Todo mundo diz :  “TPM é coisa de mulher…” em tom pejorativo.

Talvez você, assim como eu, já esteja cansada de ouvir falar do tormento que é a TPM na vida de uma mulher. 

 Eu, não só estou cansada como resolvi mudar o foco desta história.  Afinal de contas, na Bíblia (Gn 50,20) aprendemos que é possível tirar um bem maior daquilo que nos acontece.  Nós mulheres precisamos tirar o melhor da TPM e não simplesmente ficarmos escravas daquilo que ela nos oferece de negativo. 

 Já a algum tempo tenho procurado usar a TPM a meu favor.  E você, já pensou nisso?

 Mas para que isso se efetive é preciso perceber que nestes dias “tenebrosos” várias coisas mudam em nós, por exemplo:  nosso jeito de reagir frente aos acontecimentos, nossa maneira de olhar as coisas, algumas facetas do nosso temperamento ficam mais aguçadas ou menos aguçadas, tudo parece errado ou negativo.  Então, pergunte a si mesma:  Como eu fico na TPM???

 Escreva em uma folha de papel o jeito que você fica.  Vou citar alguns exemplos: ficamos “queixo duro” ou “pavio curto”; falamos pouco mas detonamos; pensamos rápido e somos pouco misericordiosas; totalmente desprendida; para algumas situações ficamos sensíveis para outras o oposto; prática, se deixar jogamos tudo fora; nos irritamos facilmente com as coisas e até mesmo pessoas. 

 Escreva tudo o que você lembrar de reação, uma coisa em cada linha.

 … e aí vem o segredo… 

Reze… peça a Deus que lhe dê condições de perceber e usar essas reações a seu favor e em favor daqueles que convivem com você.  Entregue tudo a Deus como se faz em uma confissão e peça a Deus que lhe ajude a abrandar e vencer o que é por demais negativo, conter as reações desproporcionadas e dar-lhe sabedoria para converter o mal em bem.

 A frente de cada uma das reações escreva o que se pode tirar de positivo dessa questão a luz do Espírito Santo e o que precisa ser evitado.  Por exemplo: 

 Se neste tempo ficamos “queixo duro” ou de “pavio curto” devemos afastar destes dias todas as situações explosivas.  Veja as  que possam ser adiadas, evitadas ou mesmo resolvidas fora desta temporada.  Todas as situações e pessoas que precisam de nosso carinho e empenho precisam ser poupadas e também certos assuntos aos quais sabemos que vão nos fazer perder as estribeiras.  Assim você terá condições de se conter e não explodirá, nem vai destratar as pessoas queridas ou que trabalham com você.  Pois, não é o mundo que está ruim mas apenas o seu estado emocional, para não dizer “hormonal”.

 Se ficamos pouco misericordiosas e super ativas, vamos agendar todas as pessoas e situações as quais já demos todas as chances possíveis e imagináveis e que o tempo não permite mais deixar pra depois.  Resolva tudo com atenção e cuidado, sem exagerar nas palavras, pois o seu próprio jeito nesse tempo já é medida suficiente.  Resolver as pendencias antigas e assuntos enrolados nos dará ânimo e ficaremos felizes porque resolvemos e o melhor, sendo apenas mais ativa e coerente com o tempo e o momento.

 Neste tempo, muitas de nós, ficamos desprendidas (não suportamos ver coisa velha ou entulhada a nossa frente) ou mesmo práticas, é uma oportunidade excelente para dar fim em coisas guardadas a anos:  esta é a hora de fazer uma boa faxina em armários, guarda-roupas, escritório, gavetas, etc.  Será tão rápido e fácil que você ficará satisfeita em ver como foi eficiente e tudo ficou ótimo. 

Trabalhando pouco a pouco as situações enumeradas e o nosso temperamento perceberemos que é possível mudar as nossas reações ou mesmo usá-las em favor de diversas situações.  Portanto, se o caso é dar a César o que é de César, passe a dar aos meus hormônios o que eles precisam neste tempo:  gavetas para limpar, coisas práticas, situações que precisavam de solução e tudo o que não precisa de paciência e caridade.

 Junte a de tudo isso uma boa dose de alegria e fé para por fora todo o negativismo, próprio deste tempo. Assim teremos tempos de TPM bem mais agradáveis e produtivos.  Não se vence todas as batalhas de uma só vez, mas tomando consciência, rezando, pedindo ajuda daqueles que nos são mais próximos, certamente conseguiremos êxito em muitas situações e seremos mais felizes na TPM.

8 Comentários

  1. João Melo

    Olá!

    Li o seu texto que esta no canal de formações da Canção Nova e gostei muito! Bom seria se todos valorizassem a Palavra de Deus como o celular!

    Porém, achei interresante lhe informar que, dependendo do modelo do celular, é possí vel ter a Bíblia nele!

    Segue abaixo um link de um site que disponibiliza o download!

    http://www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/rmdp/down.php?id=208

    Na paz!

  2. Oi Adriana, paz!
    Muito bom esse texto sobre a TPM. Me fez ver que posso vive-la de forma diferente, focando o positivo e deixando de lado o negativo.
    Muito obrigada.
    Deus abençoe

  3. Adriana, gostei muito do texto sobre TPM, pode ajudar muitas mulheres, familias e especialmente a minha pessoa. Parabens, voce escreve muito bem, de forma bem clara e nos permite sentir o Amor de Deus. Paz e Bem!

  4. Nayara - Linhares / ES

    Ei Adriana a Paz !

    Adorei o texto a respeito da TPM ..
    Aprendi a viver de uma forma diferente esse período que taanto me atormenta !

    Que Deus abençoe a voçe e toda a familia Cançao Nova que eu tanto amo !
    Paz e Bem !

  5. adrianapereira

    Oi Adriana
    Acabei de ler seu texto sobre a TPM. Quero testemunhar como a Canção Nova me ajudou a controlar minha TPM.
    Eu fica muito transtornada.Acabei meu namoro numa crise de TPM, briguei com minha melhor amiga, sempre fiz coisas absurdas durante a TPM, passava 3 dias chorando direto ou agredindo familia e amigos. Eram 3 dias ou 1 semana avassaladora.
    Só no início desse ano tive consciencia das coisas que fazia durante a TPM e passei a observar melhor e a tentar me conter. Áté que durante a oração no Amor Vencerá, rezavam pela alteração de humor e ali eu descobri o que Deus queria de mim. Ele pediu que entregasse a Ele a TPM. Nunca pensei em rezar por isso, achei que era uma besteria pra falar pra Deus, ou pedir que Ele curasse. Acho que a gente se acostuma a pedir coisas grandes e diante do sofrimento maior de outras pessoas, achamos que o nosso é pequeno demais pra Deus se ocupar. Mas naquele momento entreguei. Entreguei minha tpm, minha alteração de humor, meus hormônios. No dia seguinte comunguei nessa intenção e agora já são 4 meses que não sei o que é tpm.
    Entreguei algo “simples” mas que mudou muito a minha vida.

    Agradeço a Deus não apenas por essa graça, mas pela graça de ser Canção Nova. Sou sócia e através de vocês Deus tem realizado milagres e bênçãos em minha vida.

    Obrigada Senhor! Obrigada Canção Nova!
    Deus abençoe vocês.

    Renata – PE.

  6. Fabíola Alves - Pinhais - PR

    Gostaria de dizer que gostei muito da matéria sobre a TPM, praticamente descreveu como eu fico nesse período, e deu dicas práticas de como usar isso a meu favor. Com certeza isso vai ser muito útil para minha vida e minha família agradece. Chega de dar murro
    em ponta de faca rsrsrs

    Deus Te Abençoe Adriana

  7. arlete de souza

    adriana, que bom e que alívio saber que outras mulheres, também sente isso que eu sinto na tpm,me sinto a última das pessoas, tenho vontade de morrer, fico muito deprimida,tenho vontade de sair e não voltar mais,eu choro muito nesses dias pensei até procurar um médico, pra que me receitasse um calmante, mas depois que li seu texto ví que tem jeito, é só direcionar os meus pensamentos , gestos pra outra direção, obrigaga pela direção que me destes, esse mês vou colocar em prática. amo muito vc desde que fazia manhã viva na rádio, isso tem tempo, que DEUS abençõe essa sua grávidez,espero vc volte a abraçar logo, eu tbém amo abraçar as pessoas(quando não estou de tpm rsss) um abraço, moro em Três coraÇÕES /SUL DE MINAS.

  8. Lívia Léia

    Vou testemunhar o Poder de Deus na minha última crise de TPM:

    Um dia de irritabilidade total. O outro de fossa, uma profunda vontade de chorar e chorar….e, nos braços do meu esposo que ficou perplexo se perguntando: Como pode alguém de esgoelar sem motivo óbvio, só por causa da TPM?…eu, dizia: Jesus veio como homem na Terra e não pode saber como é ter TPM etc.. e buáááá… porém, quando chegou no momento da minha oração antes de dormir..Deus conversou comigo assim: Realmente Jesus se fez homem e teve as aflições de homem, mas na CRUZ Ele levou sobre si TODAS as DORES e enfermidades o que inclui a TPM… Assim, pude ter fé que Deus é Poderoso para me livrar de todo mal da TPM, pois tudo foi consumado na Cruz. Espero ajudar a fé de vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *