Do Monte das Oliveiras temos a mais privilegiada vista de Jerusalém. Yeurushalaym, em hebreu significa a “Cidade da Paz”,  onde encontramos três religiões – judia, cristã e islâmica -, reivindicada por dois povos e habitada por quinze comunidades. A história da Cidade Santa data de aproximadamente 3.000 anos atrás, quando o Rei Davi fez dela a sua Capital.

Renascida depois de 25 destruições, Jerusalém é eterna. Entre tantos feitos, testemunha a morte e ressurreição de Jesus e a epopéia dos patriarcas Abraão, Isaac e David.

Do alto do Monte das Oliveiras vê-se o Vale do Cedron, onde na época de Cristo era um lugar imundo, com muito lixo e para onde eram mandados os leprosos. Vê-se uma das portas que dá acesso a Jerusalém, a Porta Dourada, que atualmente está lacrada. Segundo a tradição judia, o Messias irá entrar por aquela porta.

Aos pés do Monte das Oliveiras fica um cemitério judeu. Os judeus pagam uma fortuna para serem enterrados naquele local, pois acreditam que quando o Messias chegar, no Juízo Final, serão os primeiros a ressuscitarem.

Oliveiras datadas da época de Jesus

Do Monte das Oliveiras vê-se em destaque, dentro da cidade velha de Jerusalém, o Monte Moriah, segundo o Gêneses onde Deus criou o primeiro homem, e onde Abraão sacrificaria o filho Isaac, não fosse a intervenção de um anjo. Ainda aqui o rei Salomão construiu o Templo de um império que se estenderia do Eufrates ao Egito, em 1043 a.C., e do qual resta só a muralha ocidental, conhecida como Muro das Lamentações. Daqui também podemos ver o Domo da Rocha, com sua enorme cúpula dourada, de onde os islamitas acreditam que Maomé subiu aos céus.

A primeira igreja que visitamos aqui, é a Igreja do Pai Nosso.Como já vimos nos post anteriores, provavelmente o lugar onde Jesus ensinou o Pai Nosso aos discípulos foi na região do Monte das Bem Aventuranças. A Igreja que hoje encontramos no Monte das Oliveiras foi construída sobre uma caverna (preservada até hoje) onde se diz que Jesus rezava com seus discípulos. O atual prédio data do sáculo 19 e no local podemos ler a oração do Pai Nosso em 62 idiomas.

Continuando nosso caminho encontramos  a Capela da Ascensão de Jesus. É uma pequena capela onde está a rocha da ascensão de Jesus com a marca do seu pé cravada na pedra. Não se pode dizer com 100% de certeza que este é o lugar da ascensão, é um local provável e que se parece muito com a descrição bíblica.

Estar no Monte da Oliveiras é tocar no Evangelho em várias passagens e celebrar a fé que depois desta visita se torna ainda mais viva dentro de nós.

Nos próximos post continuarei falando sobre o Monte das Oliveiras, ainda temos muito para ver aqui, como a Igreja Dominus Flevit, a Tumba de Maria (de onde foi assunta aos Céus) e a Igreja da Agonia.

Que tal visitar a Terra Santa ano que vem? Entre em contato com a Obra de Maria e garanta já essa experiência que vai mudar sua espiritualidade.

Por telefone: (012) 3186 2055 ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com

1 comentário

  1. Este lugar é maravilhoso!
    visitar estes lugares sagrados foi muito bom para a minha vida. Já estive duas vezes na Terra Santa em peregrinação com grupos de peregrinos que fizeram opção de ir até lá com a Obra de Maria e Canção Nova.
    Acredito que vou retornar pois é muito bom estar na Terra Santa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *