele o criou, criou-os homem e mulher.
(Gn 1, 27)

A mulher é conhecida pela montanha russa hormonal que altera o seu humor e, em alguns casos, por outro lado, também é conhecida por lidar tão bem com tudo em sua volta e ter uma capacidade enorme de entender o que realmente importa na vida. Há casos de mulheres que cometeram loucuras por conta da TPM, pela falta do autoconhecimento.

Também vejo muitas mulheres hoje agindo igual aos homens alegando igualdade. Sem dúvida, a igualdade de status é bíblica. Na Bíblia há dois relatos da criação da humanidade e um que descreve a criação da mulher no Jardim do Éden. No relato descobrimos um casal humano onde cada um tem o seu lugar, contudo estão no mesmo nível de importância: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus que ele o criou, criou-os homem e mulher” (Gn 1, 27). E os dois recebem aqui a Criação para gerenciar.

Homem e mulher, diz a sagrada escritura, foram feitos à imagem de Deus. Contudo, os papéis e estilos são diferentes. Se os homens são árvores, as mulheres são flores. O homem foi criado para cuidar e administrar o planeta, a mulher foi criada para embelezar e equilibrar. Os homens são construtores do mundo, as mulheres são arquitetas da sociedade. O homem é racional, a mulher é intuitiva.

Se o pensamento do homem é mais objetivo, a perspectiva da mulher é global. A mulher se envolve com o problema para resolvê-lo, o homem se distancia dele para solucioná-lo. A mulher lê sinais não verbais, o homem só entende mensagens claras.

O homem tem mais habilidade nas exatas, já a mulher tem habilidade nas humanas. A mulher valoriza o romance, o homem aprecia o sexo. Homens partilham atividades, mulheres compartilham momentos. Se a memória masculina tem mais elementos físicos, a recordação feminina tem mais componentes emocionais.

O homem luta ou foge, a mulher se envolve até resolver. Essa diferença nos mostra coisas fundamentais sobre nós e sobre Deus, porque a humanidade não é criada por Deus como uma realidade egoísta, mas sim comunitária em uma união perfeita como é a união da santíssima trindade. Assim convida ao homem e a mulher a viver a complementaridade de suas naturezas por meio de suas relações.

Nossa humanidade é criada a partir da imagem e semelhança de Deus e não pode existir senão for de forma relacional. Sendo assim, se homem e mulher fossem iguais o casamento, certamente, não seria tão belo, se todos fossem criados dentro da mesma forma o Corpo de Cristo não seria tão belo, mas, Deus é exaltado na diversidade de nossas naturezas em sua complementaridade.

Feminilidade no universo religioso

Quando falamos em feminilidade no universo religioso, logo pensamos em um padrão a ser seguido, mas esse padrão por excelência é a virgem Maria, no mais não existe uma forma estritamente estabelecida pela Escritura na qual todas as mulheres devam se encaixar, mas, posso afirmar que existe uma essência que deve permear a vida de toda mulher cristã, que é a fé e o amor a Cristo.

Portanto, ao falar sobre feminilidade bíblica precisamos ter muito cuidado para não acabarmos criando uma forma inexistente. O que uma mulher precisa para viver de acordo com os padrões de Deus é simplesmente crer no Evangelho e aplicá-lo em sua vida de forma coerente e testemunhal. Esta é a essência da vida cristã, válida para todos aqueles que seguem a Cristo.

Característica

Uma característica fundamental na feminilidade de uma mulher cristã é o se colocar como serva, assim como fez a Virgem Maria que falou ao anjo Gabriel na anunciação, eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa vontade. A Virgem Maria abandonou tudo para se sujeitar à vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade.

O que o Senhor requer de mim enquanto mulher é que eu seja uma serva como foi a Sua Mãe, totalmente sujeita à Sua vontade, pois a minha e a sua identidade feminina não começa no fato de ser mulher, mas no fato de pertencer a Cristo.

Mulheres de várias regiões e nacionalidades, de diferentes sotaques, corpos e estilos, do básico ao esportivo, do minimalista ao clássico; executivas, autônomas, doutoras, mães de primeira viagem, avós, donas de casa em tempo integral, viúvas, solteiras, noivas; nossas histórias e trajetórias são diversas. Mas, somos todas filhas e filhas amadas, convidadas a servir para cuidar das coisas do nosso Pai aqui na terra.

E como cuidar das coisas de Deus aqui na terra? Agora preciso deixar tudo e seguir uma vida monástica? Bom, se você estiver esse chamado sim, mas se você for chamada ao matrimônio, você pode se uma boa mãe e esposa e servir ao teu Senhor, executando bem aquilo que você faz, seja você uma empresária, uma doutora, uma missionária, uma psicóloga, uma professora…

Enfim, o que você precisa é dar a Deus o que de Deus por direito que é o centro da tua vida e daí é claro que você vai ser uma sinal vivo e vivido do Cristoa, por isso não é tanto pelo o que você faz, mas pelo o que você é: Cristã, serva do Cristo.