Tive a graça este mês, de pregar com meu marido um retiro para noivos e namorados em Sorocaba e me preparando, retomei uma pregação do Monsenhor Jonas Abib que ouvi logo que conheci a Canção Nova, em 1999, “Puros como Sara e Tobias”. A força e a profecia contidas nesta palestra me impressionaram mais uma vez, agora estando casada, essas palavras ganharam um novo “norte” pra mim.

“Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras: Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante essas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; porque somos filhos dos santos, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus”.Tb 8,4-5

Todo o livro de Tobias é fantástico para alimentar a espiritualidade do seu namoro, noivado ou casamento, mas essa frase do fim do capítulo 5 nos remete ao paganismo, à cultura de morte que envolvem a afetividade e sexualidade hoje, especialmente na juventude.

A inversão de valores que encontramos hoje sobre a palavra “virgindade” é impressionante.

Rapazes e moças que tem a graça de ser virgem conservem, façam um compromisso com o Senhor de se conservar virgem até o casamento.

A virgindade é uma graça! Muitos ficam com duvida por causa do que os outros falam, e não sabem se está certo manter-se castos. Parece que quem está certo são os outros, os que se queimaram. Mas vá a um rio, tem mais cascalho do que ouro, parece ouro mas não é. Você quer cascalho ou ouro?

Monsenhor Jonas, ainda menino, queimou o braço e ficou a cicatriz, onde hoje qualquer batidinha faz surgir um novo machucado.Muito rapaz se queimou muito cedo, mas francamente infeliz de quem se queimou tão cedo.O mundo não entende nossos valores! Mas é preciso pelo resto da vida tomar cuidado com aquela cicatriz, pra que pela sensibilidade não sangre novamente.

Eu quero parabenizar quem se manteve virgem, você está certo! Os fracos caíram e contam vantagem…não se deixe fracassar pelo apelo dos fracassados.
Para os rapazes era mais difícil, para as moças mais fácil…hoje para as meninas também é um vexame conservar a virgindade.
Meninas, não se trata de uma pele, uma membrana, física…é sua virgindade, pureza, castidade, que Deus quer que você dê de presente pra seu marido, seus filhos.

As moças se perguntam será que estou certa? Você não é menos do que as que se queimaram, você é mais!

“Porque somos filhos dos santos, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus”.Tb 8,5

Se eu choquei os que perderam a virgindade, perdão, mas é preciso dizer a verdade.Faça um voto ao Senhor de conservar-se virgem até o casamento e dar de presente a seu cônjuge, a seus filhos, família…não queiram se queimar mais. Conservem-se virgens até o casamento. Este é um compromisso para os fortes, os fracos deste mundo não são capazes disto.

O Senhor perdoa e mais ainda o Senhor cura. Por mais dolorosa que sua história tenha sido, o Senhor é capaz de mudar o seu interior e também o seu físico. Tem gente que se envergonha por causa das coisas de que foi vítima, mas “todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se fez novo!

O Senhor tira toda a vergonha, sentimento de culpa, toda acusação, ressentimento, mágoa pela pessoa (s) com quem você se decepcionou.
O Senhor limpa a mente, o pensamento, a fantasia, lembranças dolorosas, o corpo. O Senhor lhes dá a graça da fortaleza para manter-se castos, puros.
Mesmo os que se queimaram precisam ser mais castos, mais firmes, mais puros.
Quando fazemos um voto com Deus a graça vem por consequência!

Deus abençoe sua luta, a vitória é certa!

Retiro de Noivos e Namorados em Sorocaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *