Planejamento urbano

downloadSegundo progressões científicas a população irá se concentrar cada vez mais em grandes centros urbanos. O deslocamento com conforto, rapidez e menor concentração de CO2 tem se tornado um questionamento da sociedade atual. A configuração das cidades mais modernas era pensada para o fluxo de carros, mas o maior problema atual é conseguir se deslocar nos veículos, vide a quantidade de espaços nas cidades tanto para trafegar quanto para estacionar.

A mobilidade urbana se torna um desafio a cada dia com o paradigma do automóvel. E ainda enfrentam o planejamento das cidades que não privilegia a locomoção a pé ou de bicicleta.  No final da década de 60 o planejamento visava o trafego de veículos, no entanto o que era uma solução para a época se tornou um problema atual.

Atualmente já pensamos na cidade para a mobilidade das pessoas e não dos automóveis. Para as pessoas que optam pela bicicleta nos seus trajetos cotidianos, a falta de integração da ciclofaixa é uma queixa corriqueira.  E , quando não há ciclofaixa, os ciclistas enfrentam a falta de respeito por parte dos motoristas, o que causa mortes no trânsito.

Um caso de sucesso brasileiro foi o BRT. São ônibus que percorrem faixas exclusivas com energia limpa. O projeto criado em Curitiba foi importado para outros países.

More »

Saúde no Brasil

downloadDiante da grave situação da saúde no Brasil, quase 100 entidades participaram na arrecadação de mais de dois milhões e cem mil assinaturas para dar corpo ao projeto de participação popular Saúde Mais Dez. O projeto propõe significativas mudanças no orçamento da saúde no Brasil. As assinaturas tem a intenção de criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).No entanto, até o momento o Congresso Nacional ainda não reconheceu o esforço dessa participação popular.

O SUS foi criado para resolver o problema da saúde no Brasil conforme previsto na constituição brasileira no ARTIGO 196: Saúde é direito de todos. É dever do estado garantir a saúde por meio de políticas sociais e econômicas. O objetivo é reduzir o risco de doença com acesso universal e igualitário às ações de proteção e recuperação.

More »

Empregabilidade e a chave do Sucesso!

Relações-Públicas-em-ascensão-no-mercado-hora-de-aproveitarEstamos em uma época em que as oportunidades de trabalho têm aumentado e que, atualmente, temos mais possibilidades de emprego do que profissionais qualificados no mercado. Porém, isso não significa que as exigências do empregador em relação à mão de obra capacitada tenham diminuído. Pelo contrário, a tendência é que o nível de qualificação buscado pelos empresários seja cada vez mais alto. Para se destacar nesse cenário é preciso um bom preparo.

Quem pretende andar pela senda profissional e ter sucesso precisa, em primeiro lugar, atitude. Estabelecer um foco e planejar para atingir suas metas. É preciso analisar suas posturas profissionais, principalmente frente aos problemas que aparecem diariamente. Assim como em todas as esferas da vida, a carreira deve ser cuidada e planejada.  A capacitação é primordial. Mas obviamente que o profissional muitas vezes não tem o poder de decisão. Algumas atitudes podem contribuir para chegar ao sucesso. Saber valorizar os seus pontos fortes e ser proativo são algumas delas.

More »

Preconceito Racial

10300244_574267726005573_7925135182184186063_nO preconceito infelizmente faz parte da natureza humana desde os primórdios. Recentemente esse tema tem sido muito discutido nas mídias. Quer seja por desrespeito em campos de futebol, quer seja por cotas, quer seja na luta pelos direitos humanos. Sendo comuns as abordagens policiais e de seguranças de shoppings e supermercados, marcadas por agressões, às vezes com consequências fatais, como tem sido noticiado. Os jovens negros por muitas vezes sofrem racismo que pelo senso comum  que julga a partir de estereótipos de ser marginal, trombadinha, assaltante, etc.

Precisamos dar este testemunho do amor de Deus, rompendo preconceitos, quebrando ideias racistas e sendo solidários com as lutas negras para alcançar os direitos sociais e de cidadania que ainda são negados.

Estudo do IPEA mostra que “Os jovens negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e dos que recebem os salários mais baixos do mercado. São eles as principais vítimas da violência urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais. Eles encabeçam, também, a lista dos desempregados, dos analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que têm maior defasagem escolar.”

More »

Participação Social

webbanner_participação_socialEntende-se por participação social a iniciativas em que as pessoas se tornam parte consciente de um espaço, posicionando-se, juntando se a um grupo para atuar em determinadas causas que dependem de ações práticas no manejo de estruturas sociais de poder. A participação social se entende hoje como uma possibilidade de configuração de novos espaços sociais com a inclusão de novos atores sociais, nos movimentos sociais, nas organizações governamentais e não governamentais, ou com a presença na esfera pública para reclamar situações ou demandar mudanças.

Por vezes são os movimentos sociais que dão forma as teias do tecido social ditando as normas do que a sociedade espera do seu governo ou de seu futuro. Não é mais do que um processo conjunto por meio do qual os cidadãos conseguem mobilizar uma causa com o objetivo de aperfeiçoar o dialogo com o estado.

More »