«

»

amigodoceu

Santa Rita

Santa Rita de Cascia, a Advogada dos Desesperados

A Menina Rita

Ela nasceu em 1381 no vilarejo de Roccaporena, na região de Cascia – que abrasileramos para Cássia – na Úmbria (centro da Itália).

Uma curiosidade

Seu nome mesmo era Margherita, “Rita” era um apelido carinhoso.

Rita e as Abelhas

Quando Antônio e Amata iam trabalhar nos campos, colocavam sua filhinha num cesto de vime e abrigavam-na à sombra das árvores. Um dia, um grande enxame de abelhas brancas a envolveu, parecia impossível que não a ferrassem. Mas aconteceu um milagre: muitas delas entravam em sua boca e aí depositavam mel, sem a ferroar, como se não tivessem ferrões, nenhum gemido da criança para chamar seus pais; ao contrário, dava gritinhos de alegria.

Enquanto isso… Um lavrador que estava próximo feriu-se com uma foice, dando um grande talho na mão direita. Dirigindo-se imediatamente para Cássia, a fim de receber os necessários cuidados médicos, ao passar perto da criança viu as abelhas que zumbiam ao redor de sua cabeça.

Esqueceu de si mesmo e foi socorrer a criança, começou a agitar as mãos para livrá-la do enxame. No mesmo instante, sua mão parou de sangrar e o ferimento se fechou. Gritou de surpresa, o que chamou a atenção de Antônio e Amata que acorreram ao local e viram a menina rindo com mel a escorrer da boquinha.

Se você clicar no desenho de Santa Rita bebê, ele ampliae você pode o  imprimir e  colorir…

Seus pais tinham em casa um pequeno oratório, onde Rita, desde menina rezava o terço com seus pais. Apesar de analfabetos, Amata e Antônio contavam as histórias da vida de Jesus, da Virgem Maria, e dos santos para a menina.

Rita cresceu dócil, respeitosa e obediente para com seus pais. Aos oito anos quis ser religiosa, mas seus pais a fizeram como o costume da época, ao fim da adolescência, casar com o jovem Paulo Fernando.

O Casamento

A gente imagina um casal da idade média tipo princesa e cavaleiro… Mas a coisa não era bem assim: seu esposo era mandão, bebia e andava por aí batendo e até matando os outros. Isso era comum naquela região, muitas mulheres sofriam com maridos assim e nenhuma lei as defendia, mas o pior de todos era o de Santa Rita, parecia impossível ele mudar…

Os anos foram passando e o homem, foi mudando, porque Rita era sempre tão boa e educada, que Paulo Fernando passou a ser respeitoso com a esposa, no fim até a acompanhava à Igreja. As vizinhas vinham sempre contar seus sofrimentos e lhe pedir conselhos, um dia uma perguntou como Rita conseguiu mudar o marido. Ela respondeu: “Lembrai que, desde o momento em que recebemos nossos esposos, lhes devemos amor, obediência e respeito, pois isso significa ser casadas!”

Rita não permitia que, em sua presença, se murmurasse dos defeitos dos outros. Dizia: “Notai que não tem menos culpa a mulher que fala mal de seu marido do que o marido que, com incorreto proceder, dá ensejo à mulher para que fale mal”.

Santa Rita Mãe

Rita e Paulo tiveram dois filhos: João Tiago e Paulo Maria.

O matrimônio durou dezoito anos, até que um antigo inimigo, dos tempos em que Paulo era brigão, o esperou de tocaia e o matou.

Rita perdoou os assassinos, mas seus filhos não. Queriam crescer para vingar a morte do pai, como era o costume naquela região. Com muita dor no coração, a mãe orou: “Senhor prefiro que os leve inocentes que cresçam para perder a alma. O senhor sabe tudo eu confio a salvação da alma de meus filhos a vós.”

Não que ela desejasse a morte de seus filhos, ela tinha esperança que crescessem e perdoassem o assassino, mas confiou o futuro de sues filhos a Deus que sabe tudo. Em pouco tempo eles ficaram doentes e morreram.

Santa Rita quase enlouqueceu de dor, foi muito para ela, abandonou tudo e por um tempo viveu em uma caverna, orando e pedindo forças a Deus. E o Senhor veio em seu socorro…

Irmã Rita

Lembrou-se que, desde a infância aspirava à vida religiosa agostiniana. Mas recebeu um “não” por ter sido casada, parecia impossível ela realizar sua vocação.

Certa noite ouviu alguém a chamar pelo nome: “Rita, Rita”… Ninguém parecia estar ali, e tendo retornado às orações ouviu novamente seu nome ser chamado: “Rita, Rita”. Indo à porta deparou-se com três pessoas, e nelas reconheceu São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino, os quais a convidaram a segui-los. Chegando ao convento de Santa Maria Madalena, onde fora por três vezes recusada, a porta estava evidentemente bem fechada, pois era o momento em que as religiosas dormiam, mas seus três protetores fizeram com que ela inexplicavelmente se visse conduzida ao interior do convento.

Amanheceu, quando as irmãs se reuniram para as obrigações matinais, encontraram Rita rezando na capela, e tendo constatado que a porta não fora arrombada e que não havia sinal algum que explicasse a entrada da viúva por meios humanos, reconheceram assim a vontade de Deus.

E lembra das abelhas brancas que lhe deram mel quando ela era bebê? Um enxame, foi para o mosteiro de Cássia, morar numa das paredes do jardim interno, no mesmo dia que Rita.

Um milagre da Videira

Certa ocasião Rita recebeu da superiora a ordem para regar duas vezes ao dia um galho seco, pela manhã e à tarde quotidianamente, mês após mês, para testar a obediência de Rita. As demais irmãs viam aquilo e davam risadinhas pelos cantos. Parecia impossível um pau ceco reviver…

Mas, uma ano depois, elas se surpreenderam com pequenas folhinhas na videira que começava ali a se desenvolver, e que passou a dar saborosas uvas século após século, até nossos dias. Todos os anos as irmãs desse convento mandam vinho feito com as uvas da parreira de Santa Rita para o Papa.

Santa Rita de Cássia e o Espinho da Coroa de Jesus

A irmã Rita gostava muito de pensar na paixão de Jesus, tinha muita pena de Nosso Senhor ter sofrido tanto para nos salvar: os insultos dos soldados, as ingratidões que sofreu em seu caminho ao Calvário.

Teve uma quaresma, em 1443, em que Santa Rita ouviu um lindo sermão sobre a paixão de Cristo. Ficou tão emocionada que, quando voltou ao convento depois da Missa, diante de uma pintura da Cruz, pediu para sofrer um pouquinho o que Ele sofreu e assim aliviar o sofrimento de Jesus.

Foi aí que aconteceu: da coroa de espinhos da imagem de Jesus, desprendeu-se um espinho, que se cravou na testa da santa, causando-lhe uma dor terrível e nunca mais parou de doer.

Pior, as outras religiosas não podiam suportar o cheiro que saia da ferida, por isso Santa Rita teve que viver sozinha, numa torre do convento.

Só uma vez, por uns dias a ferida desapareceu: foi quando Rita quis ir com as irmãs em peregrinação (iam a pé,acredita?!) de Cássia até Roma, para participar da festa da abertura do Ano Santo, que o Papa anunciou. Mas quanto chegou de novo a casa, o estigma voltou a aparecer e teve que se afastar de novo das outras irmãs.

Viveu assim por 15 anos, até ir para o Céu.

Porque será que alguém pede um sofrimento desse para Jesus e porque Ele, que nos ama tanto permite? Assista o “Amigos do Céu: porque os Santos sofrem” para entender…

E santa Rita?

As Rosas no Inverno

Rita já estava muito velhinha e doente e quis comer um figo maduro e ver uma linda rosa da sua horta, parecia impossível as irmãs lhe trazerem esses presentes, pois nevava lá fora e nada parecia vivo. Mas acostumadas com os milagres de Santa Rita, foram curiosas lá fora pra ver, não deu outra: acharam o figo e a rosa, lindos e perfumados como na primavera. Até hoje é tradicional a Bênção das Rosas, as quais são levadas aos doentes, no dia de Santa Rita.

Quando Rita morreu, os sinos do convento e das Igrejas da cidade de Cascia começaram a tocar sozinhos.

Com a morte de Rita a ferida na testa, antes repugnante e malcheirosa, tornou-se brilhante e limpa, exalando cheiro das rosas que ela gostava.

Que r colorir esse desenho de Santa Rita que eu fiz? É só clicar nele para ampliar e imprimir…

E mais: tem um card com esse desenho e uma frase dos Santos no facebook pra você compartilhar, não esque ce de curtir .

Você também me acha…

. Youtube – Minhas histórias em alta resolução para usar na catequese.

. WEB TV CN – Historinhas rápidas.

. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.

. Tia Adelita no twitter

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2013/02/06/santa-rita/

33 comentários

  1. RITA disse:

    Amei muito bom,
    quero participar desse site.

    1. jose pereira da cruz previatti disse:

      santa rita foi uma santa muinto milagrosa sofreu muito mas allcançou o ceu salve santa rita de cacia

  2. tania maria ferreira trindade gomes disse:

    santa rita de casia, ilumine meu filho iury para que dia 21/02 ele seja absouvindo em uma audiencia, senhora fassa com que sua s oraçõe pnão permita que uma mulher e um homem que não o condene, ele precisa trabalhar senhora minha que deus toque seus corações. amem.

  3. juliana da silva disse:

    aiii fiquei muito emocionada sobre a história da Santa Rita e tenho muito orgulho de ter nascido no mesmo dia que ela bjss Tia Adelina

  4. juliana disse:

    Linda *—-* Te Amo

  5. mariadaconceicao disse:

    Amei muito bom,
    quero participar desse site.

  6. MARIA JOSE MEDEIROS disse:

    DEUS E FIEL.

  7. winefrede rocha lucena disse:

    Dia 22 de maio completo 45 anos de casada, procuro imitar Santa Rita no amor aos filhos e marido. Santa Rita rogai por nos.

  8. Diva disse:

    Linda historia de Amor a Deus pois preferiu entregar seus dois filhos A ele para não perder a alma. Santa Rita jogais por nós.Amém!!!

  9. juliana disse:

    Lindo lindo

  10. Fátima disse:

    Amei, a hisrória de santa Rita linda…. Santa Rita iluminai meu filho Gabriel para que ele se interresse pelos seus estudos e leve a sério intercedei senhora protegei meu filho de 11 anos. Amém, Amém….

  11. Vera Lucia Fernandes disse:

    Amei a didatica usada para colocarmos em nosso coração uma santa tao especial. Obrigada!
    Vera Lucia

  12. maria de fatima pereira disse:

    santa rita de cassia, ilumina o caminha de minha familia, paz saude, q eu cons sair das dividas, q minha mãe seja bem sucedida na cirurg de catarata amem

  13. Sandra disse:

    São muito lindas as mensagens em vídeos, Como faço para adquirir esses vídeos gratuitamente para passar aqui na minha igreja, em que ensinam para criança de 4 a 6 anos ensino religioso, chamados de Pré-Catequese sementinha.

  14. Rita de cássia Alves Lopes disse:

    Minha chará varias vezes já me intercedeu a DEUS, agora te rogo pelo meu filho Hélio Junior, que volte a nossa Igreja, por minha netinha Rita de Cássia e seu irmão Henry que faz aniversário hj no seu dia querida Santa.
    Te invoco como protetora das causas impossiveis.
    Amém!

  15. sonia disse:

    Santa Rita interceda junto a Jesus, saúde para todas as famílias, um emprego para todos os trabalhadores e proteção a todos nós amém, Santa Rita Rogai por nos

  16. eliane souza da silva disse:

    boa dia parabens santa rita de cassia proteja minha familha com sua protecao amei..

  17. angelica oliveira disse:

    amei este tudo deste site…a estoria …os desenhos…as explicações…quero participar e receber outras estorias…

    Deus te abençoe… beijos

  18. dacineide disse:

    muito lido a historia de santa rita de cassia e emocionante!

  19. Melissa disse:

    Minha santa de devoção! Já conhecia sua história… Linda.
    Que Sta. Rita interceda sempre por nós!
    Hoje celebramos seu dia!

  20. geralda viana novaes araujo disse:

    Minha mae nos contou que santa rita sofria com o marido. ele trancava ela dentro de casa,ela tinha que fazer o almoço sem ter água dentro de casa.santa rita Orava e pedia a Deus.Foi ai que surgiu os anjos com um lençol cheio de água,e santa rita coloquava a panelas baldes para que possa encher.Seu marido quando chegava em casa,encontrava a comida feita a casa arumada,ele perguntava para ela quem esteve lá.ela respondia que era Deus.ele não acreditava trancava ela dinovo,ela sempre orava olhando para o céu rogando a Deus que iluminasce o caminho do seu marido e seus filhos.numa noite baterão em sua porta,ela foi atender com o coração doendo, a noticia foi que tinha matado seu marido,eseus filhos que sabia da estoria,queria também fazer o mesmo com os homens que tinha matado seu pae. Santa Rita orou a deus e pedio a deus que levasses seus filhos do que ver eles mata o assasino de seu pae.eles morrerão e santa rita foi mara no covento. por isso eu vejo muitas pessoas indo a igreja fazer suas preçes a ela e eu também pesso a ela que entra na minha casa,na minha vida e de meus filhos também. SANTA RITA DAS CAUSAS IMPOSSIVEIS TEM DE MISERICORDIA DE MIM AMÉM.

  21. luiz miguel da silva teles disse:

    santa rita rogai por nós

  22. monica vasconcelos disse:

    adorei a história de santa Rita ,peço que ela ilumine meus caminhos,afaste todos meus inimigos amém.

  23. IRANI RBEIRO LIMA ALCÂNTARA disse:

    sensaional, impressionante, agente deveria imitar pelo menos Santa Rita de Cássia, todo mudaria, expecialmente para as pessoas casadas

  24. Cristina disse:

    Adorei seus trabalhos…sou Designer Gráfica e adoro esses tipo arte, alem te ser um lindo ensina um pouco sobre a vida de santos e santas..anjos e arcanjos ..etc.
    Esta de parabéns

    1. amigodoceu
      amigodoceu disse:

      obrigada, deixa eu ver os seus trabalhos.

  25. Lívia Pontes Santos disse:

    Todas as vezes que leu o vejo algo sobre Santa Rita de Cássia fico muito emocionada pois me identifico com essa história. é gratificante ver o exemplo dos nossos santos para que possamos lutar sempre e acreditar no amor misericordioso de Jesus.
    Parabéns por este trabalho missionário.

  26. Gil disse:

    Santa Rita, roga pelo casamento. Para que eu me cale no momento certo e me faça uma esposa obediente, apesar do sofrimento vivido. Tenho 4 anos de casada e dois filhos que assistem as discussões. Coloque na minha boca palavras verdadeiras cheias de amor ao dirigir a palavra ao meu esposo, mesmo sabendo que está errado.

  27. armandina bras disse:

    obrigada pela volta do meu marido algos anos agora peço um trabalho para meu filho pela fe que tenho santa rita pede a Deus e vou ser ouvida obrigada amiga

  28. Cicera Alves disse:

    Santa Rita de Cassia ilumine meus filhos e os estudos deles,minha familia e amigos.Peco pla restauracao do meu casamento e meu esposo volte p casa e que ja faz sete meses que ele saiu de casa Santa Rita me ajuda nessa batalha p que ele volte p casa.Amem..

  29. Dária Valéria Alves Corrêa Bastos disse:

    Santa Rita, interceda por mim e pela minha família. Dizem que és a Santa das causas impossíveis e dos desesperados, pois que faças o impossível na minha vida e tire me deste desespero. Conceda um bom emprego urgentemente para meu marido e nos ajude a quitar nossas dívidas e termos o necessário para viver com dignidade e sem dívidas. Tu sabes que é urgente, não tenho mais como viver assim. Socorre me Santa Rita, por favor. Peça Jesus misericórdia de minha família. Amém!

  30. Maria Irene Souza disse:

    minha flilha Maisa ama santa rita ela adora a sua História

  31. Manuela Garcia Dos Santos disse:

    Oi tia Adelita, eu e minha irmã adoramos os vídeos que você posta . Eu sou sua fã você me deu até um autógrafo. Eu amo santa Rita de Cássia beijo manuela 😘😇🤗😆😄😚😙😗💝💘💟💗💕💞💖

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com