Sala de Pentecostes e da Instituição da Eucaristia

Estamos quase encerrando nossa peregrinação. Hoje temos no roteiro a Sala de Pentecostes e a Basílica da Dormição de N. Senhora.

A sala do primeiro Pentecostes, onde Maria e os Apóstolos receberam o Espírito Santo era um ponto estratégico para eles naquele tempo. Um lugar seguro onde costumavam se reunir com Jesus para a Ceia e renovar as forças.

Falando em ceia neste mesmo lugar, no andar superior, aconteceu a Última Ceia, o lugar da instituição da Eucaristia. Pensando assim, deixamo-nos conduzir pelo Espírito Santo, presenta viva e muito forte neste lugar, começamos a rezar com a palavra de At,2.

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram  línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles…”

Este mesmo Espírito Santo que nos conduz à Vontade de Deus, à Igreja, à Eucaristia, nos fortalece e nos dá coragem de testemunhar a fé como deu aos discípulos, que deixaram o medo para anunciar Jesus Cristo.

Imagem da Dormição de N. Senhora

Saindo dali encontramos a Basílica da Dormição de N. Senhora. O lugar onde a Virgem adormeceu e de onde foi levada até os pés do Monte das Oliveiras para dali ser assunta ao Céu.

Aqui encontramos uma Igreja linda, como mosaicos belíssimos. Destaco o da Virgem de Pentecostes, que marcou muito nossa peregrinação.

Virgem de Pentecostes

Abaixo do salão central vemos uma imagem da Virgem adormecida, transparecendo a ternura e tranquilidade de que espera a manifestação de Deus, e ao redor vários títulos de Nossa Senhora representados em mosaicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *