Enquanto eu tomava café hoje pela manhã ia zapeando a tv. Uma frase me fez voltar o canal: “Notícia boa não dá ibope”. Era um popular programa matinal, onde a apresentadora entrevistava um casal famoso (desconhecido pra mim) e que recentemente tinham brigado. Pelo jeito a briga deles se difundiu nos sites de fofoca em geral e agora, em rede nacional, eles queriam mostrar pro Brasil que estava tudo bem. Mesmo assim a apresentadora focava no assunto da briga, mostrando imagens e comentários de pessoas nas ruas.

Parafraseando a apresentadora, ela dizia que quando as pessoas ligam o noticiário e vêem tudo bem no trânsito, nenhuma briga, nenhum assalto, nenhum roubo…as pessoas desligam a tv e saem tranquilas, e isso não dá ibope.

Ela se auto-condenou na “cara dura” assim, sorrindo e tomando cafezinho. Esse é o discurso de muitos responsáveis pela informação que chega até nós todos os dias. Isso é uma deformação de mentalidade. Já parou pra prestar atenção como o sangue, assaltos, mortes, assassinatos são o tema de cada vez mais programas? Tem hora que parece que o sangue vai espirrar da tv!

Não que eu ache que devemos viver num “mundo cor de rosa”, mas é preciso questionar o lugar da noticia boa e da noticia ruim dentro de nós.

Lembrei do Pe Léo e a “Boa do Dia”. Todo início de programa ele nos questionava: Qual é a boa do dia? Tinha segunda-feira que era difícil. Era tanta agitação, correria, trabalho que era difícil enxergar algo bom, a boa noticia, a Boa Nova.

É natural no coração humano valorizar a aflição, o medo, a dor…porque novela dá tanto ibope? Separação, briga, traição. Já pensou se num roteiro de novela só existisse casais felizes, familias em harmonia, alegria…logo a novela seria tirada do ar.

E você? Tem dado ibope pra quê no seu coração?

Qual é a boa do dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *